Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloPrática de Big Band
MS107 - C
A disciplina é formada por 2 horas de ensaio e uma de reflexão teórica. A formação de Big Band prevê vagas para 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, guitarra, piano, baixo e bateria.
Participação nos ensaios, show ou gravação do grupo e apresentação de seminário.
DUARTE, Paulo S.; NAVES, Santuza C. (Org.) Do Samba-Canção à Tropicália.
Rio de Janeiro: FAPERJ, 2003.
GONZALES, J. Pablo. Pensar La Mùsica desde América Latina. Buenos Aires: Gourmet Musical, 2021.
MARTINS, José Idefonso; MARTINS, José Pedro Soares. Big Bands Paulistas: História de orquestras de baile do interior de São Paulo. São Paul: Edições SESC-SP, 2017.
MOLINA, Sérgio. Música de Montagem. São Paulo: É Realizações, 2017.
TINÉ. Paulo. "Pr'um Samba": reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro."Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.2, 2019, p.1-21.
ZUCKERKANDL , V. Man the Musician. Trad. Norbert Guterman.
N.Jersey: Princeton University Press, 1976.
Repertório específico aplicado para formações como Big Band; Orquestra Popular; Orquestra de Cordas Dedilhadas; Orquestra de Guitarras Elétricas; Orquestra Típica; Camerata de Cordas Arcadas acompanhada de Seções Rítmico-Harmônica. Reflexão teórica a partir do entorno das músicas e gêneros praticados.
Ensaios seguidos de reflexão teórico-acadêmica a partir de textos selecionados.
A disciplina é formada por 2 horas de ensaio e uma de reflexão teórica. A formação de Big Band prevê vagas para 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, guitarra, piano, baixo e bateria.