Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Prática de Big Band

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - C


Sala 35
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina é formada por 2 horas de ensaio e uma de reflexão teórica. A formação de Big Band prevê vagas para 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, guitarra, piano, baixo e bateria.

Docentes

Paulo José de Siqueira Tiné

Critério de Avaliação

Participação nos ensaios, show ou gravação do grupo e apresentação de seminário.

Bibliografia

DUARTE, Paulo S.; NAVES, Santuza C. (Org.) Do Samba-Canção à Tropicália.

Rio de Janeiro: FAPERJ, 2003.

GONZALES, J. Pablo. Pensar La Mùsica desde América Latina. Buenos Aires: Gourmet Musical, 2021.

MARTINS, José Idefonso; MARTINS, José Pedro Soares. Big Bands Paulistas: História de orquestras de baile do interior de São Paulo. São Paul: Edições SESC-SP, 2017.

MOLINA, Sérgio. Música de Montagem. São Paulo: É Realizações, 2017.

TINÉ. Paulo. "Pr'um Samba": reflexões e criações sobre o arranjo no gênero musical brasileiro."Revista Vórtex, Curitiba, v.7, n.2, 2019, p.1-21.

ZUCKERKANDL , V. Man the Musician. Trad. Norbert Guterman.

N.Jersey: Princeton University Press, 1976.

Conteúdo

Repertório específico aplicado para formações como Big Band; Orquestra Popular; Orquestra de Cordas Dedilhadas; Orquestra de Guitarras Elétricas; Orquestra Típica; Camerata de Cordas Arcadas acompanhada de Seções Rítmico-Harmônica. Reflexão teórica a partir do entorno das músicas e gêneros praticados.

Metodologia

Ensaios seguidos de reflexão teórico-acadêmica a partir de textos selecionados.

Observação

A disciplina é formada por 2 horas de ensaio e uma de reflexão teórica. A formação de Big Band prevê vagas para 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones, guitarra, piano, baixo e bateria.

-->