Turma AV045 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte I - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte I

Subtítulo

História intelectual e questões de visualidade como questões de política de memória

Cód. Disciplina - Turma

AV045 - A


Sala Sala LabMet2 - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV045 - Tópicos Especiais em História, Teoria e Crítica da Arte I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Iara Lís Franco Schiavinatto

Professor convidado

Carlos Lima Junior

Critério de Avaliação

Participação e engajamento nos debates das leituras propostas, e nos debates dos temas discutidos pelos profissionais convidados;  

- Elaboração de um ensaio crítico de 5 a 8 laudas, sobre um dos tópicos tratados ao longo do semestre, e, se possível, relacionado com a projeto de pesquisa em andamento; 

- Apresentação de seminários e nos debates com convidados/as.

Bibliografia

Vide Conteúdo Programático

Conteúdo

Programa 

6 de agosto 

Aula 1: apresentação da disciplina e discussão da avaliação 

 

13 de agosto 

Aula 2: Condição do contemporâneo os arquivos e as imagens do Antropoceno 

 

Leituras

VALIM, Patrícia; AVELAR, Alexandre de Sá; BEVERNAGE, Berber. Negacionismo: história, historiografia e perspectivas de pesquisa. Revista Brasileira de História. Sa2o Paulo, v. 41, n. 87, 2021. 

 

Bonneuil, Christophe & Fressoz, Jean-Baptiste  Acontecimento Antropoceno; a terra, a história e nós. Campinas: ed. UNICAMP, 2023. 

 

MENESES, Patrícia Dalcanale. "Um gosto bem pronunciado pela história natural”: as ventarolas de beija-flor de M.&E. Natté entre ciência e arte. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1–31, 2021. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/172233.

 

20 de agosto

Aula 3 Arquivo em questão  

 

Leituras  

AZOULAY, Ariella. Archive. In Political concepts: a critical lexicon. 2017. Disponível em http://www.politicalconcepts.org/archive-ariella-azoulay/ acesso em 3 de abril de 2024.  

 

BEIGUELMAN, Giselle. Impulso historiográfico. Select 40, primavera, p. 178-191, 2018.  

 

SCHIAVINATTO, Iara Lis. Figurações do passado em ação: acervamentos fotográficos na família Ferrez. Acervo, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 1–33, 2023. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2011.

 

27 de agosto

Aula 4 O processamento das imagens no arquivo do AEL UNICAMP

Leituras

RODRIGUES, Aldair Carlos. Arquivo e memória negra: a documentação do Movimento Negro no Arquivo Edgard Leuenroth/ CEBRAP-AFRO. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), 3 (2), 110-138, 2022. 

 

RABELO, Elson de Assis. A prática fotográfica e as questões étnico-raciais: entre poética, documento e política. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 10, p. 77-92, 2021. Disponível em https://revistas.ufpi.br/index.php/rbhm/article/view/13074 . Acesso em: 3 de abr. 2024.

 

2 a 6 de setembro

Aula 5 Transferência de atividade

ANPUH SP (Unicamp)

 

10 de setembro 

Aula 6 A Pinacoteca do Estado de São Paulo e os desafios da catalogação dos acervos/arquivos    

Convite em negociação

Leitura

HABERSTOCK, Lauren. Participatory description: decolonizing descriptive methodologies in archives. Archival Science, 20, 125-138, 2020. 

 

DUARTE, Marisa Elena & BELARDE-LEWIS, Miranda. Imagining: creating spaces for indigenous ontologies. Cataloging and Classification Quartely, 53, 677-702, 2015. 

 

17 de setembro

 

Aula 7A cultura digital e as formas de extroversão/ difusão dos acervos de museus públicos: o caso Tainacã  

Convite em negociação

 

Leitura

MARTINS, Luciana Conrado; MARTINS, Dalton Lopes. Museologia e Cultura Digital: conexões possíveis. Mouseion: revista do Museu e Arquivo Histórico La Salle. Dossiê Acervos Culturais em Rede. Canoas, n. 42, 2022. 

 

24 de setembro 

 Aula 8 Visita à Exposição Um defeito de cor. Sesc Pinheiros, São Paulo.

Leitura sugerida

GONÇALVES, Ana Maria. Um defeito de cor: romance. Rio de Janeiro: Record, 2022.

 

1 de outubro

Aula 10: Questões curatoriais: presenças/ausências nos projetos museológicos 

 

Leitura 

NACHTERGAEL, Magali. Fictions muséales. In Quelles histoires s´éscrivent dans les musées: récits, contre-récits et fabrique des imaginaires. Paris: MkF, 2023.  

 

LAFONT, Anne. Violências monumentais: é possível desarmar os símbolos? In A arte dos mundos negros: história, teoria e crítica. São Paulo: Bazar do tempo, 2023. 

 

VERGÈS, Françoise. “Prefácio”; “Negro é o modelo, branca é a moldura.” In: Decolonizar o museu. São Paulo: UBU Editora, 2023.  

 

CARNEIRO, Anne. Entrevista com Anne Lafont. In LAFONT, Anne. Uma africana no Louvre. São Paulo: Bazar do tempo, 2022. 

 

Leitura complementar

HOFFMAN, Marie. Le musée à travers le prisme postcolonial: l´altérité en réception. In POULOT, Dominique (org.) L´effet musée: objets, pratiques et cultures. Paris: Éditions de la Sorbonne, 2022. 

8 de outubro 

Aula 11 Reflexões sobre arte e raça nos museus 

 

Convite em negociação

Leitura  

SANTOS, Vivian Braga dos. «L’État brésilien et la valorisation institutionnelle du Noir et de l’art afro-descendant », Marges [En ligne], 33 | 2021, mis en ligne le 02 janvier 2024, URL: http://journals.openedition.org/marges/2674 ; DOI : https://doi.org/10.4000/marges.2674

 

Comunicação de Vivian Braga dos Santos: “Autres Debrets: la circulation des images du Noir du Peintre français dans le Brésil colonial et contemporain”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fUAO0ekwpEo

 

Leitura complementar

PEREIRA, Vinícius; SILVA, Alexandra. Braços nas argolas e sorrisos nos rostos: narrativas museais sobre a escravidão. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 80, p. 33–54, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v1i80p33-54. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/193391.. Acesso em: 9 maio. 2024.

 

15 de outubro 

Aula 12 Curadoria colaborativa e a questão das ausências indígenas nas coleções dos museus de arte 

Convite em negociação

 

 

Leitura

PITTA, Fernanda. A ‘breve história da arte’ e a arte indígena: a gênese de uma noção e sua problemática hoje. September 2021. MODOS Revista de História da Arte 5(3):223-257

 

Entrevista com Fernanda Pitta, projeto Escuta. 30 de março de 2022. 

Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=UW2wL9T6YV8

 

Estudos Decoloniais MAC USP: https://estudosdecoloniais.mac.usp.br/en/pesquisas/

 

Leitura complementar

CURY, Marília Xavier. Política de gestão de coleções: museu universitário, curadoria indígena e processo colaborativo. Revista CPC, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 30esp, p. 165–191, 2020. DOI: 10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp165-191.Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/172076.

 

22 de outubro

Aula 13 O repatriamento de obras de arte e a questão da exposição/ preservação dos mantos tupinambás em museus europeus e no Brasil  

Convite em negociação

 

 

Leitura  

BUONO, Amy. Seu tesouro são penas de pássaro: arte plumária tupinambá e a imagem da América. Figura. Studies on the Classical Tradition, Campinas, v.6, n.2, pp.13-29, 2019. 

 

TUPINAMBÁ, Glicéria. O território sonha. In: CARNEVALLI, Felipe; REGALDO, Fernanda; et. al. (orgs.). Terra: antologia afro-indígena. São Paulo: Ubu Editora, 2023, p. 179-191. 

 

VERGÉS, Françoise. O museu sem objetos. In: 35º Bienal de São Paulo. São Paulo, 1 fev. 2023. Disponível em https://35.bienal.org.br/o-museu-sem-objetos/ 

 

Leitura complementar 

PAIVA, A. S. Reviravoltas Decoloniais do Manto Tupinambá: Três Artistas Mulheres e Seus Trabalhos em Torno do Artefato que Se Tornou Ícone da Identidade Brasileira. Vista, [S. l.], n. 13, p. e024002, 2024. DOI: 10.21814/vista.5484. Disponível em: https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/5484. 

 

TUGNY, Augustin (et al.). Kwá yepé turusú yuiri assobaja tupinambá: essa é a grande volta do manto tupinambá. Coordenado por Juliana Gontijo; traduzido por Yaguarê Yamã Aripunãguá; ilustrado por Gustavo Caboco. São Paulo: Conversas em Gondwana, 2021. Disponível em https://www.yumpu.com/en/document/read/65935132/catalogo-kwa-yepe-turusu-yuiri-assojaba-tupinamba 

 

29 de outubro 

Aula 14 O Museu da Língua Portuguesa e a exposição Nhe´~Porã: memória e transformação 

Convite em negociação

 

Leitura sugerida

Nhe´~Porã: memória e transformação. Catálogo da Exposição. São Paulo: Museu da Língua Portuguesa, 2022. 

Disponível em https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/wp-content/uploads/2024/02/MLP_nhe-e-pora_catalogo_FINAL_PT_07.02.pdf

 

Aulas promovidas pelo Museu da Língua Portuguesa a partir da mostra Nhe´~Porã: memória e transformação. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=dibUUtnJDvo


 

5 de novembro

Aula 15 Museus e políticas de identidades: os debates epistemológicos e os acervos/arquivos coloniais  

 

Leitura sugerida

MONTPETIT, Raymond. Figuration et museographie analogique dans le musées d´histoire. In POULOT, Dominique (org.) L´effet musée: objets, pratiques et cultures. Paris: Éditions de la Sorbonne, 2022. 

 

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da história: a exposição museológica e conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, n. série, vol. 2, p. 9-42, 1994.   

 

Leitura complementar

ROSAS, William Alfonso López. Disputas pela narrativa do Museu Nacional da Colômbia. In FUNARI, Pedro Paulo; VASCONCELLOS, Camilo; CARVALHO, Aline. Museus e Identidades na América Latina. São Paulo: Annablume, 2015. 

 

12 de novembro 

Aula 16 - Museu Histórico Nacional e o projeto exposição-intervenção Brasil Decolonial: outras histórias  

Convite em negociação

 

Leitura sugerida

MAGALHÃES, Aline Montenegro. Da diáspora africana no Museu Histórico Nacional: um estudo sobre as exposições entre 1980 e 2020. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 30, p. 1–29, 2022. DOI: 10.1590/1982-02672022v30d1e39. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anaismp/article/view/195824.

 

CHUVA, Márcia; MAGALHÃES, Aline Montenegro; FONSECA, Brenda Coelho; CASTRO, Fernanda; GRINBERG, Keila; AGUIAR, Leila Bianchi. Sobre sonhos que sonhamos juntos... parte 2. Brasil decolonial: outras histórias. Exporvisões: miradas afetivas sobre museus, patrimônios e afins. 22 de maio de 2022. Disponível em: https://exporvisoes.com/2022/05/27/sobre-sonhos-que-sonhamos-juntos-parte-2-brasil-decolonial-outras-historias/ Acesso em: 3 abr. 2024. 

 

Bate-papo: curadoria da exposição “Brasil decolonial: outras histórias”. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=mBU02rs7mls

 

“Decolonizar: um verbo, uma atitude" - Exposição "Brasil decolonial: outras histórias". Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ZVhQevYSY9Y

 

Por um outro Museu Regional: o caso do Museu Dr. Américo Werneck e a criação de seu arquivo/ montagem da reserva técnica 

Convite em negociação

  

 

Leitura

SILVA, Francislei Lima da. O museu como lugar de visões fantasmáticas. Musas. Revista Brasileira de Museus e Museologia. n. 7, p. 100-111, 2016.

SILVA, Francislei Lima da. Museu Dr. Americo Werneck: um museu com nome de doutor mas que acolhe a todes. Revista Casa D’Italia, Juiz de Fora, Ano 3, n. 22, 2022. 

https://casaditaliajf.com.br/2022/04/18/revista-casaditalia-museu-dr-americo-werneck-um-museu-com-nome-de-doutor-mas-que-acolhe-a-todes/

- Consultar conteúdos da página do Instagram do Museu Dr. Américo Werneck 

 

19 de novembro 

Aula 16 - Apresentação dos Trabalhos 

Metodologia

Nesta abordagem, a vida das imagens pode ser também inquirida a partir das práticas de arquivamento, projetos curatoriais e expográficos ao lado da cultura impressa correntes nestes processos. Esses nexos mobilizados ajudam a enredar e conformar noções de temporalidades, materialidades e espacialidades no presente. 

Centrados em estudos acerca da presença e agência destes nexos e estudos específicos de projetos contemporâneos, encontros procuram propiciar a interlocução com alguns profissionais das áreas da curadoria, dos museus e dos setores de tratamentos de acervos e arquivos, o que possibilitará compreender as práticas e as rotinas que norteiam a construção de projetos curatoriais e as diversas dimensões implicadas (prioritariamente, pesquisa, catalogação, arquivamento, exposição). A disciplina estrutura-se em três eixos que dialogam entre si: 

  • Condições contemporâneas de culturalização das temporalidades;  
  • Arquivo, pesquisa e extroversão dos acervos visuais em museus e arquivos;
  • Questões curatoriais: presenças/ausências nos projetos museológicos; 
  • Museus e políticas de identidades: os debates epistemológicos e os acervos/arquivos coloniais. 

 

Objetivos      

  • discussão conceitual e metodológica das noções de acervamento visual, práticas museológicas e curatoriais e seus nexos, enquanto políticas de memória e elementos de uma história intelectual.

Observação

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