Seminários Avançados II
SubtítuloAnálise Fílmica
DE626 - A
A disciplina terá início em 11/03/2025.
Trabalho final (análise filmica a escolher)
ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989.*
AUMONT Jacques, MARIE Michel. L’Analyse des Films. Paris : Armand Collin, 2008. * em espanhol
AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010. *
AUMONT et all. Estética do filme. Campinas : Papirus, 2007.
BORDWELL David, THOMPSON Kristin. A Arte do Cinema, uma introdução. São Paulo : Edusp, 2013. *
STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006.*
XAVIER Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz na terra, 1977.
AUMONT Jacques. El rostro en el cine. Barcelona: Paidós, 1998.
BALAZS Bela. L’Esprit du Cinéma. Paris : Payot, 1977
EPSTEIN Jean. Ecrits sur le cinéma 1. Paris : Seghers, 1974.
DOANNE Mary Ann. Bigger than life. The Close up and Scale in the Cinema. Durham/London : Duke University Press, 2021.
IAMPOLSKI Mikhail. “Visage-machine, visage-masque”. In Autour de Lev Kulechov. Lausanne : L’Age d’Homme, 1990.
AMIEL Vincent. Esthétique du Montage. Paris : Armand Collin, 2007.*
BELLOUR, Raymond. System of a Fragment (The Birds). In: The analysis of film. Bloomington: Indiana University Press, 2000.
BORDWELL, David (1986). O cinema classico hollywoodiano, normas e princípios narrativos. In RAMOS, Fernão (org). Teoria contemporânea do cinema, vol. II. São Paulo : Senac, 2005.
BURCH Noel. Práxis do Cinema. São Paulo : Perspectiva, 2006.*
METZ, Christian. Problemas de denotação no filme de ficção. In: A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2014
BURCH Noel. “Nana e os dois espaços”. In Praxis do Cinema. São Paulo : Perspectiva, 2006.*
BAZIN, Andre. “Evolução da linguagem cinematográfica”, In O Cinema, Ensaios (1985). São Paulo : Brasiliense, 1991, p.66-81.
MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela, modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo : Ed. Paulus, 2007.
Aulas expositivas de propostas de análises semiológico-estruturalistas, narrativas, sonoras, de gêneros, etc.
Dar conta de questões acerca da análise fílmica, da teoria da imagem e da compreensão do discurso narrativo. Discutiremos formas plásticas e narrativas ao longo da história do cinema, fazendo sempre um percurso cronológico (cinema silencioso, clássico, moderno e contemporâneo).
Para cada aula, será dada uma bibliografia a ser lida antes e um filme a ser visto na íntegra.
Algumas formas a serem analisadas : o close, o campo-contracampo, o fora de campo, o fora de foco, o narrador, o flashback, o discurso musical e sonoro, etc
Aulas expositivas e visionamento de trechos de filmes