Turma DE626 - Seminários Avançados II - Turma A

Nome

Seminários Avançados II

Subtítulo

Análise Fílmica

Cód. Disciplina - Turma

DE626 - A


Sala Ciclo Básico II - PB12 (Prédio da DAC)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE626 - Seminários Avançados II
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina terá início em 11/03/2025.

Docentes

Pedro Maciel Guimarães Júnior

Critério de Avaliação

Trabalho final (análise filmica a escolher)

Bibliografia

ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989.*

AUMONT Jacques, MARIE Michel. L’Analyse des Films. Paris : Armand Collin, 2008. * em espanhol

AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010. *

AUMONT et all. Estética do filme. Campinas : Papirus, 2007.

BORDWELL David, THOMPSON Kristin. A Arte do Cinema, uma introdução. São Paulo : Edusp, 2013. *

STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006.*

XAVIER Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz na terra, 1977.

AUMONT Jacques. El rostro en el cine. Barcelona: Paidós, 1998.

BALAZS Bela. L’Esprit du Cinéma. Paris : Payot, 1977

EPSTEIN Jean. Ecrits sur le cinéma 1. Paris : Seghers, 1974.

DOANNE Mary Ann. Bigger than life. The Close up and Scale in the Cinema. Durham/London : Duke University Press, 2021.

IAMPOLSKI Mikhail. “Visage-machine, visage-masque”. In Autour de Lev Kulechov. Lausanne : L’Age d’Homme, 1990.

AMIEL Vincent. Esthétique du Montage. Paris : Armand Collin, 2007.*

BELLOUR, Raymond. System of a Fragment (The Birds). In: The analysis of film. Bloomington: Indiana University Press, 2000.

BORDWELL, David (1986). O cinema classico hollywoodiano, normas e princípios narrativos. In RAMOS, Fernão (org). Teoria contemporânea do cinema, vol. II. São Paulo : Senac, 2005.

BURCH Noel. Práxis do Cinema. São Paulo : Perspectiva, 2006.*

METZ, Christian. Problemas de denotação no filme de ficção. In: A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 2014

BURCH Noel. “Nana e os dois espaços”. In Praxis do Cinema. São Paulo : Perspectiva, 2006.*

BAZIN, Andre. “Evolução da linguagem cinematográfica”, In O Cinema, Ensaios (1985). São Paulo : Brasiliense, 1991, p.66-81.

MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela, modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo : Ed. Paulus, 2007.

Conteúdo

Aulas expositivas de propostas de análises semiológico-estruturalistas, narrativas, sonoras, de gêneros, etc.

Dar conta de questões acerca da análise fílmica, da teoria da imagem e da compreensão do discurso narrativo. Discutiremos formas plásticas e narrativas ao longo da história do cinema, fazendo sempre um percurso cronológico (cinema silencioso, clássico, moderno e contemporâneo).

Para cada aula, será dada uma bibliografia a ser lida antes e um filme a ser visto na íntegra. 

Algumas formas a serem analisadas : o close, o campo-contracampo, o fora de campo, o fora de foco, o narrador, o flashback, o discurso musical e sonoro, etc

 

Metodologia

Aulas expositivas e visionamento de trechos de filmes

Observação

-->