Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Práticas de Improvisação Idiomática

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - A


Sala Departamento de Música - Sala DM35
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina é formada por 2 horas de prática e uma de reflexão teórica. 

Docentes

Paulo José de Siqueira Tiné

Critério de Avaliação

Participação nas práticas e apresentação de seminário.

Bibliografia

ARNON, Yoram. RHYTHM, SYNTAX, AND RHETORICAL PAUSES IN THE TURKISH TAKSIM. (Dissertação de Mestrado). Istambul: Istambul Technical University/Social Sciences Institute, 2007.  

COSTA, Rogério. O Jogo da Improvisação Livre. São Paulo: Perspectiva, 2016.

CORTES, Almir. Improvisação idiomática em música brasileira: relato da implementação de uma disciplina no ensino superior. Música Popular em Revista, Campinas, ano 6, v. 1, p. 109-141, jan.-jul. 2019.

CROOK, Hal. How To Improvise. Advanced Music, 2015.

DUARTE, Thiago Azevedo; RAMOS, Danilo. Polyrhythm as a Bridge for Group Improvisation in Brazilian Jazz: An Analysis of the Performance of Trio Corrente. IASPMJournal vol.12 no.1(2022), p. 41-68. 

GIVAN, Benjamin. “Rethinking Interaction in Jazz Improvisation”. Music Theory Online. (09/2016). Disponível em: http://mtosmt.org/issues/mto.16.22.3/mto.16.22.3.givan.htm

KUMAR, Kanthimathi; STACKHOUSE, Jean. Classical Music of South India. Stuyvesant, NY: Pendrgon Press, 1987.

SILVA, Rafael Ferreira. “O contexto da improvisação em música popular instrumental sob uma perspectiva sistêmica”. Revista Opus. v.23, n.2, ago. 2017.

VALENTE, Paula. Horizontalidade e verticalidade: os modelos de improvisação de Pixinguinha e K-Ximbinho no choro brasileiro. Per musi (23), Jun 2011.

 

Conteúdo

1. Improvisando em Vamps e estruturas Modais.

2. A prática da ornamentação melódica.

3. Improvisando em estruturas mistas (Vamps híbridos)

4. A prática do Turnaround

5. Praticando a interação: articulação, dinâmica, tamanho de frase e rítmo;

6. Improvisando no Chorus (relação escala acorde/ arpejos sobrepostos)

7. Dinâmicas de improvisação coletiva.

8. Propostas de improvisação direcionada: entre o determinado e o indeterminado.

 

Metodologia

Práticas seguidos de reflexão teórico-acadêmica a partir de textos selecionados.

Observação

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