Turma MS101 - Tópicos Especiais em Composição - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Composição

Subtítulo

Improvisação Contemporânea, Processos Criativos e Cognição Musical

Cód. Disciplina - Turma

MS101 - A


Sala NICS - NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE COMUNICAÇÃO SONORA
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS101 - Tópicos Especiais em Composição
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Neste disciplina são abordadas questões históricas, conceituais, analíticas e práticas sobre a improvisação contemporânea como forma expressiva de criação musical; dialogando com a composição musical, performance, aprendizagem, cognição, estudos da criatividade, análise e tecnologia.

Docentes

Manuel Silveira Falleiros

Critério de Avaliação

Critérios de Avaliação:

1) Presença e participação

2) Desenvolvimento de projeto

3) Criação musical

Bibliografia

Bibliografia básica (demais artigos serão apresentados no decorrer das aulas)


BAILEY, Derek. Improvisation: Is Nature and Practice in Music. New York, 1992.

BORGO, David. Sync or Swarm: Improvising Music in a Complex Age. New York: Continuum,
2007.

FOSS, Lukas. Improvisation versus Composition. The Musical Times, Vol. 103, No. 1436
(Oct., 1962), pp. 684-685. 

KRATUS, John. A Developmental Approach to Teaching Music Improvisation. International
Journal of Music Education n. 26, 1996 (p. 27-38).

LEWIS, George E. Improvised Music after 1950: Afrological and Eurological Perpspectives. Audio
Culture, Readings in Modern Music. New York-London: The continuum International Publishing
Group, 2006, p.272-284.

MAZZOLA, Guerino; PARK, Joomi; THALMANN, Florian. (Ed.). Musical Creativity: Strategies
and Tools in Composition and Improvisation. London and New York: Springer, 2011.

Conteúdo

Contexto e história da Improvisação Contemporânea, autores e artistas fundamentais;

Características da Improvisação como fluxo e conversa, autonomia criativa;

Modelos de Escuta, Risco, Imaginário, Criatividade e Invenção;

Hipermodernismo e estética da sonoridade;

Modelos, propostas e estratégias em Livre Improvisação;

A palavra-conceito como estopim de fluxo e interação criativa;

Endoconceitos e hipóteses cognitivas no processo criativo;

Ferramentas de análise em práticas de música improvisada;

Exercícios práticos selecionados dirigidos, produção de concerto final.

Metodologia

Aulas expositivas, leitura de textos selecionados e discussões orientadas, audição comentada, atividades práticas em improvisação musical.

Observação

Como o curso prevê atividades práticas, é imprescindível tocar algum instrumento musical (tradicionais, digitais, objetos, experimentais, feitos-à-mão, etc.).

-->