Turma AC302 - Tópicos Especiais em Encenação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Encenação

Subtítulo

Entrecruzamentos radicais em processos cenográficos

Cód. Disciplina - Turma

AC302 - A


Sala Ciclo Básico II - PB08 (Prédio da DAC)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC302 - Tópicos Especiais em Encenação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

Início das aulas: 07/03/2025

As salas do PB (Ciclo Básico II) da Unicamp estão localizadas no edifício do Ciclo Básico II, na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. 

Docentes

Erika Velloso Lemos Schwarz

Critério de Avaliação

Participação nos debates a partir da literatura indicada.

Desenvolvimento de projeto artístico/cênico com base nos temas debatidos em sala.

Desenvolvimento de artigo.

Bibliografia

KOTHARI, Anish et al. Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Elefante, 2021.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

______. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

______. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

Rebouças, Renato Bolelli. Cenografia expandida a partir do sul. Por uma perspectiva decolonial da linguagem, prática e estética espaço-visual. In: Revista sala preta,  Vol. 23,   n. 1, 2024, pp. 8-34. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/218251/204105                

Pantouvaki, Sofia. Transmedia Costume as 'Sustainable' Costume? Blending Physical and Virtual Bodily Materialities. In: International Journal of Film and Media Arts, 9(1), 32-46. Disponível em: https://doi.org/10.60543/ijfma.v9i1.9335. 

_________. Fossheim, Ingvill and Suurla, Susanna. Costume and sustainability: From past practice to future strategies for an ecological costume praxis, Peripeti Sustainability, 2022, 19:37, pp. 72–84. Disponível em: https://tidsskrift.dk/peripeti/article/view/135192 .

Schwarz, Erika (org). Figurino em roda: pedagogias, processos, entre outros feitiços. São Paulo: Editora Provisória, 2024. Disponível em: https://www.hostize.com/pt/v/xUQRXLU91Y 

Solón, Pablo (org). Alternativas sistêmicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante, 2019.

Conteúdo

  • Comunidade, colaboração e co-autoria na contemporaneidade
  • Eco-feminismo e ética do cuidado
  • Crise, precariedade e extra-materialismos nas criações no sul global
  • Site-specific e cenografia-paisagem na cena contemporânea
  • Cenografia para multiespécie e design para além do humano

Metodologia

O curso combina abordagens teóricas e práticas, com aulas expositivas, discussões, leituras e atividade prática de criação em coletivo. Os estudantes serão incentivados a desenvolver projeto colaborativo com base nos conceitos discutidos em aula. A etapa prática da disciplina se baseia em abordagem experimental, somática e/ou especulativa na relação entre materiais, corpo e espaço.

 

Observação

-->