Tópicos Especiais em Encenação
SubtítuloEntrecruzamentos radicais em processos cenográficos
AC302 - A
Início das aulas: 07/03/2025
As salas do PB (Ciclo Básico II) da Unicamp estão localizadas no edifício do Ciclo Básico II, na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP.
Participação nos debates a partir da literatura indicada.
Desenvolvimento de projeto artístico/cênico com base nos temas debatidos em sala.
Desenvolvimento de artigo.
KOTHARI, Anish et al. Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Elefante, 2021.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
______. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
______. Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
Rebouças, Renato Bolelli. Cenografia expandida a partir do sul. Por uma perspectiva decolonial da linguagem, prática e estética espaço-visual. In: Revista sala preta, Vol. 23, n. 1, 2024, pp. 8-34. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/218251/204105
Pantouvaki, Sofia. Transmedia Costume as 'Sustainable' Costume? Blending Physical and Virtual Bodily Materialities. In: International Journal of Film and Media Arts, 9(1), 32-46. Disponível em: https://doi.org/10.60543/ijfma.v9i1.9335.
_________. Fossheim, Ingvill and Suurla, Susanna. Costume and sustainability: From past practice to future strategies for an ecological costume praxis, Peripeti Sustainability, 2022, 19:37, pp. 72–84. Disponível em: https://tidsskrift.dk/peripeti/article/view/135192 .
Schwarz, Erika (org). Figurino em roda: pedagogias, processos, entre outros feitiços. São Paulo: Editora Provisória, 2024. Disponível em: https://www.hostize.com/pt/v/xUQRXLU91Y
Solón, Pablo (org). Alternativas sistêmicas: Bem Viver, decrescimento, comuns, ecofeminismo, direitos da Mãe Terra e desglobalização. São Paulo: Elefante, 2019.
O curso combina abordagens teóricas e práticas, com aulas expositivas, discussões, leituras e atividade prática de criação em coletivo. Os estudantes serão incentivados a desenvolver projeto colaborativo com base nos conceitos discutidos em aula. A etapa prática da disciplina se baseia em abordagem experimental, somática e/ou especulativa na relação entre materiais, corpo e espaço.