Tópicos Especiais em Atuação
SubtítuloPensamentos em Fronteiras com o Corpo-em-Arte
AC202 - A
Início: 10 de março de 2025
Participação em aula, assiduidade e entrega de trabalho final.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinicius Nicastro Honesko. Chapecó-SC: Argos, 2010. Inteiro - texto curto
BADIOU, Alain. Em Busca do Real Perdido. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. Texto Curto
BAUMGARTEL, S. A. Mimesis performativa: imediatez em ação ou a ação da mediação? Conceição/Conception , Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 116–150, 2018. DOI: 10.20396/conce.v7i2.8653351. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8653351. Acesso em: 10 mar. 2021.
BUTLER, Judith. Corpos que importam. Os limites discursivos do “sexo”. Trad. Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: N-1 Edições, 2019.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia . vol. 3. São Paulo: editora 34, 1996.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.1. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019. Somente o capítulo 1 - Rizoma
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil Platôs Capitalismo e Esquizofrenia. v.3. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2019. Somente o capítulo Como criar para si um corpo-sem-órgãos e Três novelas…
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon, a lógica da sensação. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2007. somente capítulos 6, 7 e 8
DELEUZE, Gilles. O que é Filosofia?. 3.ed. São Paulo: editora 34, 2010. Somente a partir da página 213 até o fim
FERÁL, Josette. Além dos Limites. Tradução. J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 2015.
RAMOS, Luiz Fernando. Mimesis peformativa: a margem de invenção possível. São Paulo: Annablume, 2015.
ROLNIK, S. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2006. Somente capitulo 16.
Pensar, criticar e teorizar o corpo como potência artística e de criação. Não um corpo inserido em um contexto fixo delimitado e nomeado, quer seja teatro, dança ou performance, mas um corpo como fronteira expressiva que expande e perfura essas bordas, criando poesia cênica e ao mesmo tempo, interseccionando as relações teatro/dança/performance. Essa disciplna buscará produzir um pensamento de/com/para o corpo inserido nessa fronteira de conhecimento paradoxal, sinérgico e relacional. Como seria possível pensar um corpo nem identitário, nem funcionalista, nem utilitário, mas um corpo relacional e em afeto que se produz nos encontos, em constante devir ele/dele mesmo e que gera processos de subjetivação mais potencializados em um enlace étipo, estético e político?
Aulas em formato de debate aberto sobre textos selecionados a partir do campo teórico e conceitual apresentado na bibliografia da disciplina.
Apesar do esforço da Coordenação do PPGADC em evitar a coincidência de horários entre as disciplinas, devido às questões estruturais e aos compromissos dos professores , esta disciplina ocorrerá excepcionalmente no mesmo horário da AC101 - Laboratório de Criação:Modelagens corporais e fluxos dos sentidos- Turma A, ministrada pela Profa. Larissa Turtelli.