Metodologia de Pesquisa em Música
SubtítuloMS129 - A
Início das aulas: 10/03/2025
Participação nas atividades propostas – leituras e discussões – e nos seminários de fim de curso.
ADLER, G. Umfang, Methode und Ziel der Musikwissenschaft. In: Vierteljahrsschrift für Musikwissenschaft - 1, 1895, pp. 5-20.
BARTLEET, Brydie-Leigh; ELLIS, Carolyn (Ed.). Music autoethnographies: Making
Autoethnography Sing / Making Music Personal. Sydney: Australian Academic Press,
2010
BERGERON, Katherine; BOHLMAN, Philip V. (Ed.) Disciplining Music: Musicology and its
Canons. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.
BLOCH, M. Apologia da história: Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002
DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Parma, 1983.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1992.
FREIRE, Vanda Bellard (Org.). Horizontes da Pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.
HASEMAN, B. MANIFESTO PELA PESQUISA PERFORMATIVA. In: Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: ECA-USP, 2015, v.3, n.1, pp. 41-53 (3.1 : 2015 : São Paulo)
MOLINO, J. Analyser: epistemologia / método / reflexão.IN: https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Molino-Analyser_epistemologia_metodo_reflexao.pdf
SEEGER, A. Etnografia da música. cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 237-260, 2008
REILY, Suzel & Patsiaoura, Evanthia, Ethnomusicology. Londres: SAGE Publications, 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781526421036
Serão contempladas diversas dimensões dos processos metodológicos em pesquisa, tanto gerais como mais específico da área de Artes/Música.
Serão contempladas:
uma dimensão mais pragmática, contemplando: formalização, formatação, delimitação e normatização de projetos de pesquisa e textos acadêmicos, acesso e consulta a bases de dados, questões voltadas a ética e boa conduta científicas e acadêmicas (diretrizes preventivas).
conceitos gerais sobre Método e Conhecimento Científicos: Método Geral e suas fases (observação, hipóteses, experimentação, indução), métodos dedutivo e indutivo, tipos de pesquisa (preliminar, teórica, pura, aplicada, documental, de campo, etc...), paradigmas tradicionais (pesquisas quantitativa e qualitativa)
propostas metodológicas mais específicas às humanidades e artes (de maneira a contemplar as especificidades das 3 linhas de pesquisa do PPG-Música): pesquisa-ação, pesquisa performativa, pesquisa-guiada-pela-prática, pesquisa artística, etnografia, etc.
Aulas dialógicas apoiadas em textos lidos previamente
Apresentação e discussão de metodologias empregadas por pesquisadores convidados
Seminários de apresentação de projetos dos alunos, com ênfase no seu escopo metodológico