Turma MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música - Turma A

Nome

Metodologia de Pesquisa em Música

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

MS129 - A


Sala Departamento de Música - Sala DM 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS129 - Metodologia de Pesquisa em Música
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

 

Início das aulas: 10/03/2025 

Docentes

Stéphan Olivier Schaub

Paulo Mugayar Kühl

Adonhiran Bernard de Almeida Reis

Critério de Avaliação

Participação nas atividades propostas – leituras e discussões – e nos seminários de fim de curso.

Bibliografia

ADLER, G. Umfang, Methode und Ziel der Musikwissenschaft. In: Vierteljahrsschrift für Musikwissenschaft - 1, 1895, pp. 5-20.

BARTLEET, Brydie-Leigh; ELLIS, Carolyn (Ed.). Music autoethnographies: Making

Autoethnography Sing / Making Music Personal. Sydney: Australian Academic Press,

2010

BERGERON, Katherine; BOHLMAN, Philip V. (Ed.) Disciplining Music: Musicology and its

Canons. Chicago: The University of Chicago Press, 1992.

 

BLOCH, M. Apologia da história: Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2002

DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Parma, 1983.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1992.

FREIRE, Vanda Bellard (Org.). Horizontes da Pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2010.

 

HASEMAN, B. MANIFESTO PELA PESQUISA PERFORMATIVA. In: Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. São Paulo: ECA-USP, 2015, v.3, n.1, pp. 41-53 (3.1 : 2015 : São Paulo)

MOLINO, J. Analyser: epistemologia / método / reflexão.IN: https://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/Molino-Analyser_epistemologia_metodo_reflexao.pdf

SEEGER, A. Etnografia da música. cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 237-260, 2008

REILY, Suzel & Patsiaoura, Evanthia, Ethnomusicology. Londres: SAGE Publications, 2019. http://dx.doi.org/10.4135/9781526421036

Conteúdo

Serão contempladas diversas dimensões dos processos metodológicos em pesquisa, tanto gerais como mais específico da área de Artes/Música.

Serão contempladas:

uma dimensão mais pragmática, contemplando: formalização, formatação, delimitação e normatização de projetos de pesquisa e textos acadêmicos, acesso e consulta a bases de dados, questões voltadas a ética e boa conduta científicas e acadêmicas (diretrizes preventivas).

conceitos gerais sobre Método e Conhecimento Científicos:  Método Geral e suas fases (observação, hipóteses, experimentação, indução), métodos dedutivo e indutivo, tipos de pesquisa (preliminar, teórica, pura, aplicada, documental, de campo, etc...), paradigmas tradicionais (pesquisas quantitativa e qualitativa)

propostas metodológicas mais específicas às humanidades e artes (de maneira a contemplar as especificidades das 3 linhas de pesquisa do PPG-Música):  pesquisa-ação, pesquisa performativa, pesquisa-guiada-pela-prática, pesquisa artística, etnografia, etc.

Metodologia

Aulas dialógicas apoiadas em textos lidos previamente

Apresentação e discussão de metodologias empregadas por pesquisadores convidados

Seminários de apresentação de projetos dos alunos, com ênfase no seu escopo metodológico

Observação

-->