Laboratório IV
SubtítuloReflexões Acerca do Processo, a poética e prática da linguagem pictórica
AV204 - A
Início das aulas: 11 de março de 2025
Aulas presenciais
Assiduidade, frequência e participação do aluno em sala de aula; Envolvimento nas propostas apresentadas; Apresentação da pesquisa pessoal em forma de seminários individuais, compartilhando com o grupo o tema da pesquisa em desenvolvimento; Avaliação das qualidades expressivas dos trabalhos práticos das produções artísticas individuais realizados durante a disciplina; Entrega de um Artigo Monográfico como relatório final da disciplina, onde o discente deverá relacionar o conteúdo da disciplina e as referências dadas com o seu Projeto de Pesquisa de mestrado ou doutorado.
AMARAL, Aracy. A Efervescência dos Anos 80. BR 80 Pintura Brasil Década 80, Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1992.
BASBAUM, Ricardo (org.) Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rios Ambiciosos, Rio de Janeiro, 2001.
BASBAUM, Ricardo. Pintura dos Anos 80: Algumas Observações Críticas. Gávea n 6, PUC, p. 38-57, Rio de Janeiro, 1988.
CHAIMOVICH, Felipe (org.) 2080. MAM, São Paulo, 2003.
CHIARELLI, Tadeu. Arte Internacional Brasileira. Lemos Editorial, São Paulo, 2001.
CHIARELLI, Tadeu. No calor da hora: dossiê jovens artistas paulistas, década 1980. S/Arte, Belo Horizonte, 2011.
Como vai você geração oitenta? Edição especial Revista Módulo, p. 24-29, Rio de Janeiro, julho de1984.
FABBRINI, Ricardo N. A arte depois das vanguardas. Campinas: UNICAMP, 2002.
FELIX, Zdenek. O retorno dos Gigantes. Museu de Arte Moderna MAM-SP, São Paulo, 2003.
HEARTNEY, Eleanor. Pós-Modernismo. Cosac & Naify, São Paulo, 2002.
LAGNADO, Lisette. O Pescador de palavras. Leonilson: São tantas as verdades, Projeto Leonilson/SESI, São Paulo, 1985.
LUCIE-SMITH, Edward. Os movimentos artísticos a partir de 1945. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MORAES, Frederico (Org.). BR 80 Pintura Brasil Década 80, Instituto Cultural Itaú, São Paulo, 1991.
PONTUAL, Roberto. Explode Geração. Avenir, Rio de Janeiro, 1984.
WOOD, Paul. Modernismo em disputa: a arte desde os anos quarenta. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
A disciplina tem um enfoque conceitual e histórico sobre o tema. Será analisado a presença a pintura como linguagem autêntica no panorama da arte contemporânea brasileira, com um breve panorama retrospectivo e antecedentes significativos da linguagem pictórica no âmbito nacional. Serão abordados os aspetos históricos sobretudo ligados ao foco da pintura produzida no Brasil, do final do século XX e os desdobramentos e suas derivações até a atualidade. A partir de referências, fazer um estudo e balanço do contexto da produção artística contemporânea, também a partir de outras linguagens e diversidade de procedimentos na atualidade.
Será feito um desenvolvimento de pesquisas pessoais em práticas de atelier. Juntamente com a realização de discussões sobre o material produzido pelo grupo apresentados individualmente em forma de seminários. Esta etapa terá acompanhamento e suporte técnico, relacionado aos materiais e procedimentos, de acordo com as experimentações e as poéticas individuais.
Durante todas as aulas serão levantadas discussões e reflexões pertinentes às leituras bibliográficas, focadas no estudo da produção textual sobre de artistas pintores, nacionais e internacionais
Aulas teórico/práticas de modo presencial, conteúdo explanado através de apresentações em Power Point e vídeos, a partir da exibição de obras de artistas. Indicações de leituras dirigidas de textos relacionados aos temas abordados para discussões em aula. Apresentação de seminários individuais dos discentes, relatando ao grupo as pesquisas em desenvolvimento. Produção prática realizada em atelier, de acordo com o progresso das indagações pessoais.