Turma AV037 - Trânsitos entre a Criação, a Crítica e História da Arte - Turma A

Nome

Trânsitos entre a Criação, a Crítica e História da Arte

Subtítulo

uma abordagem científica do fenômeno estético com base na Psicologia Analítica junguiana e sua correlação com modelos holoinformacionais.

Cód. Disciplina - Turma

AV037 - A


Sala Ciclo Básico II - PB02 (Prédio da DAC)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV037 - Trânsitos entre a Criação, a Crítica e História da Arte
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Ementa
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

As salas do PB (Ciclo Básico II) da Unicamp estão localizadas no edifício do Ciclo Básico II, na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. 

Docentes

Filipe Mattos de Salles

Critério de Avaliação

Artigo científico ou trabalho audiovisual sobre o assunto.

Bibliografia

ANDREETA, José Pedro e Maria de Lourdes. Princípios Herméticos com Ciência. São Paulo: Prolibera, 2010

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973

ARNHEIM, Rudolf. Art and Visual Perception. University of California Press, 2004

BOHM, David. Sobre a Criatividade. São Paulo: UNESP, 2011

___________. A totalidade e a ordem implicada. São Paulo: Cultrix, 1998

COUCHOT, E. A natureza da arte: o que as Ciências Cognitivas revelam sobre o prazer estético. São Paulo: Editora UNESP, 2019.

ECO, Umberto. A definição da arte. Rio de Janeiro: Record, 2016

EINSTEIN, Albert. Teoria da Relatividade Especial e Geral. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999

GOLDSTEIN, Rebecca. Incompletude: a prova e o paradoxo de Kurt Goedel. São Paulo: Companhia das Letras, 2008

GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. (trad. Raul de Sá Barbosa). São Paulo: Martins Fontes, 1995

_______________. História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988

HEGEL, Georg W. Friedrich. Estética: "a ideia e o ideal" e "o belo artístico ou o ideal". in: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996

JUNG, Carl Gustav. A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999

_______________. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000

_______________. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1991

_______________(org.). O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 5a. Edição, 1990

_______________. Memórias, Sonhos, Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 7a. Edição, 1985

MAGHERINI, Graziella. El Sindrome de Stendhal. Madrid: Espasa-Calpe, 1990

PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001

PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1999

_______. Íon (Sobre a inspiração poética). Porto Alegre: L&PM Pocket, 2007

PRIBRAM, Karl. Cerebro y Consciencia. Madrid: Ediciones Díaz dos Santos, 1995

SALLES, Filipe. A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna. Curitiba: Appris, 2016

____________. Harmonia Mundi: uma visão integradora da Arte e da Ciência. Salto, Fox Tablet, 2023

SILVEIRA, Nise da. Jung - Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978

TOLSTÓI, Leon. O que é Arte? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016

WILBER, Ken (Org.). O Paradigma Holográfico e outros paradoxos. São Paulo: Cultrix, 1995

ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte - um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 2001

Conteúdo

- Introdução ao panorama das teorias estéticas modernas e sua problemática
- Referências básicas do fenômeno da consciência e sua correlação evidente com o fenômeno estético
- Teoria dos modelos referenciais e dos sistemas: a incompletude de Gödel aplicada à consciência
- Introdução à psicologia analítica de C.G.Jung: a teoria dos Arquétipos e Inconsciente Coletivo
- O modelo holográfico de K.Pribram e D.Bohm
- Arte segundo o modelo arquetípico-holográfico
- Processos criativos e desenvolvimento histórico da arte segundo este modelo referencial
- Análise das manifestações estéticas e artísticas com base neste modelo. Propostas para uma fenomenologia da arte.

Metodologia

Aulas teóricas expositivas com base na lógica da filosofia das ciências e em suas decorrências. O corpus metodológico não se baseia em suposições pré-estabelecidas, oriundas de formulações dogmáticas e/ou incompletas, mas sim na observação empírica dos fenômenos estéticos e a tentativa de formular um modelo sistemático amplo e abrangente que permita o entendimento do fenômeno estético em sua plenitude.

Observação

A disciplina oferece uma abordagem científica acerca do fenômeno artístico e suas implicações, articulando, através do estudo da psicologia analítica, a epistemologia estética com suas correlações no âmbito cronológico da história da arte e seu desenvolvimento no âmbito da cultura na humanidade.

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