Seminários Avançados
SubtítuloCultura sonora e musical: questões interdisciplinares entre as ciências humanas e as musicologias
MS262 - A
Aulas de 06/03/25 a 26/06/25.
1-) Atividade em sala (leituras, discussões, debates, etc.); 2-) Seminário: Realizar um seminário de livre escolha na data determinada; 3-) Trabalho final: Entregar no final do semestre trabalho que relacione os projetos de pesquisa individuais com os temas discutidos no curso. O trabalho deverá ser entregue em formato PDF com capa, título, data, nome do aluno e do orientador até dia combinado na primeira aula pelo email: cmachado@unicamp.br
ANDRADE, Mário de. ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a Música Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1962.
ANDRADE, Mário. Macunaíma. O herói sem nenhum caráter. (Edição crítica de Telê Porto Ancona Lopez). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo: Secretaria da Cultura, Ciência e Tecnologia, 1978.
ADORNO, Theodor W. Introdução à sociologia da música: doze preleções teóricas. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
COOK, Nicholas. "Music as performance" In: CLAYTON, M.; HERBERT, T.; MIDDLETON, R. The cultural study of music: a critical introduction. New York: Routledge, 2003.
BORN, Georgina. "For a relational musicology: music and interdisciplinarity, beyond the practice turn"" In: Journal of the royal Musical Association, Vol. 135, No. 2, 2010, p. 205-243.
DAHLHAUS, Carl. Fundamentos de la historia de la música. Barcelona: Editorial Gedisa, 1997.
MACHADO, Cacá. O enigma do homem célebre: ambição e vocação de Ernesto Nazareth. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2005.
MORAES, José Geraldo Vinci e SALIBA, Elias Thomé. O historiador, o luthier e a música. In História e música no Brasil. São Paulo: Alameda, 2010.
OCHOA, Ana María Gautier.Aurality - listening & knowledge in nineteenth-century colombia. Durham/London, Duke University Press, 2014.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed./Ed. UFRJ, 2001. “Premissas musicais” e parte 1. PP. 19-130.
SEEGER, Anthony, Anthony.: Por que cantam os Kisedje. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
SOUSA, Gilda de Mello e. O tupi e o alaúde: uma interpretação de Macunaíma. São Paulo: Duas Cidades, 1979.
TATIT, Luís. O século da canção. São Paulo: Atelier, 2004.
TRAVASSOS, Elizabeth. “Tradição oral e história” In: Revista de história. FFLCH-USP, No. 157, 2007.Dowload:http://revhistoria.usp.br/images/stories/revistas/157/RH_157_-_Elizabeth_Travassos.pdf
STERNE, Jonathan. The audible past. Durham & London: Duke University Press, 2003.
WISNIK, José Miguel. “Cultura pela culatra”. In: Sem receita. São Paulo Publifolha, 2004. P. 108-120.
WISNIK, José Miguel. “A Gaia Ciência: literatura e música popular no Brasil” in: Sem receita, publifolha, 2004.
Unidade I – Música, cultura e história: um debate atual
AULA 01 – Apresentação do curso
AULA 02 – A música nas musicologias e nas ciências humanas
AULA 03 – O popular e erudito na cultura musical brasileira
Unidade II - Debate sobre projetos
AULA 04 – Debate sobre os projetos de pesquisa dos alunos I
AULA 05 – Debate sobre os projetos de pesquisa dos alunos II
AULA 05 – Debate sobre os projetos de pesquisa dos alunos II
AULA 04 – Debate sobre os projetos de pesquisa dos alunos II
Unidade III - Seminários
AULA 07 – Sound studies I escrevendo História
AULA 08 – Sociologia escrevendo História
AULA 09 – Etnomusicologia escrevendo História
AULA 10 – (Nova) musicologia escrevendo História
AULA 11 – Literatura, língua e canção brasileira escrevendo História
AULA 12 – Sound Studies II escrevendo História
AULA 13 – Mário de Andrade escrevendo estórias e História
AULA 14 – Filosofia escrevendo história
Compreender o papel de relevo da interdisciplinaridade do conhecimento nas análises e interpretações culturais em torno da linguagem musical e do som, como ocorre nas relações da história com a semiótica, linguística, comunicação, sociologia, (etno) musicologia, antropologia, política, economia, língua e literatura. Discutir os diversos aspectos que envolvem a construção cultural da narrativa histórica a partir da eleição de documentos musicais e sonoros específicos (partitura, gravação, letra de música ou performance ao vivo). Identificar as necessidades culturais específicas que a linguagem musical e sonora trazem para a construção de análises e interpretações. Discutir as diferentes tradições interpretativas da linguagem musical e sonora e os limites que as análises monotemáticas trazem à construção da narrativa histórica. Exercitar diferentes abordagens de análise e interpretação de linguagens musicais e sonoras inseridas em contextos socioculturais específicos.