Turma DE628 - Seminários Avançados IV - Turma A

Nome

Seminários Avançados IV

Subtítulo

Métodos de pesquisa em comunicação, estudos da mídia e no audiovisual

Cód. Disciplina - Turma

DE628 - A


Sala Ciclo Básico II - PB11 (Prédio da DAC)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE628 - Seminários Avançados IV
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Início das aulas: 11 de março de 2025.

As salas do PB (Ciclo Básico II) da Unicamp estão localizadas no edifício do Ciclo Básico II, na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP. 

Docentes

Denise Carvalho dos Santos Rodrigues

Critério de Avaliação

Avaliação contínua por meio de atividades individuais e/ou em grupo, e apresentação de trabalho final ao fim do curso

Bibliografia

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3ªed. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, 2002.

BAUER, M. W. & GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.

BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Análise crítica de filmes. In: A arte do cinema: uma introdução. Tradução: Roberta Gregoli. Campinas, Editora da Unicamp, São Paulo, SP.

CARRERA, Fernanda. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, v. 24, 2021.

CERVO A.L. & BERVIAN, P.A. Metodologia científica. 5a.ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

DENCKER, Ada de Freitas & VIÁ, Sarah Chucid da. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001

CHAARAUDEAU, Patrick. Para uma Nova Análise do Discurso. In: CARNEIRO, Agostinho Dias (org.) o discurso da mídia. Rio, oficina do Autor, 1996.

DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina. Usos & abusos da história oral. 5ª.ed.Rio de Janeiro: FGV,2002.

FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Sandra Netz. Porto Alegre: Bookman, 2004.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ªed. São Paulo: Atlas, 1994.

HINE, Christine. A internet 3E: uma internet incorporada, corporificada e cotidiana. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), São Paulo, Brasil, v. 29, n. 2, p. e181370, 2020. 

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem, Lisboa: Ed. 70, 2007.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.

LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação – formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1997.

MARTÍN-BARBERO, J. M. Ofício de cartógrafo: travessias latino americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Fundo de Cultura Econômica. 2002.

ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.

PASSOS, E; BARROS, R. B.. 2014. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L de (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina

PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes: conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, Abril de 2009.

PEREIRA, Júlio César R. Análise de dados qualitativos ? estratégias metodológicas. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1999.

RIBEIRO, Daniel Melo. Contramapeamento indígena: aproximações entre a cartografia crítica e o decolonialismo. Logos, [S. l.], v. 27, n. 3, 2021.

SÁ, Celso Ferreira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. S.Paulo, Cortez/Autores associados,1988.

TUFTE, Thomas. Questões a serem estudadas em estudos etnográficos de mídia: mediação e hibridização cultural na vida cotidiana. In: LOPES, Maria Immacolata V.(org.) Temas contemporâneos em comunicação. São Paulo: Edicon/Intercom, 1997.

VENTURA, J.; RODARTE, L. A Cartografia sensível na comunicação: apontamentos metodológicos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, 2024.

 

 

Conteúdo

A construção do objeto e do problema de pesquisa. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Análise de conteúdo. A roleta interseccional nos estudos de comunicação. Análise do Discurso. Elementos sobre a pesquisa qualitativa. O método da pesquisa-ação. Notas metodológicas sobre análise crítica do audiovisual. A Teoria Ator-Rede como ferramenta metodológica. Etnografia digital. A cartografia nos estudos de comunicação. Perspectivas indígenas, decoloniais e sensíveis sobre a cartografia. Os estudos de comunicação, da mídia e do audiovisual e a produção de sentido.

Metodologia

Aulas expositivas e/ou palestras, aulas invertidas (flipped classsroom), discussão em grupo, realização de avaliação contínua por meio de atividades individuais e/ou em grupo, análises de áudios e/ou imagens e/ou produtos audiovisuais.

Observação

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