Seminários Avançados IV
SubtítuloMétodos de pesquisa em comunicação, estudos da mídia e no audiovisual
DE628 - A
Início das aulas: 11 de março de 2025.
As salas do PB (Ciclo Básico II) da Unicamp estão localizadas no edifício do Ciclo Básico II, na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 800, no Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP.
Avaliação contínua por meio de atividades individuais e/ou em grupo, e apresentação de trabalho final ao fim do curso
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. 3ªed. São Paulo: Humanitas FFLCH/USP, 2002.
BAUER, M. W. & GASKELL, George (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2002.
BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Análise crítica de filmes. In: A arte do cinema: uma introdução. Tradução: Roberta Gregoli. Campinas, Editora da Unicamp, São Paulo, SP.
CARRERA, Fernanda. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, v. 24, 2021.
CERVO A.L. & BERVIAN, P.A. Metodologia científica. 5a.ed. São Paulo: Makron Books, 2002.
DENCKER, Ada de Freitas & VIÁ, Sarah Chucid da. Pesquisa empírica em ciências humanas (com ênfase em comunicação). São Paulo: Futura, 2001
CHAARAUDEAU, Patrick. Para uma Nova Análise do Discurso. In: CARNEIRO, Agostinho Dias (org.) o discurso da mídia. Rio, oficina do Autor, 1996.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaina. Usos & abusos da história oral. 5ª.ed.Rio de Janeiro: FGV,2002.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Sandra Netz. Porto Alegre: Bookman, 2004.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4ªed. São Paulo: Atlas, 1994.
HINE, Christine. A internet 3E: uma internet incorporada, corporificada e cotidiana. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), São Paulo, Brasil, v. 29, n. 2, p. e181370, 2020.
JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem, Lisboa: Ed. 70, 2007.
LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à Teoria do Ator-Rede. Salvador: EDUFBA, 2012.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo de. Pesquisa em comunicação – formulação de um modelo metodológico. São Paulo: Loyola, 1990.
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes, 1997.
MARTÍN-BARBERO, J. M. Ofício de cartógrafo: travessias latino americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Fundo de Cultura Econômica. 2002.
ORLANDI, Eni P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2001.
PASSOS, E; BARROS, R. B.. 2014. A cartografia como método de pesquisa-intervenção. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCÓSSIA, L de (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina
PENAFRIA, Manuela. Análise de filmes: conceitos e metodologia(s). VI Congresso SOPCOM, Abril de 2009.
PEREIRA, Júlio César R. Análise de dados qualitativos ? estratégias metodológicas. São Paulo: Edusp/Fapesp, 1999.
RIBEIRO, Daniel Melo. Contramapeamento indígena: aproximações entre a cartografia crítica e o decolonialismo. Logos, [S. l.], v. 27, n. 3, 2021.
SÁ, Celso Ferreira de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.
SODRÉ, Muniz. A ciência do comum: notas para o método comunicacional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. S.Paulo, Cortez/Autores associados,1988.
TUFTE, Thomas. Questões a serem estudadas em estudos etnográficos de mídia: mediação e hibridização cultural na vida cotidiana. In: LOPES, Maria Immacolata V.(org.) Temas contemporâneos em comunicação. São Paulo: Edicon/Intercom, 1997.
VENTURA, J.; RODARTE, L. A Cartografia sensível na comunicação: apontamentos metodológicos. Questões Transversais, São Leopoldo, Brasil, 2024.
A construção do objeto e do problema de pesquisa. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Análise de conteúdo. A roleta interseccional nos estudos de comunicação. Análise do Discurso. Elementos sobre a pesquisa qualitativa. O método da pesquisa-ação. Notas metodológicas sobre análise crítica do audiovisual. A Teoria Ator-Rede como ferramenta metodológica. Etnografia digital. A cartografia nos estudos de comunicação. Perspectivas indígenas, decoloniais e sensíveis sobre a cartografia. Os estudos de comunicação, da mídia e do audiovisual e a produção de sentido.
Aulas expositivas e/ou palestras, aulas invertidas (flipped classsroom), discussão em grupo, realização de avaliação contínua por meio de atividades individuais e/ou em grupo, análises de áudios e/ou imagens e/ou produtos audiovisuais.