Turma DE629 - Seminários Avançados V - Turma C

Nome

Seminários Avançados V

Subtítulo

Imagens Brutais

Cód. Disciplina - Turma

DE629 - C


Sala a definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome DE629 - Seminários Avançados V
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

ATENÇÃO: Oferecimento de disciplina Cancelado. Poderá ser ofertada como no período de férias de inverno 2025.

Docentes

Michelle Cunha Sales

Critério de Avaliação

Cada discente deverá apresentar uma resenha de um texto escolhido da bibliografia de referência trabalhada e participar do ciclo de seminários.

Cada seminário deverá contemplar a discussão dos conceitos trabalhados em sala de aula, relacionando-os a um filme escolhido pelo discente. 

Bibliografia

Conteúdo

Através da análise e discussão de imagens e filmes realizados por artistas racializados ao redor do mundo propomos, neste curso, pensar a crise da representação e seus desdobramentos contemporâneos num contexto social atravessado por aquilo que Achille Mbembe nomeou de a combustão do mundo.  Serão trabalhados os seguintes conceitos:

Imagem e políticas de representação; Imagem e a crise da Representação; do eurocentrismo ao policentrismo; o mito do Ocidente; o legado do colonialismo; Raça e racismo; Terceiro Mundo; Sul Global; Desconstrução do olhar / Descolonização do olhar; O feminismo e a imagem; Imagem e Sexismo;  Imagem e processos de subjetivação; Imagem e Auto-apresentação; Imagem e Auto-etnografias; Imagem e Autobiografias. Antropoceno, Capitaloceno; Imagem e gentrificação, legado colonial e a produção das desigualdades estruturais. 

 

 

Metodologia

A disciplina será dividida em tópicos. Em cada tópico, teremos além da aula expositiva e visionamente de trechos de filmes, um ciclo de seminários. 

Para cada tópico, um seminário será realizado por um discente. Portanto, cada tópico será desenvolvido também pelos discentes. 

Tópico 1.

A negritude não é a única promessa. Imagem e a falência da representação. Exposição e discussão da obra da artista visual afro-brasileira Castiel Vitorino Brasileiro. 

Textos para discussão:

Brasileiro, Castiel V. Quando o sol aqui não mais brilhar: a falência da negritude. São Paulo: n- 1 Edições, Edições Hedra, 2022.

Zandomenico, Yasmin. Modos de descolonizar: o trauma é brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro. RCL, Revista de Comunicação e Linguagens. Journal of Communication and Languages, nº 54, 2021

MOTEN, Fred; HARNEY, Stefano. Pretitude e governança. In: RIBEIRO, Felipe (Org.). Atos de fala. Rio de Janeiro: Telemar, 2016.

 

Filmes: 

A cambonagem e o incêndio inevitável, Castiel Vitorino Brasileiro, 2021

https://www.youtube.com/watch?v=l42EN0_WibQ&t=869s

 

Julite, Castiel Vitorino Brasileiro, 2020

https://www.youtube.com/watch?v=p6Fx9dtThd8


 

Tópico 2

Redistribuição da violência no mundo racializado e a plantação cognitiva no campo das artes. Exposição e discussão da obra da artistas  afro-brasileiras  Grace Passô, Musa Michelle Matiuzzi, Ana Pi, Aline Motta, Safira Moreira, Yasmin Thainá. 

Este tópico pretende avançar o olhar para a produção audiovisual das mulheres negras no contexto cultural do Brasil e de Portugal, a fim de possibilitar o aprofundamento de questões ligadas ao racismo e também à discussão de gênero a partir das premissas da teoria feminista interseccional. Acompanhado pela dinâmica global,  recentemente o campo cultural em Portugal viu-se confrontado pelo surgimento de políticas de reparação, pelo enfrentamento de práticas eurocêntricas e racistas ainda tão presentes na academia portuguesa, bem como a emergência de uma geração de artistas portugueses afrodescendentes já consolidadas e que põem em causa a memória, o trauma e o legado colonial.

Filmes:

República, Grace Passo, 2020

https://vimeo.com/423769303

 

Textos para discussão: 

Gadelha, José Juliano. Cosmosensoriologia : rotas para uma metodologia fugitiva em artes. Vazantes, volume 02, número 02, 2023. 

Mombaça. Jota. The cognitive plantation. Masp, Afterall, 2020. 

Disponível em: https://assets.masp.org.br/uploads/temp/temp-ozOTDILJLWY5KnnUjBJO.pdf 

Mombaça. Jota. Atravessar a grande noite sem acender a luz. São Paulo: Centro Cultural de São Paulo, 2021. Disponível em http://www.centrocultural.sp.gov.br/jota-mombaca, acesso em 

28 de abril de 2022. 

 

Tópico 3

Exposição e discussão da obra do realizador afro-americano Jordan Peele . Utilizaremos também trechos de filmes do movimento Blaxploitation

Textos para discussão: 

Fred moten

https://casadopovo.org.br/en/materia-critica-para-massa-critica/

Hall, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

hooks, bell. Cinema vivido. Raça, classe e sexo nas telas. São Paulo: Elefante, 2023. 

 

Tópico 5

Brutalismo, Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos; Cinema indígena ; Isael e Sueli Maxakali; 

Video nas Aldeias; Rede Katahirine: Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas
 

Tópico 6

Narrativas de ficção especulativa afrocentradas; reflexão sobre o Afrofuturismo, movimento cultural amplo e abrangente que engloba música, quadrinhos, cinema, moda, artes plásticas e literatura.  Apresentar uma visão afrocentrada.  Propor pensar o afrofuturismo como a junção entre narrativas, as obras de ficção especulativa e a autoria e perspectivas negras. Juntando as duas coisas você tem o afrofuturismo.

Discussão sobre a obra de Tabita Rezaire

 

Observação

ATENÇÃO: Oferecimento de disciplina Cancelado. Poderá ser ofertada como no período de férias de inverno 2025.

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