Seminários Avançados V
SubtítuloImagens Brutais
DE629 - C
ATENÇÃO: Oferecimento de disciplina Cancelado. Poderá ser ofertada como no período de férias de inverno 2025.
Cada discente deverá apresentar uma resenha de um texto escolhido da bibliografia de referência trabalhada e participar do ciclo de seminários.
Cada seminário deverá contemplar a discussão dos conceitos trabalhados em sala de aula, relacionando-os a um filme escolhido pelo discente.
Através da análise e discussão de imagens e filmes realizados por artistas racializados ao redor do mundo propomos, neste curso, pensar a crise da representação e seus desdobramentos contemporâneos num contexto social atravessado por aquilo que Achille Mbembe nomeou de a combustão do mundo. Serão trabalhados os seguintes conceitos:
Imagem e políticas de representação; Imagem e a crise da Representação; do eurocentrismo ao policentrismo; o mito do Ocidente; o legado do colonialismo; Raça e racismo; Terceiro Mundo; Sul Global; Desconstrução do olhar / Descolonização do olhar; O feminismo e a imagem; Imagem e Sexismo; Imagem e processos de subjetivação; Imagem e Auto-apresentação; Imagem e Auto-etnografias; Imagem e Autobiografias. Antropoceno, Capitaloceno; Imagem e gentrificação, legado colonial e a produção das desigualdades estruturais.
A disciplina será dividida em tópicos. Em cada tópico, teremos além da aula expositiva e visionamente de trechos de filmes, um ciclo de seminários.
Para cada tópico, um seminário será realizado por um discente. Portanto, cada tópico será desenvolvido também pelos discentes.
Tópico 1.
A negritude não é a única promessa. Imagem e a falência da representação. Exposição e discussão da obra da artista visual afro-brasileira Castiel Vitorino Brasileiro.
Textos para discussão:
Brasileiro, Castiel V. Quando o sol aqui não mais brilhar: a falência da negritude. São Paulo: n- 1 Edições, Edições Hedra, 2022.
Zandomenico, Yasmin. Modos de descolonizar: o trauma é brasileiro, de Castiel Vitorino Brasileiro. RCL, Revista de Comunicação e Linguagens. Journal of Communication and Languages, nº 54, 2021
MOTEN, Fred; HARNEY, Stefano. Pretitude e governança. In: RIBEIRO, Felipe (Org.). Atos de fala. Rio de Janeiro: Telemar, 2016.
Filmes:
A cambonagem e o incêndio inevitável, Castiel Vitorino Brasileiro, 2021
https://www.youtube.com/watch?v=l42EN0_WibQ&t=869s
Julite, Castiel Vitorino Brasileiro, 2020
https://www.youtube.com/watch?v=p6Fx9dtThd8
Tópico 2
Redistribuição da violência no mundo racializado e a plantação cognitiva no campo das artes. Exposição e discussão da obra da artistas afro-brasileiras Grace Passô, Musa Michelle Matiuzzi, Ana Pi, Aline Motta, Safira Moreira, Yasmin Thainá.
Este tópico pretende avançar o olhar para a produção audiovisual das mulheres negras no contexto cultural do Brasil e de Portugal, a fim de possibilitar o aprofundamento de questões ligadas ao racismo e também à discussão de gênero a partir das premissas da teoria feminista interseccional. Acompanhado pela dinâmica global, recentemente o campo cultural em Portugal viu-se confrontado pelo surgimento de políticas de reparação, pelo enfrentamento de práticas eurocêntricas e racistas ainda tão presentes na academia portuguesa, bem como a emergência de uma geração de artistas portugueses afrodescendentes já consolidadas e que põem em causa a memória, o trauma e o legado colonial.
Filmes:
República, Grace Passo, 2020
https://vimeo.com/423769303
Textos para discussão:
Gadelha, José Juliano. Cosmosensoriologia : rotas para uma metodologia fugitiva em artes. Vazantes, volume 02, número 02, 2023.
Mombaça. Jota. The cognitive plantation. Masp, Afterall, 2020.
Disponível em: https://assets.masp.org.br/uploads/temp/temp-ozOTDILJLWY5KnnUjBJO.pdf
Mombaça. Jota. Atravessar a grande noite sem acender a luz. São Paulo: Centro Cultural de São Paulo, 2021. Disponível em http://www.centrocultural.sp.gov.br/jota-mombaca, acesso em
28 de abril de 2022.
Tópico 3
Exposição e discussão da obra do realizador afro-americano Jordan Peele . Utilizaremos também trechos de filmes do movimento Blaxploitation
Textos para discussão:
Fred moten
https://casadopovo.org.br/en/materia-critica-para-massa-critica/
Hall, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.
hooks, bell. Cinema vivido. Raça, classe e sexo nas telas. São Paulo: Elefante, 2023.
Tópico 5
Brutalismo, Cinemas Pós-Coloniais e Periféricos; Cinema indígena ; Isael e Sueli Maxakali;
Video nas Aldeias; Rede Katahirine: Rede Audiovisual das Mulheres Indígenas
Tópico 6
Narrativas de ficção especulativa afrocentradas; reflexão sobre o Afrofuturismo, movimento cultural amplo e abrangente que engloba música, quadrinhos, cinema, moda, artes plásticas e literatura. Apresentar uma visão afrocentrada. Propor pensar o afrofuturismo como a junção entre narrativas, as obras de ficção especulativa e a autoria e perspectivas negras. Juntando as duas coisas você tem o afrofuturismo.
Discussão sobre a obra de Tabita Rezaire
ATENÇÃO: Oferecimento de disciplina Cancelado. Poderá ser ofertada como no período de férias de inverno 2025.