Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloLaboratório de Práticas Interpretativas Históricas
MS107 - C
Oferecimento de Disciplina CANCELADO.
Frequência, participação em aula, contribuição nos debates e apresentação musical.
BACH, Carl Philipp Emanuel. Ensaio sobre a maneira correta de tocar teclado. Campinas: Ed. Unicamp, 2009.
BUELOW, George J. Thorough-Bass Accompaniment according to Johann David Heinichen. (Revised Edition). Ann Arbor: UMI Research Press, 1986.
BUTT, John. Playing with History: the historical approach to musical performance. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
COOK, Nicholas. Beyonde the score: music as performance. Oxford: Oxford University Press, 2013.
CYPESS, Rebecca; GOMEZ, Estelí; LANSANG, Rachael (Ed.). Historical Performance and New Music: aesthetichs and practices. London e New York: Routledge, 2024.
DORIGATTI, Roberto. O bom gosto na execução musical em "Ensaio sobre como tocar a flauta transversal" (1752), de Johann Joachim Quantz. USP: mestrado, 2019. Disponível em https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27122019-164108/pt-br.php
HARNONCOURT, Nikolaus. O discurso dos sons: caminhos para um nova compreensão musical. Tradução de Marcelo Fagerlande. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
HELD, Marcus. Francesco Geminiani (1687-1762): comentários e tradução da obra teórica completa. USP: mestrado, 2017. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-27092017-101128/pt-br.php
__________. O caminho para a emulação: Francesco Geminiani e a consolidação do estilo inglês no século XVIII (1714-1762). USP: doutorado, 2021. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-13072022-153129/en.php
KENYON, Nicholas (Ed.). Authenticity and Early Music: a symposium. Oxford: Oxford University Press, 1991.
KUIJKEN, Barthold. The notation is not the music: reflections on Early Music practice and performance. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 2013.
LUCAS, Mônica; PASCHOAL, Stefano. Lugares-comuns e decoro interno na invenção melódica segundo Johann Mattheson (1739). In: Revista Opus, v.27 n. 3, p. 1-32. Disponível em : https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2021c2720/pdf
__________. A Treatise on the Fundamental Principles of Violin Playing. Oxford: Oxford University Press, 1985.
MUFFAT, Georg. Georg Muffat on Performance Practice: The Texts from Florilegium Primum, Florilegium Secundum, and Auserlesene Instrumentalmusik―A New Translation with Commentary. Indiana University Press, 2001
__________. Florilegium Primum (1695). Augsburg: Koppmayr, 1695.
__________. Florilegium Secundum (1698). Passau: Georgij Adami Höller, 1698.
RITCHIE, Stanley. Before the chinrest: a violinist's guide to the mysteries of pre-chinrest technique and style. Bloomington e Indianapolis: Indiana University Press, 2012.
QUANTZ, Johann Joachim. Versuch einer Anweisug die Flöte Traversiere zu spielen. Berlin: Voss, 1752.
__________. On Playing the flute: London: Faber and Faber, 2001.
Pressupostos teóricas da performance musical;
Performance musical como pesquisa histórica;
Panorama histórico-sociológico do Movimento da Música Antiga;
Tratados musicais dos séculos XVII e XVIII;
Técnica vocal e instrumental;
Interpretação Histórica.
As aulas, entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2025, serão divididas em turnos:
- matutino (9h às 12h): exposição teórica e discussões em aula;
- vespertino (14h às 17h): aulas práticas (solo e música de câmara).
- noturno (19h às 22h)
No último dia, pretende-se apresentar o resultado da disciplina em forma de recital/concerto.