Teorias da Arte
SubtítuloApresentação do panorama das Teorias da Arte por abordagem sistêmica multidisciplinar - psicologia analítica, física, neurologia e filosofia.
AV004 - A
Apresentação do panorama das Teorias da Arte e análise filosófica da arte e estética por abordagem sistêmica multidisciplinar - psicologia analítica, física, neurologia e filosofia. Uma perspectiva não-européia da razão da arte e do sentimento estético.
Presença e Realização de Trabalho final (monografia ou produção poética)
ANDREETA, José Pedro e Maria de Lourdes. Princípios Herméticos com Ciência. São Paulo: Prolibera, 2010
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973
ARNHEIM, Rudolf. Art and Visual Perception. University of California Press, 2004
BOHM, David. Sobre a Criatividade. São Paulo: UNESP, 2011
___________. A totalidade e a ordem implicada. São Paulo: Cultrix, 1998
ECO, Umberto. A definição da arte. Rio de Janeiro: Record, 2016
EINSTEIN, Albert. Teoria da Relatividade Especial e Geral. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999
GOLDSTEIN, Rebecca. Incompletude: a prova e o paradoxo de Kurt Goedel. São Paulo: Companhia das Letras, 2008
GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. (trad. Raul de Sá Barbosa). São Paulo: Martins Fontes, 1995
_______________. História da Arte. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988
HEGEL, Georg W. Friedrich. Estética: "a ideia e o ideal" e "o belo artístico ou o ideal". in: Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996
JUNG, Carl Gustav. A energia psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999
_______________. A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000
_______________. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1991
_______________(org.). O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 5a. Edição, 1990
_______________. Memórias, Sonhos, Reflexões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 7a. Edição, 1985
MAGHERINI, Graziella. El Sindrome de Stendhal. Madrid: Espasa-Calpe, 1990
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001
PLATÃO. A república. São Paulo: Nova Cultural, 1999
_______. Íon (Sobre a inspiração poética). Porto Alegre: L&PM Pocket, 2007
PRIBRAM, Karl. Cerebro y Consciencia. Madrid: Ediciones Díaz dos Santos, 1995
SALLES, Filipe. A ideia-imagem: forma e representação na fotografia moderna. Curitiba: Appris, 2016
____________. Harmonia Mundi: uma visão integradora da Arte e da Ciência. Salto, Fox Tablet, 2023
SILVEIRA, Nise da. Jung - Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978
TOLSTÓI, Leon. O que é Arte? Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016
WILBER, Ken (Org.). O Paradigma Holográfico e outros paradoxos. São Paulo: Cultrix, 1995
ZAMBONI, Silvio. A Pesquisa em Arte - um paralelo entre arte e ciência. Campinas: Autores Associados, 2001
Introdução ao panorama das teorias estéticas modernas e sua problemática
- Referências básicas do fenômeno da consciência e sua correlação evidente com o fenômeno estético
- Teoria dos modelos referenciais e dos sistemas: a incompletude de Gödel aplicada à consciência
- Introdução à psicologia analítica de C.G.Jung: a teoria dos Arquétipos e Inconsciente Coletivo
- O modelo holográfico de K.Pribram e D.Bohm
- Arte segundo o modelo arquetípico-holográfico
- Processos criativos e desenvolvimento histórico da arte segundo este modelo referencial
- Análise das manifestações estéticas e artísticas com base neste modelo. Propostas para uma fenomenologia da arte.
Aulas teóricas expositivas com base na lógica da filosofia das ciências e em suas decorrências. O corpus metodológico não se baseia em suposições pré-estabelecidas, oriundas de formulações poéticas e subjetivas, mas sim na observação empírica dos fenômenos estéticos e a tentativa de formular um modelo sistemático amplo e abrangente que permita o entendimento do fenômeno estético em sua plenitude.