Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Produção sinfônica brasileira no século XX: Guerra-Peixe e Cláudio Santoro

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala Henrique Gregori 22
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Carlos Fernando Fiorini

Paulo Roberto Machado de Paula

Critério de Avaliação

Elaboração de um trabalho escrito em formato de artigo sobre um tema correlacionado ao assunto da disciplina.

Bibliografia

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3. Ed. São Paulo: Martins; Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1972.

CONTIER, Arnaldo. Memória, história e poder: a sacralização do nacional e do popular na música (1920-1950). In: Revista Música, São Paulo, v.2, n.1, p.5-36, mai.1991.

EGG, André Acastro. O debate no campo do nacionalismo musical no Brasil dos anos 1940 e 1950: o compositor Guerra-Peixe. Curitiba: Departamento de História, do Setor de
Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal do Paraná, 2004. Dissertação de mestrado.

ESTRELLA, Arnaldo; STOJANOV, Vladimir; CANDÉ, Roland de. Manifesto do II Congresso de Compositores e Críticos Musicais – Praga. In: Fundamentos, São Paulo, v.1, n.2, pp.154-156, 1948.

GUARNIERI, Camargo. Carta aberta aos músicos e críticos do Brasil. Fundamentos, 198 São Paulo, ano III, n°17, pp. 44-45, janeiro de 1951.

HARTMANN, Ernesto. O Melos e Harmonia Acústica (1988) de César Guerra-Peixe, Koellreutter e Hindemith: similaridades e princípios básicos. In: Per Musi, n.27, Belo Horizonte, pp.
50-60, 2013.

KATER, Carlos. Música Viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musas Editora, 2001.

LUKÁCS, Georg. Estética: la peculiaridad de lo estetico 4. Cuestiones liminares de lo estético. Barcelona – Mexico, DF: Ediciones Grijalbo, 1967.

MENDES, Sérgio Nogueira. O percurso estilístico de Claudio Santoro: roteiros divergentes e conjunção final. Campinas: Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas,
2009. Tese de doutorado.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi Brasileira, 1981.

PAULA, Paulo Roberto Machado de Paula. A Sinfonia 4 "da Paz" e o programa estético de Cláudio Santoro na década de 1950 possibilidades interpretativas. Campinas: Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, 2023. Tese de doutorado.

SANTORO, Claudio. Problema da música contemporânea brasileira em face das resoluções e apelo do Congresso de Praga. In: Fundamentos, São Paulo, v.2, n.2, pp.233-240, 1948. __________________. Problema da música contemporânea brasileira em face das resoluções e apelo do Congresso de Praga. In: Fundamentos, São Paulo, v.3, n.9/10, pp.187 188, 1949.

VETROMILLA, Clayton. Guerra-Peixe: considerações sobre o significado do conceito “objetividade folclórica”. In: Per Musi, Belo Horizonte, n.14, pp. 82-92, 2006.

Conteúdo

A disciplina abordará a trajetória dos compositores Cláudio Santoro e César Guerra-Peixe a partir de sua produção sinfônica, incluindo contextualizações históricas, análises de partituras e audições de suas obras. Também serão apresentadas obras de compositores contemporâneos com a finalidade de se apresentar o contexto histórico e musical.

Metodologia

Realização de aulas teórico-práticas baseadas na bibliografia indicada, análise e audições de obras sinfônicas de Guerra-Peixe e Cláudio Santoro e discussões em classe.

Observação

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