Turma AV040 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I

Subtítulo

Criatividade e Métodos: Teorias dos Processos de Criação em Artes Visuais e Tecnologias Emergentes

Cód. Disciplina - Turma

AV040 - A


Sala Departamento de Multimeios (Prédio Midialogia) - Sala MM031
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV040 - Tópicos Especiais em Poéticas Visuais e Processos de Criação I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

EMENTA: O objetivo é a pesquisa de caráter analítico-crítico, reflexivo-teórico e criativo-experimental, integrando várias linguagens expressivas em arte em interação multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar. A construção e a montagem das obras incluem desde procedimentos tradicionais das artes visuais até as formas híbridas.

Docentes

Hermes Renato Hildebrand

Critério de Avaliação

A avaliação será realizada a partir de seminários, produções artísticas dos alunos e reflexão sobre produções através de uma monografia.

Bibliografia

01. LAURENTIZ, Paulo. A holarquia do pensamento artístico. São Paulo: Editora da Unicamp, 1991.
02. MELLO, Christine (Org). Extremidades: experimentos críticos – redes audiovisuais, cinema, performance, arte moderna. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
03. SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2014.04. MELLO, Christine (org.). Extremidades: experimentos críticos - redes audiovisuais. São Paulo: Estação das letras e cores, 2017.
05. SANTOS, Laymert Garcia. Politizar as novas tecnologias: o impacto sócio-técnico da informação digital e genética. São Paulo: Editora 34, 2003.
06. LEÃO, Lúcia (org.). O chip e o caleidoscópio: reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Editora SENAC, 2005.
07. SALLES, Cecília de Almeida. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo:Editora AnnaBlumen, 1998.
08. SANTAELLA, Lúcia e ARANTES, Priscila. Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: EDUC, 2008. 

Conteúdo

Aula 01: Conteúdo Programático e Introdução Porque as Arte e a Mídias Convergem

Aula 02: Processos de Criação e a Semiótica

Aula 03: Sistema como obra de arte

Aula 04: Paradigma das redes e as artes

Aula 05: O Gesto Inacabado, Cecília Salles

Aula 06: Redes de Criação, Cecília Salles

Aula 07: Laboratório – Processos Criativos sobre o Livro “Um retrato de Giacometti” de James Lord

Aula 08: Método Cartográfico

Aula 09: Individuação e os Modos de Existência dos Objetos Técnicos

Aula 10: Laboratório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 11: Laboratório – Processos Criativos dos Alunos

Aula 12: Objeto Conectado - Interfaces Tangíveis e IAs

Aula 13: Virtualização da Bio Diversidade

Aula 14: Objetos Conectados - Interfaces Tangíveis e as IAs 

Aula 15: Orientação do Texto Final

Aula16: Entrega Texto Final

Metodologia

O curso será desenvolvido a partir de reflexões teóricas baseadas na metodologia semiótica e em análises das produções artísticas de vários artistas e nas produções dos alunos que serão realizadas durante as aulas. Nas abordagens teóricas e práticas serão discutidos pontos como:

1.     A relevância dos estudos sobre processos de produção/criação para o campo da comunicação e das artes;

2.     As implicações das discussões das linguagens artísticas e mediáticas sob o ponto de vista de seus processos de produção como complexas redes de conexões em permanente mobilidade: abordagem relevante para certas questões contemporâneas, que envolvem a conceituação de autoria e a relação entre obra e processo;

3.     As conexões de natureza geral e prática que articulam os processos comunicativos e que, por sua vez, propiciam a verificação das especificidades dos modos como esses nexos se atualizam nas manifestações artísticas e nas diferentes mídias;

4.     Os insights, os procedimentos e as reflexões diante do ato produtivo/criativo fundamentado numa abordagem semiótica que possibilite observar este processo como uma rede sistêmica, inacabada e dinâmica de relações.

Observação

Avaliação processual:

·Seminário de Apresentação - Trabalho em Grupo - 10 pontos.

·Trabalho Coletivo - 10 pontos. 

·Entrega Texto Individual.

-->