Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
SubtítuloPercepção, Cognição e Afeto Musical
MS102 - A
O critério de avaliação será composto de 3 "P"s:
- P1: Participação (interesse, engajamento e dedicação do aluno)
- P2: Paper (trabalho de final de semestre, na forma de uma artigo acadêmico)
- P3: Palestra (apresentação do trabalho desenvolvido no artigo)
ASHLEY, Richard; TIMMERS, Renee (Ed.). The Routledge Companion to Music Cognition. New York; London: Routledge, 2017.
BADER, Rolf (Ed.). Springer Handbook of Systematic Musicology. Alemanha: Springer-Verlag GmbH, 2018.
BORGO, David. Sync or Swarm: Improvising Music in a Complex Age. New York, NY: The Continuum International Publishing Group Inc, 2005.
GOLDSTEIN, E. Bruce. Sensation and Perception. Belmont, CA: Wadsworth, 2010.
HARTMANN, William M. Principles of Musical Acoustics. New York: Springer Science+Business Media, 2013.
HURON, David. Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. Massachusetts Institute of Technology, 2006.
LEVITIN, Daniel J. This is your brain on music: the science of a human obsession. London: Penguin Books Ltd, 2006.
MITHEN, Steve. The Prehistory of the Mind: A Search for the Origins of Art, Religion and Science. London: Thames & Hudson, 1996.
MITHEN, Steven. The Singing Neanderthals: The Origins of Music, Language, Mind and Body. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2005.
PATEL, Aniruddh D. Music, language, and the brain. New York: Oxford University Press, 2008.
PRESSING, J. Improvisation: Methods and Models. In: SLOMODA, J. (Ed.). Generative processes in music. Oxford: Oxford University Press, 1987.
SACKS, Oliver W. Musicophilia: tales of music and the brain. 1. ed. [S.l.]: [s.n.], 2007.
Esta disciplina tem como objetivo realizar o estudo acompanhado de discussão
coletiva (com a participação ativa dos alunos) sobre diversos temas que concernem a Percepção, a Cognição Musical e o Afeto evocado pela música. O conteúdo programático será composto (mas não restrito) aos seguintes temas:
Introdução às noções de psicoacústica, sistema auditivo, limites da audição, acústica musical e física do som;
Introdução à Cognição Musical, Psicologia Musical e Neurociência aplicada à Música;
Principais linhas de pesquisa e os principais autores das áreas acima mencionadas;
Audição e audiação;
Relações entre o papel da ciência no desenvolvimento de habilidades musicais;
Psicologia Evolutiva e o desenvolvimento da arte musical;
Antropologia e música;
Neurociência aplicada às capacidade e habilidades musicais;
Regulamentação de processos mentais envolvidos na expressão e na interpretação musical;
Leitura musical e leitura textual (distinções e correlações);
Memória e música (habilidades, características e limites);
Ansiedade e bloqueios relacionados à performance musical;
Distúrbios cerebrais e seus efeitos nas habilidades musicais;
Expressividade e técnica interpretativa sob a perspectiva da cognição musical;
O processo de desencadeamento de emoções durante a escuta musical;
Efeito cognitivos e afetivos na composição, improvisação e na performance musical; Engajamento em atividades musicais e seus efeitos socioculturais;
Composição e prática musical sob o prisma da neurociência;
As aulas serão principalmente expositivo-reflexivas, ministradas por meio do seguinte roteiro:
1) Apreciação das tarefas dadas aos alunos na aula anterior (quando for o caso) ;
2) Exposição do conteúdo da aula (pelo professor responsável) através de vídeos selecionados (em Inglês) e textos;
3) Discussão sobre o conteúdo da aula, por meio de um roteiro dirigido;
4) Dinâmica de grupo envolvendo reflexões e práticas sobre a contribuição do conteúdo da aula nos projetos de pesquisa dos alunos;
5) Exposição das tarefas a serem preparadas para a aula seguinte;