Turma AV201 - Laboratório I - Turma B

Nome

Laboratório I

Subtítulo

Exercícios para Quase-Esculturas

Cód. Disciplina - Turma

AV201 - B


Sala AP08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV201 - Laboratório I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Antonio Gabriel Gonçalves Ewbank

Critério de Avaliação

Adotaremos uma avaliação formativa, realizada de maneira progressiva e paralela às diferentes situações propostas durante o curso. A avaliação levará em conta a presença e participação em aula, bem como a apresentação de seminário ou entrega de trabalho ao final do semestre.   

Bibliografia

ANDRE, Carl. Cuts: texts 1959-2004. Cambridge: MIT Press, 2005.

ABRAMOVIC, Marina. Pelas paredes: memórias de Marina Abramovic. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017.

BASBAUM, Ricardo Roclaw. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013. 

BATISTA, Ana Luiza Dias. Língua morta. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.  

BEE, Susan; SCHOR, Mira (eds.). M/E/A/N/I/N/G: an anthology of artists’ writings, theory, and criticism. Durham: Duke University Press, 2000. 

BOCHNER, Mel. Solar System & Rest Rooms: writings and interviews. Cambridge: MIT Press, 2008.  

CALLE, Sophie. Suite venitienne. South Egremont: Siglio Press, 2015. 

_______. True stories. Arles: Actes Sud, 2018. 

CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988. 

CURREY, Mason. Daily Rituals: How Artists Work. New York: Alfred A. Knopf, 2013.

_______. Daily Rituals: Women At Work. New York: Alfred A. Knopf, 2019.

DWORKIN, Craig; GOLDSMITH, Kenneth (eds.). Against expression: an anthology of conceptual writing. Illinois: Northwestern University Press, 2010. 

FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006. 

FLAM, Jack. (ed.). Robert Smithson: the collected writings. Berkeley: University of California Press, 1996.

GOLDSMITHS, Kenneth; GUEVARA, Francisco Roman. Kenneth Goldsmith in conversation. Manila: De La Salle University Publishing House, 2014. 

GRAHAM, Dan. Rock my religion: writings and art projects, 1965-1990. Cambridge: MIT Press, 1993.  

HERZOG, Werner. Of walking in Ice: Munich–Paris, 23 November–14 December 1974. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2015.

HORI, Yukie. Os ensaios da dona Sombra: Shadôsan no zuihitsu. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.  

KELLEY, Mike. Foul perfection: essays and criticism. Cambridge: MIT Press, 2003.  

______. Minor histories: statements, conversations, proposals. Cambridge: MIT Press, 2004.  

KERN, Keila. Marcel Broodthaers Museu de Arte Moderna Departamento das Águias Agora em Português. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.  

KRAYNAK, Janet (ed.). Pay attention please: Bruce Nauman’s words: writings and interviews. Cambridge: MIT Press, 2003.  

LYNCH, David. Catching the big fish: meditation, consciousness, and creativity. New York: Penguin Random House, 2016. 

MURAKAMI, Haruki. Do que eu falo quando eu falo de corrida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

NITSCHE, Maria do Carmo Gross. Projeto para a construção de um céu. Dissertação (Mestrado em Artes) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1891. 

_______. Pintura/desenho. Tese (Doutorado em Artes) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.  

PELLERIN, Ananda (ed.). John Cage: a mycological foray: variations on mushrooms. Los Angeles: Atelier Editions, 2020.

PREESTER, Helena de (ed.). Not a day without a line: understanding artists' writings. Gent: Academia Press, 2013. 

REDIN, Mayana Martins. O calcanhar de komarov: ensaio sobre artefatualidade catastrófica. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020. 

SCHMIDT-BURKHARDT, Astrit. Maciunas' learning machines: from art history to a chronology of fluxus. New York: Springer Wien, 2011. 

STILES, Kristine; SELZ, Peter. Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artists' writings. Berkeley: University of California Press, 2012.

TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

TAVARES, Andréa Paula Pereira. Curso de desenho por correspondência. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.  

WARHOL, Andy. The Andy Warhol Diaries. New York: Twelve, 2014.

WEINER, Lawrence. Statements. New York: Louis Kellner Foundation, 1968. 

WELCHMAN, John C. Mike Kelley: minor histories—statements, conversations, proposals. Cambridge: MIT Press, 2004.  

WODICZKO, Krzysztof. Critical vehicles: writings, projects, interviews. Cambridge: MIT Press, 1999.  

Conteúdo

A noção de método tornou-se gradativamente complexa no campo das artes a partir da modernidade, a ponto de cada artista (ou processo artístico) parecer, no limite, traçar seu próprio caminho de pesquisa e criação poética. É possível, contudo, extrair do atrito entre a vida e a obra de determinados artistas métodos de pesquisa e criação singulares. De forma genérica, podemos conceber tais métodos como exercícios e defini-los, repetindo o filósofo Peter Sloterdijk, como "qualquer operação que conserva ou melhora a qualificação do ator para realizar a mesma operação da próxima vez". Trata-se aqui de métodos ou exercícios artísticos que, em sentido amplo, envolvem atividades ligadas à prática de exercícios físicos, mentais e/ou espirituais, à escrita em suas múltiplas dimensões (seja de caráter confessional, epistolar ou literária), à criação de novas técnicas e ferramentas, à rotina de trabalho dentro e fora do ambiente de ateliê, bem como atividades de aprendizagem e ensino das artes, dentro e fora do âmbito acadêmico. Tendo como ponto de partida a produção textual de artistas contemporâneos, a disciplina visa estimular processos de pesquisa e criação individuais e/ou coletivos. 

Metodologia

Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, baseada na solução de problemas e na proposição de exercícios. As discussões serão pautadas pelas leituras da bibliografia, pelas aulas expositivas e pela reflexão sobre as práticas artísticas desenvolvidas pelos discentes.  

 

Observação

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