Laboratório I
SubtítuloExercícios para Quase-Esculturas
AV201 - B
Adotaremos uma avaliação formativa, realizada de maneira progressiva e paralela às diferentes situações propostas durante o curso. A avaliação levará em conta a presença e participação em aula, bem como a apresentação de seminário ou entrega de trabalho ao final do semestre.
ANDRE, Carl. Cuts: texts 1959-2004. Cambridge: MIT Press, 2005.
ABRAMOVIC, Marina. Pelas paredes: memórias de Marina Abramovic. Rio de Janeiro: José Olympio, 2017.
BASBAUM, Ricardo Roclaw. Manual do artista-etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
BATISTA, Ana Luiza Dias. Língua morta. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
BEE, Susan; SCHOR, Mira (eds.). M/E/A/N/I/N/G: an anthology of artists’ writings, theory, and criticism. Durham: Duke University Press, 2000.
BOCHNER, Mel. Solar System & Rest Rooms: writings and interviews. Cambridge: MIT Press, 2008.
CALLE, Sophie. Suite venitienne. South Egremont: Siglio Press, 2015.
_______. True stories. Arles: Actes Sud, 2018.
CHIPP, H. B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
CURREY, Mason. Daily Rituals: How Artists Work. New York: Alfred A. Knopf, 2013.
_______. Daily Rituals: Women At Work. New York: Alfred A. Knopf, 2019.
DWORKIN, Craig; GOLDSMITH, Kenneth (eds.). Against expression: an anthology of conceptual writing. Illinois: Northwestern University Press, 2010.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília (orgs.). Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
FLAM, Jack. (ed.). Robert Smithson: the collected writings. Berkeley: University of California Press, 1996.
GOLDSMITHS, Kenneth; GUEVARA, Francisco Roman. Kenneth Goldsmith in conversation. Manila: De La Salle University Publishing House, 2014.
GRAHAM, Dan. Rock my religion: writings and art projects, 1965-1990. Cambridge: MIT Press, 1993.
HERZOG, Werner. Of walking in Ice: Munich–Paris, 23 November–14 December 1974. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2015.
HORI, Yukie. Os ensaios da dona Sombra: Shadôsan no zuihitsu. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
KELLEY, Mike. Foul perfection: essays and criticism. Cambridge: MIT Press, 2003.
______. Minor histories: statements, conversations, proposals. Cambridge: MIT Press, 2004.
KERN, Keila. Marcel Broodthaers Museu de Arte Moderna Departamento das Águias Agora em Português. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
KRAYNAK, Janet (ed.). Pay attention please: Bruce Nauman’s words: writings and interviews. Cambridge: MIT Press, 2003.
LYNCH, David. Catching the big fish: meditation, consciousness, and creativity. New York: Penguin Random House, 2016.
MURAKAMI, Haruki. Do que eu falo quando eu falo de corrida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
NITSCHE, Maria do Carmo Gross. Projeto para a construção de um céu. Dissertação (Mestrado em Artes) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1891.
_______. Pintura/desenho. Tese (Doutorado em Artes) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.
PELLERIN, Ananda (ed.). John Cage: a mycological foray: variations on mushrooms. Los Angeles: Atelier Editions, 2020.
PREESTER, Helena de (ed.). Not a day without a line: understanding artists' writings. Gent: Academia Press, 2013.
REDIN, Mayana Martins. O calcanhar de komarov: ensaio sobre artefatualidade catastrófica. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
SCHMIDT-BURKHARDT, Astrit. Maciunas' learning machines: from art history to a chronology of fluxus. New York: Springer Wien, 2011.
STILES, Kristine; SELZ, Peter. Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artists' writings. Berkeley: University of California Press, 2012.
TARKOVSKI, Andrei. Esculpir o tempo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
TAVARES, Andréa Paula Pereira. Curso de desenho por correspondência. Tese (Doutorado em Artes Visuais) – Departamento de Artes Plásticas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
WARHOL, Andy. The Andy Warhol Diaries. New York: Twelve, 2014.
WEINER, Lawrence. Statements. New York: Louis Kellner Foundation, 1968.
WELCHMAN, John C. Mike Kelley: minor histories—statements, conversations, proposals. Cambridge: MIT Press, 2004.
WODICZKO, Krzysztof. Critical vehicles: writings, projects, interviews. Cambridge: MIT Press, 1999.
A noção de método tornou-se gradativamente complexa no campo das artes a partir da modernidade, a ponto de cada artista (ou processo artístico) parecer, no limite, traçar seu próprio caminho de pesquisa e criação poética. É possível, contudo, extrair do atrito entre a vida e a obra de determinados artistas métodos de pesquisa e criação singulares. De forma genérica, podemos conceber tais métodos como exercícios e defini-los, repetindo o filósofo Peter Sloterdijk, como "qualquer operação que conserva ou melhora a qualificação do ator para realizar a mesma operação da próxima vez". Trata-se aqui de métodos ou exercícios artísticos que, em sentido amplo, envolvem atividades ligadas à prática de exercícios físicos, mentais e/ou espirituais, à escrita em suas múltiplas dimensões (seja de caráter confessional, epistolar ou literária), à criação de novas técnicas e ferramentas, à rotina de trabalho dentro e fora do ambiente de ateliê, bem como atividades de aprendizagem e ensino das artes, dentro e fora do âmbito acadêmico. Tendo como ponto de partida a produção textual de artistas contemporâneos, a disciplina visa estimular processos de pesquisa e criação individuais e/ou coletivos.
Adotaremos uma metodologia ativa de aprendizagem, baseada na solução de problemas e na proposição de exercícios. As discussões serão pautadas pelas leituras da bibliografia, pelas aulas expositivas e pela reflexão sobre as práticas artísticas desenvolvidas pelos discentes.