Tópicos Especiais em Arte e Contexto
SubtítuloLEITURA DE DRAMATURGIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
AC401 - C
As aulas vão começar dia 13 de agosto.
Ligia Souza
A avaliação será realizada em duas formas. Haverá a apresentação oral de uma análise crítica, focada em um dos textos ou espetáculos estudados, que será avaliada junto com um trabalho final escrito, em formato de ensaio analítico sobre uma ou mais obras abordadas ao longo do semestre.
Bibliografia Básica:
MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralado: teatro e temporalidade. São Paulo: Editora Hucitec, 2016.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler o teatro contemporâneo. São Paulo: Editora Perspectiva, 2004.
SARRAZAC, Jean-Pierre (org.). Léxico do drama moderno e contemporâneo. Tradução de André Telles. São Paulo: Editora Perspectiva, 2019.
UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Editora Educ, 2007.
Autores e Obras Brasileiras:
Durante o curso, serão trabalhados textos dramatúrgicos de autores contemporâneos brasileiros. A seleção das obras será realizada com base em produções representativas da dramaturgia brasileira contemporânea, com apoio do Portal de Dramaturgia (portaldedramaturgia.com). Iremos levantar ao menos um autor por região do Brasil, demonstrando a diversidade de abordagens no país, tais como: Guilherme Varella, Sueli Araújo, Grace Passô, Ave Terrena, Zahy Tentehar, Marcio Abreu, entre outros. Esses autores são apenas uma amostra inicial. A lista definitiva será montada a partir da pesquisa no Portal de Dramaturgia, que oferece uma rica base de textos e informações atualizadas sobre a dramaturgia brasileira contemporânea.
O curso propõe uma imersão nas escritas teatrais contemporâneas brasileiras, refletindo sobre as transformações que afetaram o texto dramático no século XX e suas reverberações na produção atual. A disciplina buscará cartografar algumas tendências, estéticas e discursos presentes na dramaturgia contemporânea brasileira, destacando a diversidade de respostas oferecidas pelos autores às transformações do teatro e da sociedade. As aulas serão organizadas a partir da leitura e análise de peças, da discussão coletiva sobre as práticas de escrita desses autores e da reflexão teórica sobre conceitos como performatividade, fragmentação e novas textualidades.
A metodologia do curso será baseada na leitura aprofundada de textos dramatúrgicos contemporâneos brasileiros, seguida de análise crítica e discussões teóricas em sala de aula. As atividades consistirão em leituras dirigidas, seminários de debate e apresentações orais, sempre com foco na reflexão sobre os modos de escrita, nas estratégias formais e nas questões temáticas que atravessam as obras. As aulas buscarão articular a leitura dos textos com conceitos teóricos fundamentais para a compreensão da dramaturgia contemporânea, privilegiando o desenvolvimento do pensamento crítico e a análise textual detalhada.