Turma AC202 - Tópicos Especiais em Atuação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Atuação

Subtítulo

Tópicos em Dança Moderna, 1900 a 1940.

Cód. Disciplina - Turma

AC202 - A


Sala CMU de dança
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC202 - Tópicos Especiais em Atuação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15
Oferecimento IA

A disciplina será oferecida tanto para a Graduação do curso de Dança quanto para a Pós Graduação Artes da Cena, ficando disponivel para estudantes especiais estritamente as vagas que não foram preenchidas por estudantes regulares. 

O plano do curso, a programação dos palestrantes convidados (Paula D'Ajello, Luciene Ramos Silva, Gabriel Tolgyesi, Jane Oliveira) e a bibliografia complementar serão apresentados no primeiro dia de aula.  

OBS: Embora grande parte da bibliografia esteja em inglês, ela não é um requisto para a disciplina. 

Docentes

Holly Elizabeth Cavrell

Critério de Avaliação

Os alunos são avaliados com base na frequência e em um trabalho final, com uma bibliografia abrangente fornecida para estudo.

Presença em sala de aula (mínimo 75%)

Participação nas discussões sobre os assuntos

Bibliografia

 

ABRIGHT, A.C. Modern Gestures: Abraham Walkowitz draws Isadora Duncan Dancing. Middletown, Wesleyan University Press, 2010.

 

ALBRIGHT, A.N. Traces of Light: absence and presence in the work of Loie Fuller. Middletown, Wesleyan University Press,2007.

 

ANDERSON, J. Ballet and Modern Dance: a concise history. 2 Ed. Highstown: Princeton Book Company, 1992.

 

BANES, S. (ed.) Reinventing Dance in the 1960s, everything was possible. Madison: University of Wisconsin Press, 2003.

 

BANES, S. Democracy’s Body: Judson Dance theater,1962-1964. Durham: Duke University Press, 1993.

 

BURT, R. Judson Dance theater: performative Arts. New York, Routledge, 2006.

 

BURT, R. Katherine Dunham e Maya Deren sobre ritual, modernidade e diáspora africana (2016)

file:///Users/hollycavrell/Downloads/marcbogo,+3+-+Artigo+RAMSAY_ARJ_12-12-16.pdf

 

CAVRELL, H.E. Dando Corpo à História, Editora Prismas, 2015.

 

COHEN, S.J. The Modern Dance, seven statements of belief. Middletown: Wesleyan University Press, 1967.

 

FOSTER, S.L. Choreographing History, Indiana University Press, 1995.

 

GOLDBERG, R. Performance Art. Revised and Expanded Edition. London: Thames and Hudson, 2005.

 

HUMPHREY, D.; COHEN, S.J. Doris Humphrey: An artist first. Middletown: Wesleyan University Press, 1972.

 

JOWITT, D. Time and the Dancing Image. Berkeley: University of California Press, 1988.

 

MARTIN, J. The Modern Dance. New York: Dance Horizons, 1972.

 

MARTIN, R. Critical Moves: dance studies in theory and politics. Durham: Duke University Press, 1998 2 Ed. London: Routledge, 2007.

 

MOREIRA, Rui Uma história de dança não Eurocêntrica

https://portalmud.com.br/portal/museu-da-danca/uma-historia-de-danca-nao-eurocentrica/

MOREIRA, Rui Arte e Identidade

https://portalmud.com.br/portal/museu-da-danca/arte-e-identidade

MOREIRA, Rui, Arte Negra

https://portalmud.com.br/portal/museu-da-danca/arte-negra

 

PERPENER, J. O. African American Concert Dance: The Harlem Renaissance and Beyond. University of Illinois Press, 2005.

 

ROBERTS, R.A Baring Unbearable Sensualities: Hip Hop Dance, Bodies, Race and Power, Wesleyan University Press, 2021

Conteúdo

 

A natureza da dança inclui o seu estado de impermanência.

 

Questões a serem discutidas:

  • O que os corpos transmitem como marcas de seu passado.
  • Como avaliamos a transformação do corpo na dança com evidências de técnicas, experimentação e experiencias artísticas interligadas ao contexto de uma época.
  • Como as práticas e teorias da dança se organizam e como nos permitem identificar características de cada geração.

O principal objetivo deste curso é pesquisar e examinar as maneiras pelas quais o corpo do dançarino se desenvolveu e mudou, desde a década de 1900 até as teorias e conceitos da dança pós-moderna. Com base em estudos de história e teoria da dança, bem como na experiência prática em diversas técnicas de dança, o curso apresentará um estudo comparativo, examinando códigos e características de artistas específicos e sua relação com seus corpos, vocabulários e linguagens, como expressam suas ideias, questões de identidade e ontologia temporal. Metodologia: Prática e Teórica.

Dança Moderna e Teoria: O curso foca a evolução da dança, da dança moderna à pós-moderna, desenvolvida durante a virada do século até a década de 1940, explorando conceitos práticos e moldando a teoria contemporânea. Os artistas que ocuparam a cena da dança nessa época eram bem diferentes do dançarino clássico que não estava particularmente interessado em enriquecer seu intelecto e discutir assuntos que eram não conformistas. Serão tratadas as duas gerações da dança moderna, branca e negra, suas inspirações, os assuntos, problemas e influências da época.

História e Transformação da Dança: Serão examinados o desenvolvimento e a transformação do corpo do dançarino, técnicas de treinamento, experimentação e experiências artísticas desde a década de 1900 até o pós-Segunda Guerra Mundial.

Práticas Artísticas e Identidade: O curso investiga a relação entre artistas, seus corpos, vocabulários, linguagens da dança, estratégias, filosofias e expressões de identidade.

Perspectiva Crítica e Investigativa: Visa desenvolver uma perspectiva crítica sobre práticas formativas e seus impactos artísticos.

Reflexão Interdisciplinar: Para os estudantes da Pós- Artes da Cena, o curso deverá integrar projetos de pesquisa, complementando tópicos não abordados em outras disciplinas das artes.

Metodologia

Abordagens Práticas e Teóricas: A metodologia combina aprendizagem prática e teórica.

Observação

O plano do curso, a programação dos convidados e a bibliografia complementar serão apresentados no primeiro dia de aula.  

OBS: Embora grande parte da bibliografia esteja em inglês, ela não é um requisto para a disciplina. 

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