Turma MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Música e Tecnologia

Subtítulo

Processos Colaborativos de Criação e Performance na Música Mista/Interativa

Cód. Disciplina - Turma

MS106 - B


Sala Núcleo Interdisciplinar do Comunicação Sonora (NICS)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Segunda-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS106 - Tópicos Especiais em Música e Tecnologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina ocorrerá das 9h às 12h para discentes de pós-graduação e das 9h às 11h para discentes da graduação, com previsão de conteúdo e atividades a contemplar essas especificidades de horários.

Docentes

Danilo Augusto de Albuquerque Rossetti

Alexandre Zamith Almeida

Stéphan Olivier Schaub

Professor convidado

Ivan Eiji Yamauchi Simurra, Said Bonduki, William Teixeira da Silva

Critério de Avaliação

Participação e assiduidade nas aulas, envolvimento e participação nas oficinas de experimentação sonora, ensaios e concerto final, entrega de um ensaio escrito sobre os processos colaborativos de criação e performance trabalhados. 

Bibliografia

Bachratá, Petra. Gesture Interaction in Music for instruments and electroacoustic sounds. Tese de Dourotado, Universidade de Aveiro-Departamento de Comunicação e Arte: 2010. Cap.2: Interaction in music for instruments and electroacoustic sounds e Cap.4: Analysys – Identification, description and classification of interactive gesture relationships.

Bittencourt, Pedro; Rossetti, Danilo (Org.). Processos criativos em performance musical colaborativa: dinâmicas e perspectivas. Revista Brasileira de Música v. 33, n. 2, 2020.

Costa, Rogério; Schaub, Stéphan. Expanding the concepts of knowledge base and referent in the context of collective free improvisation. Anais do XXIII Congresso da ANPPOM. Natal, 2013.

Emmerson, Simon. Living Electronic Music. Hampshire: Ashgate, 2007.

Harvey, Jonathan. The metaphysics of live electronics. Contemporary Music Review v. 18, n. 3, 1999, p. 79-82.

Malt, Mikhail. Arquitetura de patches como instrumento (ferramenta) para a difusão e tratamento live de música instrumental, Tutorial da disciplina MS106 Tópicos especiais em música e tecnologia, NICS-UNICAMP, 2018.

Puckette, Miller. Theory and Technique of Electronic Music. World Scientific Publishing, 2006.

Roads, Curtis. The Computer Music Tutorial. Cambridge: MIT Press, 1996.

Rossetti, Danilo; Almeida, Alexandre Z. Música mista para piano: relato de um projeto pedagógico. In: Marun Filho, N.; Benedetti, D. Anais do IV Performa Clavis Internacional 2016. São Paulo: IA/UNESP, 2016, p. 42-51.

Rossetti, Danilo; Bomfim, Cássia C. Live Electronics, Audiovisual Compositions, and Telematic Performance: Collaborations During the Pandemic. Journal of Network Music and Arts v. 3, n. 1, 2021.

Schaub, Stéphan; Tavares Tiago; Simura, Ivan. (2013). Mixing Symbolic and Audio Data in Computer Assisted Music Analysis. SMC - Sound and Music Conference, Estocolmo, Suécia, 2013.

Conteúdo

A disciplina é voltada para a participação de intérpretes, compositores e improvisadores com interesse na prática artística articulando meios acústicos e ferramentas tecnológicas.

Fundamentos de áudio, ferramentas computacionais de gravação, edição e mixagem (DAWs). Criação colaborativa na música mista: narratividade e dramaturgia do material eletroacústico, ampliação de recursos sonoros e musicais dos meios instrumentais (técnicas estendidas), interação entre escrita instrumental e processos eletrônicos/convergências entre os dois meios, introdução aos tratamentos sonoros aplicados à música, análise, processamento e controle do sinal acústico em tempo real e suporte fixo, softwares para música interativa (Pd e Max), estratégias de performance com instrumentos acústicos e eletrônica ao vivo, possibilidades de atuação do intérprete eletrônico, análise musical de obras mistas. Aspectos técnicos: luteria eletroacústica, construção de ambientes digitais para a performance, construção e otimização de patches, técnicas de captação e processamento de áudio, difusão e espacialização sonora, experimentações com instrumentos acústicos, processamentos eletrônicos e oficinas práticas visando as confluências entre estes dois meios e ensaios em estúdio. Ao final do semestre, será realizado um concerto com o repertório preparado durante os ensaios.

Metodologia

O conteúdo abordado será dividido em três partes: 1. Aulas expositivas sobre o conteúdo programático. 2. Oficinas de programação e experimentação sonora com instrumentos e processamentos eletrônicos, a partir de improvisações ou projetos de composição. 3. Preparação dos compositores e intérpretes em ensaios e realização do concerto final.

Observação

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