Turma MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Música Popular

Subtítulo

Música Popular e aprendizagem: questões teóricas, metodológicas e empíricas.

Cód. Disciplina - Turma

MS105 - B


Sala MU05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome MS105 - Tópicos Especiais em Música Popular
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Antonio Rafael Carvalho dos Santos

Professor convidado

Ana Carolina Nunes do Couto

Critério de Avaliação

A avaliação ocorrerá de duas formas:

1) Avaliação de acordo com a presença e participação em sala de aula, atendendo às tarefas designadas semanalmente. Cada seminário apresentado será avaliado e a soma total da participação ao longo do semestre contabilizará 40% da nota final.

2) Entrega de um trabalho escrito, correlacionando autores/as estudados/as na disciplina. O artigo deverá ser normatizado de acordo com as regras vigentes da ABNT. A nota do trabalho escrito contabilizará 60% da nota final. O/A aluno/a deverá demonstrar propriedade em tópicos estudados ao longo da disciplina, através da construção de um argumento original sustentado pela literatura discutida nas aulas.

Bibliografia

EIXO I – Conceitos-chave Paradigma Conservatorial e Habitus Conservatorial:

BOURDIEU, P. Algumas propriedades dos Campos. In: Questões de Sociologia. Trad. Miguel Serras Pereira. Fim de século - Edições Sociedade Unipessoal. Lisboa, 2003. p. 119-126.

PEREIRA, M. V. M. Licenciatura em música e habitus conservatorial: analisando o currículo. Revista da ABEM, Londrina, v. 22, n.32, p. 90-103, 2014. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revi staabem/article/view/464. Acesso em: 6 jun 2023.

PENNA, M.; SOBREIRA, S. A formação universitária do músico: a persistência do modelo de ensino conservatorial. Opus, [s.l.], v. 26, n. 3, p. 1- 25, 2020. Disponível em: https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2020c26 11.

As práticas de aprendizagem informal de música:

BELTRAME, J. A. Práticas e aprendizagens de produtores musicais: aspectos de uma educação musical emergente na cultura digital e participativa. Revista da Abem, v. 26, n. 41, p. 40-55, jul./dez. 2018. 16

COUTO, A. C. N. Música popular e aprendizagem: algumas considerações. Opus, Goiânia, v. 15, n. 2, dez. 2009, p. 89-104.

COUTO, A. C. N. Resenha de Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy, de Lucy Green. Opus, v. 26 n. 1, p. 1-10 jan./abr. 2020.

GREEN, L. How Popular Musicians Learn. London: Ashgate, 2002.

LACORTE, S. R.GALVÃO, A. C. T. Processos de aprendizagem de músicos populares: um estudo exploratório. Revista da ABEM, v. 17, 2007, p. 29-38.

EIXO II - Processos sócio-históricos de institucionalização do ensino da música popular no Brasil

ARROYO, M. Um olhar antropológico sobre práticas de ensino e aprendizagem musical. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 8, n.5, p.13-20, 2000. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/revi staabem/article/view/448. Acesso em: 13 jun 2023.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sábio al saber ensañado. Traducción: Claudia Gilman. Buenos Aires: Aique Educación., 1997. (Capítulos 1 a 5, p. 45 a 74).

COUTO, A. C. N. do; COSTA, A. C.; LÚCIO, D. P.; ARAÚJO, F. S.; ALBUQUERQUE, I. S. C.; LINS, J. L. C.; ARAÚJO, S. C. S.; VILELA, W. S.; PONTES, W. P. S. A música popular no ensino superior brasileiro e o debate sobre a institucionalização de seu ensino: de objeto de estudo a viés identitário. In: A música popular no ensino superior: análises, reflexões e propostas para o século XXI. São Paulo: Pimenta Cultural, 2024. p. 29-51.

DIAS, S. S. A. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano modas e identidades. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação Universidade de São Paulo. 2010.

GREEN, L. Ensino da música popular em si, para si mesma e para “outra” música: uma pesquisa atual em sala de aula. Revista da ABEM, Londrina, v.20, n.28, p. 61-80, 2012. PEREIRA, M. V. M. “Mão na Roda”: uma roda de choro didática. Opus, v. 25, n. 2, p. 93-121, maio/ago. 2019.

SOUZA, L. S. Educação musical afrodiaspórica: uma proposta decolonial a partir dos sambas do Recôncavo Baiano. Revista da ABEM, [s.l.], v. 28, p. 249-266, 2020. Disponível em: http://www.abemeducacaomusical.com.br/revistas/revistaabem/index.php/ revistaabem/article/view/917. Acesso em: 22 jun 2023

Conteúdo

Estudo teórico dos diferentes processos de aprendizagem de música popular em diferentes contextos, com análise das implicações que tais processos acarretam para os espaços formais de ensino musical nos diferentes níveis de formação.

Serão estudados os conceitos: paradigma conservatorial, habitus conservatorial, práticas de aprendizagem informal de música e didatização, visando compreendê-los dentro do panorama sócio-histórico geral do processo de institucionalização do ensino da música popular no Brasil.

Metodologia

As aulas serão conduzidas no formato de seminários. Os debates em sala de aula serão conduzidos de forma a analisar criticamente os aspectos teóricos, metodológicos e empíricos dos textos selecionados.

Observação

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