Turma AC302 - Tópicos Especiais em Encenação - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Encenação

Subtítulo

Situ(ações) e cidades-cenários

Cód. Disciplina - Turma

AC302 - A


Sala PB (Ciclo Básico II)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC302 - Tópicos Especiais em Encenação
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Erika Velloso Lemos Schwarz

Professor convidado

Holly Cravrel; Laila Padovan (Pós-doutoranda)

Critério de Avaliação

Participação nas caminhadas e debates coletivos, baseados nas referências indicadas. Desenvolvimento de projeto artístico/cênico em diálogo com os temas do curso. Desenvolvimento de artigo final.

 

Bibliografia

BENJAMIN, Walter. O Flaneur. In: Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. 3a ed. São Paulo: Brasiliense, 1995. (Obras Escolhidas III)

DANTO, Arthur. O mundo como armazém. Fluxus e Filosofia. (Catálogo O que é Fluxus? O que não é! O porquê). Rio de Janeiro; Brasília: CCBB, 2002.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FERNANDES, Silvia. Teatralidades Contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

FLORES, Livia; SOMMER, Michelle (org). Cadernos Desilha. Rio de Janeiro: PPGAV EBA UFRJ, Editora Circuito, 2017.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador: EDUFBA, 2012. 

____________. Apologia da deriva: escritos situacionistas sobre a cidade. Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2003.

IS. Situacionista, teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad, 2002. 

KWON, Miwon. Um lugar após o outro: anotações sobre site-specificity. In: Revista Arte & Ensaios: Cidade,  v. 17 n. 17, Rio de Janeiro, PPGAV-UFRJ, 2008.

VELOSO, Verônica Gonçalves. Percorrer a cidade a pé: ações teatrais e performativas no contexto urbano. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, 2017.

Conteúdo

  • (Re)visões situacionistas: derivas, espetacularização, topografias.
  • Caminhada como pesquisa artística.
  • Site-specific e cenografia-paisagem na cena contemporânea.

Metodologia

O curso apresenta a caminhada, a deriva e o mapeamento urbano como procedimentos de estudo e criação artística. Combina, assim, leituras referenciais e discussões coletivas com atividades práticas de estar e criar no espaço urbano. Os estudantes serão incentivados a desenvolver projetos artísticos com base nos conceitos discutidos em aula. A etapa prática da disciplina se baseia em abordagem experimental e/ou especulativa na relação entre materiais, corpo e cidade.

Observação

Algumas aulas serão realizadas através de caminhada e/ou deriva urbana, em locais externos à universidade. Estas serão agendadas previamente com a turma.

A disciplina prevê uma mostra final com os trabalhos realizados. Além do trabalho prático/artístico, deverá ser entregue uma pequena produção textual com elaborações teórico-práticas sobre o próprio trabalho desenvolvido. 

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