Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Etnomusicologia

Subtítulo

Diáspora Musical Centro-Africana no Brasil: diálogos entre História Social, Filosofia e Etnomusicologia

Cód. Disciplina - Turma

MS110 - B


Sala DM 43
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 15

Docentes

Cacá Machado

Professor convidado

Rafael Galante

Critério de Avaliação

1. Atividade em sala (leituras, discussões, debates, etc.).

2. Seminário: Realizar um seminário de livre escolha a partir dos textos das aulas na data determinada.

3. Trabalho final: Entregar no final do semestre trabalho que relacione os projetos de pesquisa individuais com os temas discutidos no curso. O trabalho deverá ser entregue em formato PDF com capa, título, data, nome do aluno e do orientador (data será informada no 1o. dia de aula) nos emails: mukandacultural@gmail.com e cmachado@unicamp.br

4. Presença: Cumprir 75% de presença nas aulas.

Bibliografia

ELTIS, David e RICHARDSON, David. Atlas of the Transatlantic Slave Trade. New Haven: Yale University Press, 2010.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. A tradição viva. In: Ki-Zerbo, J. (coord.) História Geral da África. I. Metodologia e Pré-história da África. São Paulo, Unesco, Ática, 1980.

HEYWOOD, Linda M. Jinga de Angola, A Rainha Guerreira da África. São Paulo: Todavia, 2019.

KUBICK, Gehard. Lamelofones do Museu Nacional de Etnologia. Lisboa: Instituto Português de Museus – Ministério da Cultura, 2002.

KUBICK, Gehard. Angolan traits in Black music, Games and dances of Brazil: A study of African cultural extensions overseas. Lisboa: Centro de Estudos de Antropologia Cultural, Estudos de Antropologia Cultural, Vol. 10, 1979.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021

MUKUNA, Kazadi Wa. Contribuição bantu na música popular brasileira. São Paulo: Terceira Margem, 2006.

O Livro Africano Sem Título - Cosmologia dos Bantu-Kongo. Tradução de Tiganá Santana. São Paulo: Cobogó, 2024

REDINHA, José. Instrumentos musicais de Angola. Coimbra: Instituto de Antropologia, 1984.

SILVA, Salomão Jovino da. Memórias Sonoras da Noite - Musicalidades Africanas no Brasil Oitocentista. São Paulo: Tese Doutorado. DH/PUC-SP, 2005

Slenes, R. W. "Eu venho de muito longe, eu venho cavando": jongueiros cumba na senzala centro-africana.  In: LARA, S. H.; PACHECO, G. (Org.). Memória do Jongo: As gravações históricas de Stanley J. Stein. Rio de Janeiro: Folha Seca, 2007.

THORNTON, John. A History of West Central Africa to 1850. Cambridge, Cambridge University Press, 2020.

 

Conteúdo

  • Aula 01 – Apresentação do programa, das principais perspectivas teóricas e atividades do curso.  

Módulo I – África Central: Sociedades, Cosmovisões e Musicalidade

  • Aula 02 – Culturas artísticas africanas e afro-diaspóricas.
  • Aula 03 – Estados e sociedades na África Central ocidental entre os séculos XVI e XIX.
  • Aula 03 – Filosofias espirituais centro africanas e cosmovisão Bakongo.
  • Aula 04 – A gênese do cristianismo centro-africano.
  • Aula 05 – Artes de corte e iniciações: mukanda, insígnias e poder simbólico.
  • Aula 06 – Instrumentos e musicalidades centro-africanas do século XVI ao XIX.

Módulo II – Diáspora Centro-Africana no Brasil

  • Aula 07 – Tráfico atlântico e formação das nações diaspóricas: Congos, Angolas e Moçambiques.
  • Aula 08 – Filosofia espirituais centro-africanas no Brasil.

Módulo III – Musicalidades centro-africanas no Brasil

  • Aula 09 – Musicalidades centro-africanas no Brasil (I): leitura geral
  • Aula 11 – Musicalidades centro-africanas no Brasil (II): cordofones e lamelofones
  • Aula 12 – Musicalidades centro-africanas no Brasil (III): o Jongo
  • Aula 13 - Musicalidades centro-africanas no Brasil (IV): os reinados de congos e moçambiques

Metodologia

O estudo da diáspora musical africana revela aspectos centrais da formação cultural do Brasil e das Afroaméricas. Ao observar as transformações e permanências das práticas sonoras africanas em diferentes contextos históricos, é possível compreender os modos pelos quais as populações negras protagonizaram a criação de tradições musicais, filosóficas e espirituais. O curso assume uma abordagem analítica transdisciplinar, dialogando com a história social, etnomusicologia, antropologia, filosofia africana e estudos culturais.

Observação

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