Cinema e História - Cinemas Não-Narrativos
SubtítuloCine-ensaio/filme-ensaio, experimental-vanguarda, documentário: Interfaces
DE013 - A
A disciplina desenvolverá um percurso arqueológico de interfaces entre o cine-ensaio/filme-ensaio, o experimental-vanguarda e o documentário, pensando-os como três concepções-territórios do cinema-audiovisual em suas particularidades e contaminações.
-----
Participação em sala de aula, seminários, paper.
Parikka,Jussi. O que é arqueologia das mídias. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2021.
Elsaesser, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Sesc, 2018.
Elsaesser, Thomas & Hagener, Malte. Teoria do cinema: uma introdução através dos sentidos. Campinas/SP: Papirus, 2018.
Murch, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
Teixeira, F. E. O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo:Hucitec, 2015;
Teixeira, F. E. Arqueologia do ensaio no cinema-audiovisual brasileiro. São Paulo: Hucitec, 2022.
*a bibliografia específica será compartilhada no início da disciplina.
1 - Cinema como arqueologia das mídias.
2 - Mudança e descentramento da percepção do visual, envolvendo os outros sentidos: imagens visual, sonora, tátil-háptica.
3 - Três territórios-concepções do cinema no período clássico (ficção, documentário, experimental-vanguarda), um quarto território-concepção na cultura audiovisual contemporânea (filme-ensaio).
4-5-6 - Arqueologia do cine-ensaio/filme-ensaio
7-8 - Arqueologia do experimental-vanguarda.
9-10 Arqueologia do documentário.
11 - realismo sensório/cinema de fluxo.
12 - Montagem e/ou edição no cinema-audiovisual pós-moderno?
Aulas expositivas, seminários temáticos, projeções audiovisuais.