Turma DE013 - Cinema e História - Cinemas Não-Narrativos - Turma A

Nome

Cinema e História - Cinemas Não-Narrativos

Subtítulo

Cine-ensaio/filme-ensaio, experimental-vanguarda, documentário: Interfaces

Cód. Disciplina - Turma

DE013 - A


Sala Aguardar
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE013 - Cinema e História - Cinemas Não-Narrativos
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina desenvolverá um percurso arqueológico de interfaces entre o cine-ensaio/filme-ensaio, o experimental-vanguarda e o documentário, pensando-os como três concepções-territórios do cinema-audiovisual em suas particularidades e contaminações. 

Docentes

Francisco Elinaldo Teixeira

Professor convidado

-----

Critério de Avaliação

Participação em sala de aula, seminários, paper.

Bibliografia

Parikka,Jussi. O que é arqueologia das mídias. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2021.

Elsaesser, Thomas. Cinema como arqueologia das mídias. São Paulo: Sesc, 2018.

Elsaesser, Thomas & Hagener, Malte. Teoria do cinema: uma introdução através dos sentidos. Campinas/SP: Papirus, 2018.

Murch, Walter. Num piscar de olhos: a edição de filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.

Teixeira, F. E. O ensaio no cinema: formação de um quarto domínio das imagens na cultura audiovisual contemporânea. São Paulo:Hucitec, 2015;

Teixeira, F. E. Arqueologia do ensaio no cinema-audiovisual brasileiro. São Paulo: Hucitec, 2022.

*a bibliografia específica será compartilhada no início da disciplina.

Conteúdo

1 - Cinema como arqueologia das mídias.

2 - Mudança e descentramento da percepção do visual, envolvendo os outros sentidos: imagens visual, sonora, tátil-háptica.

3 - Três territórios-concepções do cinema no período clássico (ficção, documentário, experimental-vanguarda), um quarto território-concepção  na cultura audiovisual contemporânea (filme-ensaio).

4-5-6 - Arqueologia do cine-ensaio/filme-ensaio

7-8 -  Arqueologia do experimental-vanguarda.

9-10  Arqueologia do documentário.

11 - realismo sensório/cinema de fluxo.

12 - Montagem e/ou edição no cinema-audiovisual pós-moderno?

Metodologia

Aulas expositivas, seminários temáticos, projeções audiovisuais.

Observação

-->