Turma AC403 - Tópicos Especiais em Pedagogias da Cena - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Pedagogias da Cena

Subtítulo

ESCOLA(S)

Cód. Disciplina - Turma

AC403 - B


Sala A definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC403 - Tópicos Especiais em Pedagogias da Cena
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 3
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 45
Hora Estudo
Hora Seminário

Docentes

Carminda Mendes André

Critério de Avaliação

LEITURAS E TEXTOS ESCRITOS
PARTICIPAÇÃO EM AULA

Bibliografia

ANDRADE, Osvald de. A utopia antropofágica. São Paulo: Globo, 1995 –
(Obras completas de Osvald de Andrade).

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e
história da cultura. Trad: Sérgio Paulo Rouanet, são Paulo: Brasiliense, 1994 –
(Obras Escolhidas; v.1)
FREITAS, Ana Lucia S.; MORAES, Salete C.(Orgs.). Contra o
desperdício da experiência. A pedagogia do conflito revisitada. Porto Alegre:
Redes Editora, 2009.
GALLO, Silvio Donizetti de Oliveira. Pedagogia do Risco. Experiencias
anarquistas em Educação. Campinas: Papiros, 199 – (Coleção Magistério:
Formação e Trabalho Pedagógico).
KOHAN, Walter Omar. O Mestre Inventor. Belo Horizonte: Autêntica, 2015 –
(Coleção Educação: Experiência e Sentido)
MASSCHELEIN, Jan. A pedagogia, a democracia, a escola. Trad: Vários.BH:
Autêntica, 2014.
PACHECO, Lilian. A Pedagogia Griô: educação, tradição oral e política da
diversidade. In Revista Diversitas 3. Dossiê Pedagogia Griô..
https://pedagogiagrio.com/files/2021/01/PACHECO-L%C3%ADllian.-
Pedagogia-Gri%C3%B4-educa%C3%A7%C3%A3o-tradi%C3%A7%C3%A3o-
oral-e-pol%C3%ADtica-da-diversidade.pdf Acessado em: 20\04\2025.
Para o chão da sala de aula. ANDRÉ, Carminda Mendes; BAPTISTA, Ana
Maria Haddad (Org.) São Paulo: BT Acadêmica, 2018.
RODRIGUEZ, Simon. Inventamos ou erramos. Trad: Cinthia Fernandes. Belo
Horizonte: Autêntica Editora, 2016 (Coleção Educação \ Experiência e Sentido).
SANTOS, Boaventura de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo, Cortez,
2008.
TUPINAMBÁ, Casé Angatú Xukurú. “Histórias e culturas indígenas”- alguns
,desafios no ensino e na aplicação da lei 11.645/2008: de qual história e cultura
indígena estamos mesmo falando? Disponível em:
http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas/article/viewFile/32772/177
15. Acesso em 03/08/17. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política.
Trad: de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Obs. Esta bibliografia poderá ser alterada – acrescida ou suprimida – de acordo
com o desenvolvimento dos trabalhos em aula.

Conteúdo

NA ESTEIRA DA PEDAGOGIA DO CONFLITO ADOTADA POR
MUITOS EDUCADORES BRASILEIROS, INTENTA-SE APRESENTAR
ALGUMAS PROPOSTAS DE ESCOLA (SISTEMA DE ENSINO E
APRENDIZAGEM) IDEALIZADAS POR EDUCADORES LATINO-
AMERICANOS OU GRUPOS QUE AQUI CHEGAM QUE ABARCAM
DIÁLOGOS ENTRE SABERES DESENHANDO UM POSSIVEL LUGAR PARA
A ARTE NESTE AMBIENTE.
1. “FAZER ESCOLA” DE Simon Rodriguez
2. PEDAGOGIA DO RISCO de Silvio Gallo
3. PEDAGOGIA GRIÔ e Lilian Pacheco
4. POR UMA PEDAGOGIA NARRATIVA a partir de WALTER BENJAMIN
5. ENTRE A FLORESTA E A ESCOLA, de OSWALD DE ANDRADE à
CASÉ ANGATU

Metodologia

Aulas expositivas.
Compartilhar leituras e escritas.
Criação de textos

Observação

-->