Turma AV010 - Imagem: construção e representação - Turma A

Nome

Imagem: construção e representação

Subtítulo

Para uma história de arquivos fotográficos/audiovisuais: imagens e políticas de memória

Cód. Disciplina - Turma

AV010 - A


Sala A definir
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV010 - Imagem: construção e representação
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Iara Lís Franco Schiavinatto

Professor convidado

Cristina Beskow

Critério de Avaliação

Participação ativa nos debates, realização de pesquisa em arquivos negociados em sala e em relação ao AEL.
 

Bibliografia

AZOULAY, Ariella. Archive. In Political concepts: a critical lexicon. 2017. Disponível em http://www.politicalconcepts.org/archive-ariella-azoulay/ 

BEIGUELMAN, Giselle. Impulso historiográfico. Select 40, primavera, p. 178-191, 2018. 

CARNEIRO, Anne. Entrevista com Anne Lafont. In LAFONT, Anne. Uma africana no Louvre. São Paulo: Bazar do tempo, 2022. 

DIAS, Susana de Sousa. "Corpos estranhos ou desigualdades inscritas na película". In Arte e gênero: mulheres e criação artística. 230-240. Artística (ed. Cristina Pratas Cruzeiro e Rui Oliveira Lopes). Lisboa: CIEBA/FBAUL, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

LAFONT, Anne. Violências monumentais: é possível desarmar os símbolos? In A arte dos mundos negros: história, teoria e crítica. São Paulo: Bazar do tempo, 2023.

LEANDRO, Anita. “A Voz Inaudivel Dos Arquivos.” XIII Estudos de Cinema e Audiovisual - Socine (2011).

LEANDRO, Anita. “O tremor das imagens. Notas sobre o cinema mi- litante”. In: DEVIRES, Belo Horizonte, V. 7, N. 2, JUL/DEZ 2010, p. 98-117

MACHADO, Patrícia. Trânsito de memórias: tomada e retomada de imagens do exílio durante a ditadura militar brasileira. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, v. 44, n. 48, São Paulo, jul.-dez. 2017.

MBEMBE, Achille. O poder do arquivo e seus limites. Tradução de Camila Matos. In.: MBEMBE, Achille. The Power of the Archive and its Limits . In.: HAMILTON,
Carolyn; HARRIS, Verne; TAYLOR, Jane; PICKOVER, Michele; REID, Graeme; SALEH, Razia (Orgs.). Refiguring the archive. Kluwer Academic Publishers. London, pp. 19-26. 2002.

PAIVA, A. S. Reviravoltas Decoloniais do Manto Tupinambá: Três Artistas Mulheres e Seus Trabalhos em Torno do Artefato que Se Tornou Ícone da Identidade Brasileira. Vista, [S. l.], n. 13, 2024. DOI: 10.21814/vista.5484. Disponível em: https://revistavista.pt/index.php/vista/article/view/5484.

PEREIRA, Vinícius; SILVA, Alexandra. Braços nas argolas e sorrisos nos rostos: narrativas museais sobre a escravidão. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 80, p. 33–54, 2021. DOI: 10.11606/issn.2316-901X.v1i80p33-54. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/193391.

SCHIAVINATTO, Iara Lis. Figurações do passado em ação: acervamentos fotográficos na família Ferrez. Acervo, [S. l.], v. 36, n. 2, p. 1–33, 2023. Disponível em: https://revista.an.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/2011.

TUGNY, Augustin (et al.). Kwá yepé turusú yuiri assobaja tupinambá: essa é a grande volta do manto tupinambá. Coordenado por Juliana Gontijo; traduzido por Yaguarê Yamã Aripunãguá; ilustrado por Gustavo Caboco. São Paulo: Conversas em Gondwana, 2021. Disponível em https://www.yumpu.com/en/document/read/65935132/catalogo-kwa-yepe-turusu-yuiri-assojaba-tupinamba

TUPINAMBÁ, Glicéria. O território sonha. In: CARNEVALLI, Felipe; REGALDO, Fernanda; et. al. (orgs.). Terra: antologia afro-indígena. São Paulo: Ubu Editora, 2023, p. 179-191.  

TURIN, Rodrigo & LOWANDE, Walter F. F. (orgs.). Antropoceno. Perspectivas Historiográficas. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2024.

VERGÈS, Françoise. “Prefácio”; “Negro é o modelo, branca é a moldura.” In: Decolonizar o museu. São Paulo: UBU Editora, 2023.

Conteúdo

Esta disciplina discute no âmbito da cultura visual, dos estudos fotográficos e na produção audiovisual a questão dos arquivos como políticas de memória e processos de conhecimento com e na imagem. Estudaremos duas séries imagéticas do AEL e outra sobre um acervo fotográfico. Contaremos com a participação de pesquisadores convidados e nos debruçamos em uma literatura especializada.
O debate metodológico ocupará boa parte das aulas, enfocando tecnologias do arquivo, concepções de acervamento, políticas de memória e os sentidos das imagens.

Metodologia

Aulas expositivas. Seminários, Diálogo com convidados com experiência no tema da disciplina, Pesquisa no AEL, Realização de debates focados em arquivos visuais, fotográficos e audiovisuais, baseados em textos e em fontes visuais/audiovisuais. Estudos das experiências e usos de arquivos em Marc/Gilberto Ferrez, Rosângela Rennó,   Rodrigo Faustini e Lauro Escorel. Visita de estudo sobre materialidades no CMU. Enfoque no debate conceitual e metodológico, bem como um exercício de formação de prática tanto para a turma de pós-graduação quanto de graduação, sendo que uma disciplina acompanha a outra.

Observação

-->