Pesquisa em Artes
SubtítuloAC001 - A
A avaliação levará em conta a participação de estudantes nas aulas, a apresentação de seminário e a entrega de um artigo ao final.
AGAMBEN, Giorgio. O que é ser contemporâneo. Chapecó: Argos, 2009.
BOLOGNESI, Mario Fernando. Pensamento e história na pesquisa em artes. ARJ-Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes da ABRACE, ANPAP e ANPPOM, v.1, n.1, p.145-147, Jan./Jun. 2014.
COESSENS, Kathleen. A arte da pesquisa em artes: Traçando práxis e reflexão. in: ARJ - Art Research Journal, vol. 1 nº02, 2014.
Disponível em: https://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5423
GINZSBURG, Carlo. O Fio e os Rastros: Verdadeiro, Falso, Fictício. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
KUHN, T. A Estrutura das revoluções científicas. 5.ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
ROYO, Victoria Pérez et al. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 3, p. 533-558, 2015.
SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1998..
ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. São Paulo: Autores Associados, 1998.
O curso propõe uma discussão inicial sobre a questão das metodologias de pesquisa em Artes da Cena, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a metodologia de seus trabalhos.
- Considerações sobre metodologia e técnicas de pesquisa
- Considerações sobre a pesquisa em artes da cena
- Ferramentas para pesquisa: uso de bases, submissão ao CEP-CHS, revisão das regras da ABNT
- Redação e submissão de artigos (formato, classificação dos periódicos, exigências, ética, etc.)
- Considerações sobre diversos tipos de metodologias em artes ou que possam ser relacionadas às artes
- Discussão sobre as pesquisas em andamento e suas metodologias
As aulas serão expositivas, contando também com debates abertos e discussões dos textos da bibliografia. Na disciplina também está prevista a realização de seminários sobre as práticas investigativas levando em consideração a articulação entre os projetos de pesquisa dos alunos e os conteúdos desenvolvidos na disciplina.