Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

As mulheres e o violão: contexto histórico, repertório e intérpretes

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - B


Sala 41
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Aulas semanais, às sextas-feiras, das 14 às 17 horas, durante o primeiro semestre de 2026. Compositoras e intérpretes que se utilizaram do violão terão revisitadas suas obras e carreiras dentro do instrumento a partir do século XIX. Artistas brasileiras e estrangeiras serão abordadas dentro do contexto específico em que se encontram. Compositoras como Emilia Giuliani-Guglielmi, Catharina Josepha Pelzer, Lalyta Almirón, Tiffany Cuaresma e Roxanna Panufmik, entre várias outras, terão suas obras apresentadas, assim como as intérpretes Josefina Robledo, Luise Walker, Teresa de Rogatis e Ida Presti, dentre muitas. Haverá também análises de obras de compositoras não-violonistas importantes como Esther Scliar, Clarisse Leite, Roxanna Panufnik e Sofia Gubaidulina.

Docentes

Gilson Uehara Gimenes Antunes

Critério de Avaliação

Os alunos deverão fazer uma resenha crítica sobre alguma obras ou interpretação de mulher(es) ao violão. Poderão ser abordadas questões de composição, técnica, interpretação, instrumentação, contexto histórico e outros. Não há limite de laudas para o trabalho.

Bibliografia

AMARAL, Mayara. A mulher compositora e o violão na década de 1970: vertentes analíticas e contextualização histórico-estilística. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007.

DOMENICI, Catarina Leite. A performance musical e o gênero feminino. In: Estudos de

Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. ANPPOM, 2013.

FREIRE, Vanda L. B., PORTELA, Ângela C. H. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. In: Estudos de Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. ANPPOM, 2013.

GARCIA, Cláudia Araújo. A Fuga da Donzela: Relações entre Mulheres, Violão e Discurso na Cultura Brasileira. Revista Vórtex, Curitiba, v.8, n.3, p. 1-21, 2020.

KRUISBRINK, Annette. Guitar music by women composers. Québec, Canadá: Les Production d’OZ, 2009.

LACERDA, Luísa. Trajetórias silenciadas: a contribuição de Eunice Katunda para o repertório violonístico. 1o SIM! - Simpósio Internacional de Violão. UFMG/UNIMONTES/UFSJ - O Violão na América Latina: diálogos, tendências, perspectivas (Anais), Belo Horizonte, 2018.

NOGUEIRA, Isabel; PORTO, Patrícia Pereira. Imagem e representação em mulheres violonistas. Anais do XVII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, p. 1-12, 2007.

OLIVEIRA, Thaís Nascimento. Curso de Violão para Mulheres: a perspectiva de gênero em ensino coletivo de violão e em casa de referência à mulher. Anais do ENECIM - IX Encontro de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, a IV Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Instrumentos e Escolas Especializadas de Música. Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO (sede),15 a 18 dez., 2020.

OLIVEIRA, Thaís Nascimento. Obras de mulheres compositoras para violão: um panorama histórico-estilístico a partir de reflexões sobre música e gênero na universidade. Anais do IX Congresso PERFORMUS’21 - Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM. Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO (sede), 2021.

RECÔVA, Simone Lacorte. Na cadência do gênero: histórias de vida das docentes universitárias violonistas brasileiras (1980-2018). Anais do XXIX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Pelotas, 2019.

RUAS Júnior, José Jarbas Pinheiro. O violão feminino na Primeira República: um viés histórico através da revista o violão. IV Simpósio Internacional de Musicologia - Núcleo de Estudos Musicológicos da EMAC/UFG. VI Encontro de Musicologia Histórica Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ. Pirenópolis, GO - 02 a 06 de jun., 2014.

Conteúdo

Cada aula receberá um contexto específico, iniciando com o século dezenove e o papel pioneiro das violonistas Emilia Giuliani-Guglielmi e Catharina Josepha Pelzer. Em seguida, o papel das discípulas diretas e indiretas de Tarrega, como Josefina Robledo, Lalyta Almirón, Maria Luisa Anido e outras, além de Luise Walker, Adolfina Raitzin de Tavora e outras, passando por intérpretes como Renata Tarragó, Sharon Isbin, Ana Vidovic e, mais recentemente, Laura Snowden e Elena Casoli. Composições específicas serão analisadas, além da escuta e análise interpretativa de violonistas brasileiras e estrangeiras.

Metodologia

Aulas apresentadas em Powerpoint com utilização de vídeos e áudios contextualizando compositoras, obras e intérpretes. Textos serão também analisados e discutidos em sala de aula.

 

Observação

Essas aulas destinam-se não apenas a estudantes de violão, mas a todos os interessados em conhecer, discutir e analisar obras e interpretações de artistas mulheres que se valeram desse instrumento para a difusão e apresentação de suas artes.

 

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