Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloAs mulheres e o violão: contexto histórico, repertório e intérpretes
MS107 - B
Aulas semanais, às sextas-feiras, das 14 às 17 horas, durante o primeiro semestre de 2026. Compositoras e intérpretes que se utilizaram do violão terão revisitadas suas obras e carreiras dentro do instrumento a partir do século XIX. Artistas brasileiras e estrangeiras serão abordadas dentro do contexto específico em que se encontram. Compositoras como Emilia Giuliani-Guglielmi, Catharina Josepha Pelzer, Lalyta Almirón, Tiffany Cuaresma e Roxanna Panufmik, entre várias outras, terão suas obras apresentadas, assim como as intérpretes Josefina Robledo, Luise Walker, Teresa de Rogatis e Ida Presti, dentre muitas. Haverá também análises de obras de compositoras não-violonistas importantes como Esther Scliar, Clarisse Leite, Roxanna Panufnik e Sofia Gubaidulina.
Os alunos deverão fazer uma resenha crítica sobre alguma obras ou interpretação de mulher(es) ao violão. Poderão ser abordadas questões de composição, técnica, interpretação, instrumentação, contexto histórico e outros. Não há limite de laudas para o trabalho.
AMARAL, Mayara. A mulher compositora e o violão na década de 1970: vertentes analíticas e contextualização histórico-estilística. Dissertação (Mestrado em Música) – Escola de Música e Artes Cênicas (Emac), Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
DEL PRIORE, Mary. História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007.
DOMENICI, Catarina Leite. A performance musical e o gênero feminino. In: Estudos de
Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. ANPPOM, 2013.
FREIRE, Vanda L. B., PORTELA, Ângela C. H. Mulheres compositoras: da invisibilidade à projeção internacional. In: Estudos de Gênero, Corpo e Música: abordagens metodológicas. ANPPOM, 2013.
GARCIA, Cláudia Araújo. A Fuga da Donzela: Relações entre Mulheres, Violão e Discurso na Cultura Brasileira. Revista Vórtex, Curitiba, v.8, n.3, p. 1-21, 2020.
KRUISBRINK, Annette. Guitar music by women composers. Québec, Canadá: Les Production d’OZ, 2009.
LACERDA, Luísa. Trajetórias silenciadas: a contribuição de Eunice Katunda para o repertório violonístico. 1o SIM! - Simpósio Internacional de Violão. UFMG/UNIMONTES/UFSJ - O Violão na América Latina: diálogos, tendências, perspectivas (Anais), Belo Horizonte, 2018.
NOGUEIRA, Isabel; PORTO, Patrícia Pereira. Imagem e representação em mulheres violonistas. Anais do XVII Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, São Paulo, p. 1-12, 2007.
OLIVEIRA, Thaís Nascimento. Curso de Violão para Mulheres: a perspectiva de gênero em ensino coletivo de violão e em casa de referência à mulher. Anais do ENECIM - IX Encontro de Ensino Coletivo de Instrumento Musical, a IV Encontro do Fórum Permanente de Ensino de Instrumentos e Escolas Especializadas de Música. Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO (sede),15 a 18 dez., 2020.
OLIVEIRA, Thaís Nascimento. Obras de mulheres compositoras para violão: um panorama histórico-estilístico a partir de reflexões sobre música e gênero na universidade. Anais do IX Congresso PERFORMUS’21 - Associação Brasileira de Performance Musical – ABRAPEM. Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia/GO (sede), 2021.
RECÔVA, Simone Lacorte. Na cadência do gênero: histórias de vida das docentes universitárias violonistas brasileiras (1980-2018). Anais do XXIX Congresso da ANPPOM - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Pelotas, 2019.
RUAS Júnior, José Jarbas Pinheiro. O violão feminino na Primeira República: um viés histórico através da revista o violão. IV Simpósio Internacional de Musicologia - Núcleo de Estudos Musicológicos da EMAC/UFG. VI Encontro de Musicologia Histórica Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ. Pirenópolis, GO - 02 a 06 de jun., 2014.
Cada aula receberá um contexto específico, iniciando com o século dezenove e o papel pioneiro das violonistas Emilia Giuliani-Guglielmi e Catharina Josepha Pelzer. Em seguida, o papel das discípulas diretas e indiretas de Tarrega, como Josefina Robledo, Lalyta Almirón, Maria Luisa Anido e outras, além de Luise Walker, Adolfina Raitzin de Tavora e outras, passando por intérpretes como Renata Tarragó, Sharon Isbin, Ana Vidovic e, mais recentemente, Laura Snowden e Elena Casoli. Composições específicas serão analisadas, além da escuta e análise interpretativa de violonistas brasileiras e estrangeiras.
Aulas apresentadas em Powerpoint com utilização de vídeos e áudios contextualizando compositoras, obras e intérpretes. Textos serão também analisados e discutidos em sala de aula.
Essas aulas destinam-se não apenas a estudantes de violão, mas a todos os interessados em conhecer, discutir e analisar obras e interpretações de artistas mulheres que se valeram desse instrumento para a difusão e apresentação de suas artes.