Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
SubtítuloAnálise musical e performance do repertório vocal de câmara
MS107 - C
Disciplina direcionada a cantores, pianistas e regentes corais.
1. Trabalho final escrito contendo a análise de uma obra vocal (obra para voz solo, canção de câmara, peça para coro a capella ou acompanhado por piano, orgão ou violão.
2. Apresentação de seminário sobre a análise de uma obra (comunicação de 15min), com performance musical da obra analisada.
FERNANDES, Angelo José et al. Aspectos históricos e composicionais nas canções de câmara de Carlos Alberto Pinto Fonseca. In: FERNANDES, Angelo José. Carlos Alberto Pinto Fonseca: o regente, o compositor e a obra. Campinas: UNICAMP, Selo Instituto de Artes, 2024, p.249-285.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. 14 ed. Ver. e atualizada. São Paulo: Editora Ática, 2008.
KOSTKA, Stefan. Materials and techniques of twentieth century music. Upper Saddle River: Prentice-Hall, 2006.
MARINHO, Andrew Aleixo, CAVINI, Leandro Augusto, FERNANDES, Angelo José. O Rio (1965) para coro misto a capella, de Carlos Alberto Pinto Fonseca com texto de Manuel Bandeira: edição crítica e análise musical para a performance. In: FERNANDES, Angelo José. Carlos Alberto Pinto Fonseca: o regente, o compositor e a obra. Campinas: UNICAMP, Selo Instituto de Artes, 2024, p.231-248.
RINK, John. Analysis and (orr) performance. In : Rink, John (org). Musical Performance: a guide to understanding. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. p. 35-58.
ROSCANI, Tiago Morandi, CAVINI, Leandro Augusto, ERNANDES, Angelo José. O moteto Haec Dies (1977) de Carlos Alberto Pinto Fonseca: edição crítica da partitura e análise musical para a performance. In: FERNANDES, Angelo José. Carlos Alberto Pinto Fonseca: o regente, o compositor e a obra. Campinas: UNICAMP, Selo Instituto de Artes, 2024, p.130-171.
SANTOS, Mauro Camilo de Chantal et al. A construção de uma edição de Água do Coração, canção para canto e piano de Carlos Alberto Pinto Fonseca. In: FERNANDES, Angelo José. Carlos Alberto Pinto Fonseca: o regente, o compositor e a obra. Campinas: UNICAMP, Selo Instituto de Artes, 2024, p.286-306.
SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 1996.
STEIN, Deborah e SPILLMAN, Robert. Poetry into Song. Performance and Analysis of Lieder. Oxford University Press. New York. USA, 1996.
1. Análise e (ou?) performance
2. A música vocal em pesquisa artística: texto, música e relação texto-música
3. Peculiaridades do texto musicado
4. A linguagem do performer I: Textura e Estilos vocais
5. A linguagem do performer II: Elementos de temporalidade
6. A linguagem do performer III: Elmentos de interpretação
7. A linguagem musical: Harmonia
8. A linguagem musical: Melodia
9. A linguagem musical: Ritmo e métrica
10. A linguagem musical: Estrutural formal
Aulas expositivas com exposição dos conteúdos, análises auditivas de exemplos musicais (escuta) e discussões a respeito de temas e leituras propostas previamente.