Turma AC002 - Pesquisa Avançada em Artes - Turma C

Nome

Pesquisa Avançada em Artes

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC002 - C


Sala AC 00
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC002 - Pesquisa Avançada em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina terá início em 3 de março de 2026, em sala a ser definida a posteriori.

Docentes

Grácia Maria Navarro

Raquel Scotti Hirson

Critério de Avaliação

 A avaliação será processual e contínua, considerando a participação ativa nas aulas, a apresentação das pesquisas e o engajamento nas discussões coletivas, além da participação em uma reflexão final, na qual serão destacadas as contribuições da disciplina para o desenvolvimento da investigação acadêmica e artística de cada pessoa.

Bibliografia

ANAQUIRI, Mirna Kambeba Omágua – Yetê. Venho do povo das águas: uma travessia autobiográfica nas culturas indígenas e formação docente [manuscrito]. 2022. 231 f.: il.

BARBOSA, F. J. Dudu Iwoye: entre candomblé e teatro: a cenicidade do axé. Olhares, v. 9, n. 1, p. 20–30, 2023. DOI: 10.59418/olhares.v9i1.184. Disponível em: https://www.olharesceliahelena.com.br/olhares/article/view/184. Acesso em: 24 jul. 2024.

FEDERICI, Conrado Augusto Gandara; COLLA, Ana Cristina. Escrita performativa e corpo em jogo. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 54, p. 1–27, 2025. DOI: 10.5965/1414573101542025e203. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/26116. Acesso em: 18 set. 2025.

CORNAGO, Óscar. ¿Hay alguna teoría que no implique una práctica? Relaciones entre conocimiento teórico y conocimiento práctico. In: ____. Ensayos de teoría escénica sobre teatralidad, público y democracia. Madrid: Abada Editores, 2015. p. 99-130.

DIÉGUEZ, Ileana. Interpelando al ‘caballo académico’: por una práctica afectiva y emplazada. Nómadas, n. 50, p. 111-121, abr. 2019. Universidad Central, Colômbia. Disponível em: http://www.scielo.org.co/pdf/noma/n50/0121-7550-noma-50-111.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.

FÉRAL, Josette. ¿Qué puede (o quiere) la teoría del teatro? La teoría como traducción. In: ____. Teatro, teoría y prática: más allá de las fronteras. Buenos Aires: Galerna, 2004.

FERNANDES, Ciane. Pesquisa somático-performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ – Art Research Journal, v. 1, n. 2, p. 76-95, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em: 10 maio 2021.

FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ – Art Research Journal, v. 1, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256. Acesso em: 10 maio 2021.

GERALDI, Silvia. A prática da pesquisa e a pesquisa na prática. In: CUNHA, C.; PIZARRO, D.; VELLOZO, M. A. (orgs.). Práticas somáticas em dança: Body-Mind Centering em criação, pesquisa e performance. Brasília, DF: Editora IFB, 2019. Disponível em: https://www.academia.edu/40238035/Livro_Práticas_Somáticas_em_Dança_Body_Mind_Centering_em_criação_pesquisa_e_performance. Acesso em: 10 maio 2021.

Geraldi, S. M. (2024). Fazer-com a Prática como Pesquisa: tecendo experiências coletivas de produção de saberes nas artes da cena. Revista Aspas, 14(1), 52-69. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v14i1p52-69. Acesso em: 18 set. 2025.

HOOKS, Bell. La teoría como práctica liberadora. Nómadas, n. 50, p. 123-135, abr. 2019. Universidad Central, Colômbia. Disponível em: http://nomadas.ucentral.edu.co/nomadas/pdf/nomadas_50/50_8H_la_teoria_como_practica_liberadora.pdf. Acesso em: 10 maio 2021.

LEAL, Mara; DIÉGUEZ, Ileana. (Org.). Desmontagens: Processos de Pesquisa e Criação nas Artes da Cena. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2018, v. 1.

MOMBAÇA, Jota. Rastros de uma submetodologia indisciplinada. Revista Concinnitas, v. 1, n. 28, p. 334–354, 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/25925. Acesso em: 10 maio 2021.

Pérez Royo (Universidad de Zaragoza – Zaragoza, Espanha), V. (2022). Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(3), 533–558. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/57862. Acesso em: 18 set. 2025. 

TAVARES BORGES LEAL, Dodi. Espacialidade travesti: habitat de gênero e práticas topográficas de corpos trans nas artes da cena brasileira. Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 38, p. 1–19, 2020. DOI: 10.5965/14145731023820200003. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/18156. Acesso em: 24 jul. 2024.

VELARDI, Marilia. Questionamentos e propostas sobre corpos de emergência: reflexões sobre investigação artística radicalmente qualitativa. Moringa, v. 9, n. 1, p. 43-54, jan./jun. 2018. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2177-8841.2018v9n1.40646. Acesso em: 10 maio 2021.

XAKRIABÁ, Célia. Amansar o giz. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 14, p. 110-117, 2020. Disponível em: https://piseagrama.org/amansar-o-giz/. Acesso em: 10 maio 2021.

Conteúdo

A disciplina abordará a discussão de metodologias aplicadas à pesquisa em artes, em diálogo com os debates contemporâneos no campo artístico e acadêmico. Serão realizadas apresentações e discussões das pesquisas em andamento, de modo a favorecer a troca entre participantes e ampliar perspectivas por meio da contribuição de docentes convidados em temas específicos. O percurso incluirá o compartilhamento de referências bibliográficas, a partir de indicações iniciais e com expansão a partir das contribuições coletivas. Além disso, serão oferecidas orientações sobre os trâmites junto ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) e sobre o uso do Repositório de Dados (REDU), bem como a análise das linhas de pesquisa do Programa, com atenção às suas singularidades e intersecções. A disciplina culmina no aprofundamento do conceito de “criação como investigação”, reconhecendo a prática artística como forma legítima de produção de conhecimento.

Metodologia

 A disciplina será conduzida por meio de aulas expositivas, seminários com docentes convidados, apresentações de projetos de pesquisa e atividades reflexivas, de modo a articular teoria, prática e investigação crítica no campo das artes. Serão promovidas discussões sobre os trâmites relacionados ao Conselho de Ética em Pesquisa (CEP) e oferecidas orientações quanto ao uso do Repositório de Dados (REDU) e à submissão de artigo científico. O percurso metodológico privilegia a construção coletiva do conhecimento, o diálogo interdisciplinar e a integração entre prática artística e reflexão acadêmica.

Observação

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