Turma AC102 - Zona de Contágio - Turma A

Nome

Zona de Contágio

Subtítulo

Encontro com Saberes Indígenas

Cód. Disciplina - Turma

AC102 - A


Sala CMU-CB 51
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC102 - Zona de Contágio
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 45
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

A disciplina será ofecerida juntamente à disciplina eletiva da graduação AD962 - Tópicos especiais em Extensão III: Encontro com Saberes Indígenas

Docentes

Larissa Sato Turtelli

Paula Caruso Teixeira

Critério de Avaliação

Participação nas atividades prospotas. Presteza no cumprimento das tarefas. Escrita do relatório final.

Bibliografia

DANAGA, Amanda Cristina; PEGION, Edmundo Antonio. Povos indígenas em São Paulo: novos olhares. São Carlos: EdUFSCar, 2021.

KAINGANG, Guarani Nhandewa e Terena : resistência já! fortalecimento e união das culturas indígenas / editores: Viviane Wermelinger Guimarães, Marília Xavier Cury, Carla Gibertoni Carneiro, Maurício André da Silva. -- São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/400533.pdf

 

LONGHINI, Leonardo Zaiden. A aldeia e a cidade: identidade e devir entre os terena da Terra Indígena de Araribá. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação). USP. São Paulo: USP, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-10062020-150546/pt-br.php

MBuYA, Guarani. Nhande Mbaraete: Fortalecimento da história guarani: Terra Indígena Jaraguá. São Paulo: Trança Edições, 2017. Disponível em: http://www.etnolinguistica.org/biblio:mbya-2017-nhande

RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intéprete. Salvador: Solisluna Editora, 2018.

 

SILVA, Fabio de Oliveira Nogueira da. Elementos de etnografia Mbyá: lideranças e grupos familiares na aldeia Tekoá Pyaú (Jaraguá - São Paulo). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). USP. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-26052008-150345/pt-br.php

Conteúdo

Disciplina voltada a atividades de extensão com comunidades indígenas do estado de São Paulo. Abarcará principalmente os seguintes tópicos:

- preparação prática-teórica para a realização das atividades de extensão, com conversas sobre extensão universitária e sobre as etnias indígenas envolvidas, conversas com pessoas dessas comunidades e construção das ações que serão realizadas;

- idas às comunidades para a realização das atividades artísticas de extensão;

- produção de um evento com a vinda de lideranças indígenas para o Instituto de Artes.

Pretende-se entrar em contato com as seguintes comunidades indígenas:

(1) Terra Indígena Jaraguá dos povos Guarani Mbya e Guarani Nhandeva (São Paulo);

(2) Terra Indígena Araribá, dos povos Terena, Kaingang, Guarani e Guarani Nhandeva (Avaí); também será feito contato com a Associação das Mulheres Indígenas do Centro-Oeste Paulista e o Coletivo de Mulheres Indígenas da TI Araribá.

(3) Terra Indígena Boa Vista do Sertão do Promirim do povo indígena Guarani Mbya (Ubatuba).

Metodologia

Leitura de textos. Conversas com pessoas das comunidades. Trabalho de produção, trocas de e-mails e mensagens, telefonemas, escrita de projetos para levantamento de recursos financeiros. Viagens aos locais das comunidades. Avaliação crítica das atividades realizadas por meio de um relatório escrito.

Observação

 

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