Zona de Contágio
SubtítuloEncontro com Saberes Indígenas
AC102 - A
A disciplina será ofecerida juntamente à disciplina eletiva da graduação AD962 - Tópicos especiais em Extensão III: Encontro com Saberes Indígenas
Participação nas atividades prospotas. Presteza no cumprimento das tarefas. Escrita do relatório final.
DANAGA, Amanda Cristina; PEGION, Edmundo Antonio. Povos indígenas em São Paulo: novos olhares. São Carlos: EdUFSCar, 2021.
KAINGANG, Guarani Nhandewa e Terena : resistência já! fortalecimento e união das culturas indígenas / editores: Viviane Wermelinger Guimarães, Marília Xavier Cury, Carla Gibertoni Carneiro, Maurício André da Silva. -- São Paulo: Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, 2018. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.santoandre.sp.gov.br/pesquisa/ebooks/400533.pdf
LONGHINI, Leonardo Zaiden. A aldeia e a cidade: identidade e devir entre os terena da Terra Indígena de Araribá. Dissertação (Mestrado em Psicologia: Processos Culturais e Subjetivação). USP. São Paulo: USP, 2018. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59142/tde-10062020-150546/pt-br.php
MBuYA, Guarani. Nhande Mbaraete: Fortalecimento da história guarani: Terra Indígena Jaraguá. São Paulo: Trança Edições, 2017. Disponível em: http://www.etnolinguistica.org/biblio:mbya-2017-nhande
RODRIGUES, Graziela. Bailarino-Pesquisador-Intéprete. Salvador: Solisluna Editora, 2018.
SILVA, Fabio de Oliveira Nogueira da. Elementos de etnografia Mbyá: lideranças e grupos familiares na aldeia Tekoá Pyaú (Jaraguá - São Paulo). Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). USP. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-26052008-150345/pt-br.php
Disciplina voltada a atividades de extensão com comunidades indígenas do estado de São Paulo. Abarcará principalmente os seguintes tópicos:
- preparação prática-teórica para a realização das atividades de extensão, com conversas sobre extensão universitária e sobre as etnias indígenas envolvidas, conversas com pessoas dessas comunidades e construção das ações que serão realizadas;
- idas às comunidades para a realização das atividades artísticas de extensão;
- produção de um evento com a vinda de lideranças indígenas para o Instituto de Artes.
Pretende-se entrar em contato com as seguintes comunidades indígenas:
(1) Terra Indígena Jaraguá dos povos Guarani Mbya e Guarani Nhandeva (São Paulo);
(2) Terra Indígena Araribá, dos povos Terena, Kaingang, Guarani e Guarani Nhandeva (Avaí); também será feito contato com a Associação das Mulheres Indígenas do Centro-Oeste Paulista e o Coletivo de Mulheres Indígenas da TI Araribá.
(3) Terra Indígena Boa Vista do Sertão do Promirim do povo indígena Guarani Mbya (Ubatuba).
Leitura de textos. Conversas com pessoas das comunidades. Trabalho de produção, trocas de e-mails e mensagens, telefonemas, escrita de projetos para levantamento de recursos financeiros. Viagens aos locais das comunidades. Avaliação crítica das atividades realizadas por meio de um relatório escrito.