Seminário Experimental
SubtítuloAnálise musical
MS260 - A
(1) Trabalho final de análise de obra a ser escolhida pelos estudantes, apresentado em duas versões: (1.1) escrita, em forma de resumo expandido (30%); (1.2) comunicação oral apresentada à turma (30%); (2) assiduidade, incluindo participação em aulas e realização de trabalhos preparatórios para cada aula (40%).
BERIO, Luciano. Remembering the Future. Cambridge: Harvard University Press, 2006[1993/1994].
CANNONE, Clément. GUERPIN, Martin. Pour une génétique de l’improvisation musicale (première partie), Genesis [Online], 47 | 2018 URL : http://journals.openedition.org/genesis/3749 ; DOI : https://doi.org/10.4000/genesis.3749
________________________________. Pour une génétique de l’improvisation musicale (seconde partie), Genesis [En ligne], 48 | 2018 URL : http://journals.openedition.org/genesis/4247 ; DOI : https://doi.org/10.4000/genesis.4247
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DELALANDE, François. Analiser la musique, Pourquoi, Comment ?. INA Éditions. Paris 2013.
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Artigo XXXV ANPPOM anônimo.docx
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OLIVEIRA, Francisco Z. N.; PACKER, Max. Exploração de ambiguidades harmônicas por meio do comentário composicional: um estudo sobre Masque, de Scriabin. In: Musica Theorica, vol. 9, n. 2, 2024, pp. 1-48.
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VILALVA, Luís A. S.; MORAES, Frederick O.; OLIVEIRA, Francisco Z. N. Na Estrada das Areias de Ouro: reflexos do ciclo aurífero (e sua decadência) na canção de Elomar Figueira Mello. In: II Encontro de Musicologia da UFPE, 2025, Recife. No prelo.
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XENAKIS, Iannis. Kéleütha: écrits. L’Arche, Paris 1994.
A presente disciplina tem por principais objetivos: familiarizar os participantes com os principais recursos teóricos, tecnológicos e conceituais da análise musical hoje, sempre apresentados em função de casos concretos, abrangendo uma ampla gama de repertórios (escrita, improvisada, eletroacústica…); e ajudar os estudantes a desenvolver projetos próprios de análise, inclusive e sobretudo aqueles implicados em seus respectivos projetos de pesquisa.
Tópicos a serem abordados podem envolver (com maior ou menor ênfase, em função dos projetos dos estudantes matriculados):
- ferramentas analíticas consolidadas
- investigação de processos criativos (incluindo crítica genética)
- análise musical através do próprio fazer (poiesis) musical
- uso de softwares na realização e na apresentação de análises
- formalizações de estruturas musicais.
(1) Aulas expositivas envolvendo:
(1.1) abordagens, ferramentas, conceitos teóricos e fundamentos epistemológicos da análise musical;
(1.2) aplicação e/ou derivação dos fundamentos teóricos em casos concretos;
(2) Discussão sobre projetos individuais de análise.