Turma MS260 - Seminário Experimental - Turma A

Nome

Seminário Experimental

Subtítulo

Análise musical

Cód. Disciplina - Turma

MS260 - A


Sala 22, 35 ou 41 do Dep. Música, sala 03 da CPG, ou sala multiuso do NICS
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS260 - Seminário Experimental
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira

Stéphan Olivier Schaub

Critério de Avaliação

(1) Trabalho final de análise de obra a ser escolhida pelos estudantes, apresentado em duas versões: (1.1) escrita, em forma de resumo expandido (30%); (1.2) comunicação oral apresentada à turma (30%); (2) assiduidade, incluindo participação em aulas e realização de trabalhos preparatórios para cada aula (40%).

Bibliografia

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DELALANDE, François. Analiser la musique, Pourquoi, Comment ?. INA Éditions. Paris 2013.

GODT, Irving. Music About Words: Madrigalism and Other Text Influences in Music. Indiana, PA: Irving Godt, 2004.

Artigo XXXV ANPPOM anônimo.docx

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MOLINO, Jean, Fait musical et sémiologie de la musique, In: Musique en jeu, 1975, pp. 37-62.

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OLIVEIRA, Francisco Z. N.; PACKER, Max. Exploração de ambiguidades harmônicas por meio do comentário composicional: um estudo sobre Masque, de Scriabin. In: Musica Theorica, vol. 9, n. 2, 2024, pp. 1-48.

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VILALVA, Luís A. S.; OLIVEIRA, Francisco Z. N. Na Estrada das Areias de Ouro e Cantoria Pastoral: análise estrutural de mitos em duas canções de Elomar Figueira Mello. In: XXXV Congresso da ANPPOM, 2025, Campo Grande. No prelo.

VILALVA, Luís A. S.; MORAES, Frederick O.; OLIVEIRA, Francisco Z. N. Na Estrada das Areias de Ouro: reflexos do ciclo aurífero (e sua decadência) na canção de Elomar Figueira Mello. In: II Encontro de Musicologia da UFPE, 2025, Recife. No prelo.

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XENAKIS, Iannis. Kéleütha: écrits. L’Arche, Paris 1994.

Conteúdo

A presente disciplina tem por principais objetivos: familiarizar os participantes com os principais recursos teóricos, tecnológicos e conceituais da análise musical hoje, sempre apresentados em função de casos concretos, abrangendo uma ampla gama de repertórios (escrita, improvisada, eletroacústica…); e ajudar os estudantes a desenvolver projetos próprios de análise, inclusive e sobretudo aqueles implicados em seus respectivos projetos de pesquisa.

Tópicos a serem abordados podem envolver (com maior ou menor ênfase, em função dos projetos dos estudantes matriculados):

- ferramentas analíticas consolidadas

- investigação de processos criativos (incluindo crítica genética)

- análise musical através do próprio fazer (poiesis) musical

- uso de softwares na realização e na apresentação de análises

- formalizações de estruturas musicais.

Metodologia

(1) Aulas expositivas envolvendo:

(1.1) abordagens, ferramentas, conceitos teóricos e fundamentos epistemológicos da análise musical; 

(1.2) aplicação e/ou derivação dos fundamentos teóricos em casos concretos;

(2) Discussão sobre projetos individuais de análise.

Observação

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