Turma AC001 - Pesquisa em Artes - Turma B

Nome

Pesquisa em Artes

Subtítulo

SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ARTES

Cód. Disciplina - Turma

AC001 - B


Sala Sala ainda será definida.
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AC001 - Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Algumas aulas conjuntas com a Disciplina AC002 Pesquisa Avançada em Artes - Turma C, com  tópicos técnicos e éticos, de interesse comum às duas disciplinas - AC001 e AC002 -  relacionados ao CEP, às Normas Bibliográficas, etc. Indico que,  por ser a única responsável pela disciplina, estarei presente em todas as aulas e que a carga horária de cada disciplina é considerada independentemente.

Docentes

Isa Etel Kopelman

Professor convidado

Gracia Navarro e Raquel Scotti Hirson

Critério de Avaliação

Presença e participacão  em aulas, por meio das discussões e apresentações de seminários sobre  os projetos relacionando-os às interfaces teóricas, às  reflexões e aos questionamentos dos assuntos apresentados; trabalhos finais individuais, com temas previamente acordados entre a docente e os alunos.

Bibliografia

COESSENS: Traçando práxis e reflexão. ARJ - Art Research Journal, v.1, n, Kathleen. A arte da pesquisa em artes.2, 2014. Disponível em: http://www.periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5423.

CARDOSO, Rodney; RAQUEL, Fernanda. Metáforas e a Técnica Klauss Vianna: aquilo que transita entre o corpo que se move e que move a escrita. Cena, [S. l.], v. 43, n. 3, 2025

DELGADO, Maria. A pesquisa em artes cênicas na Inglaterra In: RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e ciência: Abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012 (241-250)

FERNANDES, Ciane. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. ARJ - Art Research Journal, v.1, n.2, p. 76-95, jul.-dez. 2014.

FORTIN, Sylvie; TRAD. HELENA MELLO, CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA ETNOGRAFIA E DA AUTO-ETNOGRAFIA PARA A PESQUISA NA PRÁTICA ARTÍSTICA. Cena, [S. l.], n. 7, p. 77, 2010. 

LATUOUR, Bruno, Como falar do corpo? A dimensão normativa dos estudos sobre a ciência. In: Objetos Impuros: Experiências em Estudos sobre a Ciência. Porto: Edições Afrontamento e autores, pp. 39-60, (2008)

MARINIS, Marco De. Pesquisa, Experimentação e Criação em Teatro no Século XX. Tradução do francês: Paulo Pinheiro. ARJ - Art Research Journal, v.1, n.2, 2014.

MORAES, Marcia Oliveira. O conceito de rede na filosofia mestiça. Revista Informare, v. 6, n. 1, pp 12-20, (2000)

NOBRE, Renarde Freire..Nietzsche e a escrita artística do pensamento

scielo.br

https://www.scielo.br › trans

SAUMELL, Merce. A pesquisa em artes cênicas na Espanha. In: RAMOS, Luiz Fernando (Org.). Arte e ciência: Abismo de rosas. São Paulo: ABRACE, 2012 (251- 258)

Novas Tecnologias e Sociedade Pedagógica de M Serres. 2000

https://www.scielo.br/j/icse/a/5VytkR8wpmS3ZFSNTkVx3Bw/?lang=pt&format=pdf

STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, Brasil, n. 69, p. 442-464, abr. 2018.

 

 

 

Conteúdo

Trata-se  de discutir os caminhos específicos da pesquisa científica em artes da cena, estimulando o artista pesquisador aos meios e à descoberta de atalhos que o possibilitem a um processo investigativo híbrido, de caráter transdisciplinar, e com a realização do registro escrito, no contexto de uma reflexão acadêmica.

Metodologia

A metodologia apoia-se a) na informação sobre as exigências técnicas e éticas, no âmbito de uma investigação acadêmica, bem como em informações fornecidas por relatos de pesquisas em artes da cena, em outras universidades; b) em discussões, baseadas nas leituras teóricas, induzindo questionamentos, sugerindo caminhos e possibilidades investigativas para cada proposta; e c)  no foco de um registro, privilegiadamente, escrito, como tradução de um projeto privilediadamente corporal. 

Observação

-->