Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual
SubtítuloPoética Sonora e Musical do Audiovisual: Comutações
MS109 - A
Interessados em cursar a disciplina como alunos especiais devem enviar carta de intenção e mini currículo.
Início das aulas:
Poética Sonora e Musical do Audiovisual: Comutações é uma disciplina que propõe o estudo das trilhas sonoras tendo como ênfase seus fundamentos estruturantes. Trata-se de uma abordagem poética, que se inicia na linguagem cinematográfica e desenvolve-se no sentido de abranger os novos gêneros que proliferam a partir do desenvolvimento das mídias digitais e dos novos recursos tecnológicos. Neste semestre a disciplina ganha um caráter experimental, por meio da prática de comutações sonoras em material audiovisual. A disciplina é oferecida para os alunos do Programa de Pós-graduação em Música e Programa de Pós-graduação em Multimeios, mas aceita alunos de outros programas. Interessados em cursar a disciplina como alunos especiais devem realizar a pré-inscrição pela internet e enviar carta de intenção e mini currículo.
A avaliação dos alunos será feita tendo como referência os seguintes itens:
Presença e participação
Realização das atividades propostas
Realização e apresentação de trabalho de conclusão da disciplina.
CARRASCO, Ney. Trilha Musical: música e articulação fílmica. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA-USP, 1993. CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera, 2003.
Chion, Michel. Audiovision: sound on screen. New York: Columbia Univ. Press. 1994. FLORES, Virgínia. O cinema: uma arte sonora. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. LoBRUTTO, Vincent.
Sound on film. London:Praeger,1994. MENDES, Eduardo Santos.
Walter Murch: A Revolução no Pensamento Sonoro Cinematográfico Tese de doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2000. PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PRENDERGAST, Roy.
Film music: A neglected art. New York: WW Norton, 1977.
ROSENFELD, Anatol, O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985
WEISS, Elisabeth e BELTON, John. Film sound: theory and practice. NY: Columbia, 1985.
Origens 1: Dramaturgia Musical
Origens 2: Primórdios do Cinema
Origens 3: O som sincronizado
Processo de formação do conceito de Trilha Sonora
Polifonia Audiovisual: os eixos horizontal e vertical
Relações objetivas e subjetivas na polifonia audiovisual
Dramaturgia e Narrativa
A lírica audiovisual
O cinema e suas derivações
Novas formas audiovisuais
Aulas presenciais e online.
Atividades extra classe.
Projeção de filmes e material audiovisual.
Exercícios práticos de comutação sonora.
Realização e apresentação de trabalho de conclusão da disciplina.
Interessados em cursar a disciplina como alunos especiais devem enviar carta de intenção e mini currículo.