Turma MS109 - Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual

Subtítulo

Poética Sonora e Musical do Audiovisual: Comutações

Cód. Disciplina - Turma

MS109 - A


Sala Departamento de Música - Sala MU041
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Sim
Oferecimento DAC Sexta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS109 - Tópicos Especiais em Música Aplicada à Dramaturgia e ao Audiovisual
Programa Música
Nível Pós-graduação
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA

Interessados em cursar a disciplina como alunos especiais devem enviar carta de intenção e mini currículo.

Início das aulas: 

 

Poética Sonora e Musical do Audiovisual: Comutações é uma disciplina que propõe o estudo das trilhas sonoras tendo como ênfase seus fundamentos estruturantes. Trata-se de uma abordagem poética, que se inicia na linguagem cinematográfica e desenvolve-se no sentido de abranger os novos gêneros que proliferam a partir do desenvolvimento das mídias digitais e dos novos recursos tecnológicos. Neste semestre a disciplina ganha um caráter experimental, por meio da prática de comutações sonoras em material audiovisual. A disciplina é oferecida para os alunos do Programa de Pós-graduação em Música e Programa de Pós-graduação em Multimeios, mas aceita alunos de outros programas. Interessados em cursar a disciplina como alunos especiais devem realizar a pré-inscrição pela internet e enviar carta de intenção e mini currículo.

 

Docentes

Claudiney Rodrigues Carrasco

Critério de Avaliação

A avaliação dos alunos será feita tendo como referência os seguintes itens:

Presença e participação

Realização das atividades propostas

Realização e apresentação de trabalho de conclusão da disciplina.

Bibliografia

CARRASCO, Ney. Trilha Musical: música e articulação fílmica. Dissertação de mestrado. São Paulo: ECA-USP, 1993. CARRASCO, Ney. Sygkhronos: a formação da poética musical do cinema. São Paulo: Via Lettera, 2003.

Chion, Michel. Audiovision: sound on screen. New York: Columbia Univ. Press. 1994. FLORES, Virgínia. O cinema: uma arte sonora. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006. LoBRUTTO, Vincent.

Sound on film. London:Praeger,1994. MENDES, Eduardo Santos.

Walter Murch: A Revolução no Pensamento Sonoro Cinematográfico Tese de doutorado. São Paulo: ECA/USP, 2000. PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1997. PRENDERGAST, Roy.

Film music: A neglected art. New York: WW Norton, 1977.

ROSENFELD, Anatol, O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985

WEISS, Elisabeth e BELTON, John. Film sound: theory and practice. NY: Columbia, 1985.

Conteúdo

Origens 1: Dramaturgia Musical

Origens 2: Primórdios do Cinema

Origens 3: O som sincronizado

Processo de formação do conceito de Trilha Sonora

Polifonia Audiovisual: os eixos horizontal e vertical

Relações objetivas e subjetivas na polifonia audiovisual

Dramaturgia e Narrativa

A lírica audiovisual

O cinema e suas derivações

Novas formas audiovisuais

Metodologia

Aulas presenciais e online.

Atividades extra classe.

Projeção de filmes e material audiovisual.

Exercícios práticos de comutação sonora.

Realização e apresentação de trabalho de conclusão da disciplina.

Observação

Interessados em cursar a disciplina como alunos especiais devem enviar carta de intenção e mini currículo.

-->