Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Subtítulo
Canto: técnica, interpretação e pedagogia
Cód. Disciplina - Turma
MS107 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Obs.: As aulas dessa disciplina terão início no dia 06/03/2018.
Docentes
Critério de Avaliação
Participação nas aulas de canto com a apresentação de pelo menos 5 obras diferentes ao longo do semestre de diferentes gêneros e estilos.
Bibliografia
BUNCH, Meribeth. Dynamics of the singing voice. New York: Springer-Verlag Wien New York, 1997.
ELLIOT, Martha. Singing in style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006.
MABRY, Sharon. Exploring twentieth-century vocal music. Oxford: Oxford University Press, 2002.
MILLER, Richard. National schools of singing: English, French, German, and Italian techniques of singing revised. Lanham: The Scarecrow Press, Inc., 1977.
__________. On the art of singing. Oxford: Oxford University Press, 1996.
__________. The Structure of Singing. New York: G. Schirmer, 1986.
__________. Training soprano voices. New York: Oxford University Press, 2000.
__________. Training tenor voices. Belmont: G. Schirmer, 1993.
NEWTON, George. Sonority in singing: an historical essay. Nova York: Ed. Vantage, 1984.
POTTER, John. The Cambridge companion to singing. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. p.178-191.
STARK, James. Bel canto: a history of vocal pedagogy. Toronto: University of Toronto Press, 1999.
Conteúdo
Estudos técnicos, históricos, de repertório e de interpretação aplicados a uma produção selecionada para cantores líricos e pianistas colaboradores.
Metodologia
Aulas de canto expositivas e práticas em forma de masterclass.
Leitura de textos que tratam da interpretação musical no âmbito da prática vocal distribuídos semanalmente para reflexão.
Observação
Esta disciplinas é oferecida somente a cantores líricos e pianistas colaboradores.