Turma MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Subtítulo
Introdução
Cód. Disciplina - Turma
MS110 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quinta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
MS110 - Tópicos Especiais em Etnomusicologia
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
Esta disciplina terá início no dia 8/03
Docentes
Critério de Avaliação
Resenha de uma etnografia etnomusicológica recente (30%);
Desenvolvimento de um trabalho escrito (ap. 4000 palavras) baseado numa questão relevante para a etnomusicologia contemporânea. Os temas para os trabalhos serão definidos em sala de aula (70%).
Bibliografia
BLACKING, John. How musical is man? Seattle and London: University of Washington Press, 1973.
CAMBRAIA, Vincenzo. Novas estratégias na pesquisa musical: pesquisa participative e etnomusicologia. In Música em debate: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: Mauade X, 2008.
PINTO, Tiago de Oliveira. “Som e música. Questões de uma antropologia sonora”. Revista de antropologia, 44(1), 2001, pp. 221-86. [http://www.scielo.br/pdf/ra/v44n1/5345.pdf]
REILY, Suzel. Voices of the Magi: Enchanted Visions in Southeast Brazil. Chicago: University of Chicago Press, 2002.
RICE, Timothy. Reflections on Music and Meaning: metaphor, signification, and control in the Bulgarian case. British Journal of Ethnomusicology, 10(1):19-38, 2001.
SEEGER, Anthony. Por que cantam os Kisêdjê. Rio de Janeiro: Cosac Naify, 2015.
_____. Etnografia da música. Cadernos de pesquisa, 17: 237-59, 2008.
STANYEK, Jason (org.). Forum on Transcription. Twentieth Century Music, 11(1): 101-161.
TURINO, Thomas. Music as Social Life: The Politics of Participation. Chicago: The University of Chicago Press, 2008.
Conteúdo
Visão sobre a formação da etnomusicologia e seu processo atual de desenvolvimento;
Visão panorâmica de debates teóricos contemporâneos nas musicologias e ciências sociais e das formas como etnomusicólogos no Brasil e no exterior se engajam com essas correntes atuais;
Apreciação de como conceitos etnomusicológicos são formulados e disseminados;
Conhecimento básico de alguns sistemas musicais não-ocidentais.
Metodologia
Aulas expositivas;
Disucssões coletivas;
Apresentações de alunos;
Leitura individual;
Exercícios de escrita acadêmica.
Observação