Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Psicologia histórico-cultural e educação musical

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - A


Sala Inst. de Economia, Prédio Anexo, Sala 3
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Silvia Cordeiro Nassif

Critério de Avaliação

Presença e participação nas aulas Trabalho final no formato de seminário oral Entrega de um trabalho individual escrito

Bibliografia

PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulp: Cortez, 2005. NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. O biológico e o cultural na música. Digital Art&, São Paulo, n.9, 2008. VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexander R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone / USP, 1998. VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999. VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009. VIGOTSKI, Lev S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999. VIGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. Tomos I a IV. Madrid: Visor, 2001. VIGOTSKI, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, v. 21, n.4, São Paulo, 2010, p.681-701. VIGOTSKI, Lev S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010. VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Conteúdo

Este curso se propõe a abordar as contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação musical. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, inclui-se: - O biológico e o cultural no desenvolvimento - O conceito de mediação social e semiótica - O desenvolvimento da percepção e memória - A imaginação e a criação na infância - A relação entre desenvolvimento e aprendizagem - Pesquisas em educação musical

Metodologia

Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas. Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.

Observação

O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula. Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.