Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma A
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Psicologia histórico-cultural e educação musical
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - A
Sala
Inst. de Economia, Prédio Anexo, Sala 3
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
Presença e participação nas aulas
Trabalho final no formato de seminário oral
Entrega de um trabalho individual escrito
Bibliografia
PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulp: Cortez, 2005.
NASSIF-SCHROEDER, Silvia C. O biológico e o cultural na música. Digital Art&, São Paulo, n.9, 2008.
VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexander R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VIGOTSKI, Lev S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone / USP, 1998.
VIGOTSKI, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, Lev S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.
VIGOTSKI, Lev S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, Lev S. Obras escogidas. Tomos I a IV. Madrid: Visor, 2001.
VIGOTSKI, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, v. 21, n.4, São Paulo, 2010, p.681-701.
VIGOTSKI, Lev S. Psicologia Pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VIGOTSKI, Lev S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
Conteúdo
Este curso se propõe a abordar as contribuições da psicologia histórico-cultural para a educação musical. Entre as temáticas a serem desenvolvidas, inclui-se:
- O biológico e o cultural no desenvolvimento
- O conceito de mediação social e semiótica
- O desenvolvimento da percepção e memória
- A imaginação e a criação na infância
- A relação entre desenvolvimento e aprendizagem
- Pesquisas em educação musical
Metodologia
Aulas expositivas dialogadas com base em leituras previamente indicadas. Oportunamente, serão utilizados também exemplos audiovisuais diversos para ilustração e análise dos pontos abordados no curso.
Observação
O cronograma de leituras será distribuído no primeiro dia de aula.
Novos textos poderão ser acrescentados à bibliografia conforme o andamento das discussões em aula, para complementar ou aprofundar alguns tópicos específicos.