Turma AC001 - Pesquisa em Artes - Turma A

Nome

Pesquisa em Artes

Subtítulo
Cód. Disciplina - Turma

AC001 - A


Sala Sala de Reuniões/Depto. Artes Cênicas
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AC001 - Pesquisa em Artes
Programa Artes da Cena
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 15
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 30
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Início das aulas: 27 de fevereiro

Docentes

Larissa de Oliveira Neves Catalão

Gina Monge Aguilar

Critério de Avaliação

- Participação dos debates em sala, nos quais se avaliará a realização das leituras pedidas. - Trabalho escrito final.

Bibliografia

Básica: BOLOGNESI, Mario Fernando. Pensamento e história na pesquisa em artes. ARJ-Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes da ABRACE, ANPAP e ANPPOM, v.1, n.1, p.145-147, Jan./Jun. 2014. BRANDÃO, Tânia. Metodologia nas pesquisas em Artes Cênicas no Brasil. Urdimento – Revista de Estudos Teatrais na América Latina, n. 3, p.4-14, Out./2000. ROYO, Victoria Pérez et al. Sobre a Pesquisa nas Artes: um discurso amoroso. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 5, n. 3, p. 533-558, 2015. CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. São Paulo: Edusp, 1990. Complementar: BYINGTON, Carlos Amadeu Botelho. A pesquisa científica acadêmica na perspectiva da pedagogia simbólica. In: FAZENDA, Ivani (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995, p. 43-74. CORNAGO, Óscar. Onde acaba a teoria? In: NAVAS, Cássia; ISAACSSON, Marta;FERNANDES, Silvia (Orgs.). Ensaios em Cena. São Paulo: ABRACE, 2010. FÉRAL, Josette. Teatro, teoria y prática: más allá de las fronteras. 1a. ed. Buenos Aires, Galerna, 2004. FORTIN, Sylvie; GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. ARJ-Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes da ABRACE, ANPAP e ANPPOM, v. 1, n. 1, p. 1-17, Jan./Jun. 2014. FORTIN, Sylvie. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. Revista Cena, n.7, p.77-88, 2009. GARCIA, José Gustavo Sampaio. O processo de criação em artes cênicas como pesquisa. Tessituras & Criação: Processos de criação em arte, comunicação e ciência. ISSN 2236-3912, n. 1, p.46-56, Mai./2011. MACHADO, Maria Marcondes. O diário de bordo como ferramenta fenomenológica para o pesquisador em artes cênicas. Sala Preta, v. 2, p. 260-263, 2002. PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Tradução: Maria Helena Nery Garcez. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. PASSOS, E.; et al (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010. ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Cadernos de subjetividade, v. 1, n. 2, p. 241-251, 1993. SALLES, Cecília Almeida. Arte e conhecimento. Manuscrítica - Revista de Crítica Genética. Disponível em:http://ojscurso.fflch.usp.br/index.php/manuscritica/article/view/330/244. Acesso em: 05 abr. 2012.

Conteúdo

- As artes como objeto e problema específicos da investigação científica. - Cenários metodológicos da pesquisa em artes da cena. - Reconhecendo territórios: exemplos de pesquisas nas linhas "Técnicas e Processos de Formação do Artista da Cena", "Poéticas e Linguagens da Cena" e "Arte e Contexto" do PPG Artes da Cena. - Procedimentos de revisão de literatura: ferramentas de pesquisa. - Voltando o olhar para a própria pesquisa: revisão metodológica do projeto em curso.

Metodologia

- Aulas expositivas. - Debates abertos e discussão dos textos da bibliografia. - Pesquisa em sala de aula em grupos de estudos. - Práticas investigativas levando em consideração a articulação entre os projetos de pesquisa dos alunos e os conteúdos desenvolvidos na disciplina. - Debates em conjunto dos projetos em andamento.

Observação