Turma AV201 - Laboratório I - Turma A
Nome
Laboratório I
Subtítulo
Tridimensão em grande porte: formas em contexto.
Cód. Disciplina - Turma
AV201 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Sexta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV201 - Laboratório I
Total de Horas Atividades Teóricas
0
Total de Horas Atividades Prática
45
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Oferecimento IA
A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais.
Docentes
Marta Luiza Strambi
Critério de Avaliação
Participação, seminário, apresentação da produção e trabalho final.
Bibliografia
ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes: 2001.
BARRO, David; REIS, Paulo [orgs.] Dardo magazine n.1, Santiago de Compostela, 2006.
---------------------------. Dardo magazine n.4, Santiago de Compostela, 2007.
BATCHELOR, David. Minimalismo, trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1999.
BORER, Alain. Joseph Beuys. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
CHIPP, H. B.. Teoria da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. Arte Povera. London: Phaidon, 1999.
DEWEY, John. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro, Martins Fontes, 2010.
DUARTE, Paulo Sergio (org). Da Escultura à Instalação. São Paulo: Cosac & Naif, 2005.
FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda KRAUSS, Rosalind E. "A escultura no campo ampliado" in Revista Gavea, Rio de Janeiro: PUC, (s.d.). n. 1.
-------------------. Caminhos da escultura moderna, Sao Paulo: Martins Fontes, 1998.
FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000.
MORRIS, Robert. “O tempo presente do espaço.” In: FERREIRA, G.; COTRIM, C..(org., Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens críticas: Robert Smithson: arte, ciência e indústria. São Paulo: EDUC; SENAC;FAPESP, 2010.
-----------------------. Intervenções urbanas: Arte/Cidade. São Paulo: SENAC, 2002.
SCHNECKENBURGER, Manfred. "Escultura" in Arte do seculo XX , Colonia: Taschen, 1999. [vol.ll.
STRAMBI, Marta. "Residuália: natureza em compleição" in Ecossistemas Estéticos, Belém do Pará: Anais da 22o. ANPAP, 2013.
-----------------------. "Incorporações Compulsivas: experiências em performance" in Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador: Anais do 18o. ANPAP 2009.
-----------------------. "Vertidos e Similia Similibus: resistência" in Ecossistemas Artísticos, Belo Horizonte: Anais do 23o. ANPAP, 2014.
-----------------------. Campo de Forças: Resiliências in Simpósio Entre a Obra e o Mundo: a dimensão crítica da arte, in Arte: seus espaços e/em nosso tempo: Anais do 25o. ANPAP, Porto Alegre, RS, 2016.
TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac & Naify, 1999.
VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico e as perspectivas do tempo real. Trad. Paulo Roberto Pires. São Paulo: Editora 34, coleção TRANS, 1999.
WITTKOWER, Rudolph. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Conteúdo
1. Procedimentos plásticos e estruturas;
2. O desafio do olhar na percepção da forma;
3. A inerência material na construção poética;
4. Abordagens na arte contemporânea;
5. Aspectos poéticos que envolvem a criação;
6. Textos de artistas: a obra como medida;
7. Relações entre os elementos constitutivos das linguagens e a ampliação de campos;
8. Referências contextuais na compleição da poética pessoal;
9. A construção do objeto de estudo;
10. As sistemáticas de atuação no campo artístico.
11. Processos de fatura, acabamentos e queimas para grande porte.
Metodologia
Aulas expositivas, práticas experimentais para o desenvolvimento de poéticas tridimensionais em grande porte.
Leitura de textos selecionados. Apresentação de seminários e de projeto individual.
Observação
A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais.