Turma AV201 - Laboratório I - Turma A

Nome

Laboratório I

Subtítulo

Tridimensão em grande porte: formas em contexto.

Cód. Disciplina - Turma

AV201 - A


Sala reserva posterior
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV201 - Laboratório I
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais.

Docentes

Marta Luiza Strambi

Critério de Avaliação

Participação, seminário, apresentação da produção e trabalho final.

Bibliografia

ARCHER, Michael. Arte contemporânea. Uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes: 2001. BARRO, David; REIS, Paulo [orgs.] Dardo magazine n.1, Santiago de Compostela, 2006. ---------------------------. Dardo magazine n.4, Santiago de Compostela, 2007. BATCHELOR, David. Minimalismo, trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1999. BORER, Alain. Joseph Beuys. São Paulo: Cosac & Naify, 2001. CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CHIPP, H. B.. Teoria da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. CHRISTOV-BAKARGIEV, Carolyn. Arte Povera. London: Phaidon, 1999. DEWEY, John. Arte como Experiência. Trad. Vera Ribeiro, Martins Fontes, 2010. DUARTE, Paulo Sergio (org). Da Escultura à Instalação. São Paulo: Cosac & Naif, 2005. FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda KRAUSS, Rosalind E. "A escultura no campo ampliado" in Revista Gavea, Rio de Janeiro: PUC, (s.d.). n. 1. -------------------. Caminhos da escultura moderna, Sao Paulo: Martins Fontes, 1998. FOSTER, Hal. Recodificação. Arte, Espetáculo e Política Cultural. Trad. Duda Machado. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996. JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2000. MORRIS, Robert. “O tempo presente do espaço.” In: FERREIRA, G.; COTRIM, C..(org., Escritos de artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens críticas: Robert Smithson: arte, ciência e indústria. São Paulo: EDUC; SENAC;FAPESP, 2010. -----------------------. Intervenções urbanas: Arte/Cidade. São Paulo: SENAC, 2002. SCHNECKENBURGER, Manfred. "Escultura" in Arte do seculo XX , Colonia: Taschen, 1999. [vol.ll. STRAMBI, Marta. "Residuália: natureza em compleição" in Ecossistemas Estéticos, Belém do Pará: Anais da 22o. ANPAP, 2013. -----------------------. "Incorporações Compulsivas: experiências em performance" in Transversalidades nas Artes Visuais, Salvador: Anais do 18o. ANPAP 2009. -----------------------. "Vertidos e Similia Similibus: resistência" in Ecossistemas Artísticos, Belo Horizonte: Anais do 23o. ANPAP, 2014. -----------------------. Campo de Forças: Resiliências in Simpósio Entre a Obra e o Mundo: a dimensão crítica da arte, in Arte: seus espaços e/em nosso tempo: Anais do 25o. ANPAP, Porto Alegre, RS, 2016. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983. TUCKER, William. A linguagem da escultura. São Paulo: Cosac & Naify, 1999. VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico e as perspectivas do tempo real. Trad. Paulo Roberto Pires. São Paulo: Editora 34, coleção TRANS, 1999. WITTKOWER, Rudolph. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Conteúdo

1. Procedimentos plásticos e estruturas; 2. O desafio do olhar na percepção da forma; 3. A inerência material na construção poética; 4. Abordagens na arte contemporânea; 5. Aspectos poéticos que envolvem a criação; 6. Textos de artistas: a obra como medida; 7. Relações entre os elementos constitutivos das linguagens e a ampliação de campos; 8. Referências contextuais na compleição da poética pessoal; 9. A construção do objeto de estudo; 10. As sistemáticas de atuação no campo artístico. 11. Processos de fatura, acabamentos e queimas para grande porte.

Metodologia

Aulas expositivas, práticas experimentais para o desenvolvimento de poéticas tridimensionais em grande porte. Leitura de textos selecionados. Apresentação de seminários e de projeto individual.

Observação

A disciplina tem caráter prático/reflexivo, direcionada à investigação de poéticas visuais.