Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma B
Nome
Tópicos Especiais em Educação Musical
Subtítulo
Desenvolvimento humano e educação musical
Cód. Disciplina - Turma
MS108 - B
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Adriana do Nascimento Araujo Mendes
Critério de Avaliação
Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) confecção de uma resenha; c) apresentação de seminário e; d) trabalho final escrito em forma de artigo.
Bibliografia
ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984.
CAREGNATO, Caroline. A compreensão musical da criança: o desenvolvimento da simultaneidade em música a partir da obra de Piaget. Manaus: UEA Edições, 2015.
ILARI, Beatriz S. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006.
KEBACH, P. F. C.(org.). Expressão musical na educação infantil. 1.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
LEHMAN, A.; SLOBODA, J. ; WOODY, R. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007.
SLOBODA, J. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
SWANWICK, K. Música, mente e educação. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
Conteúdo
Disciplina que trata de questão relevante para a formação profissional do músico que atua ou irá atuar em diversos espaços educacionais, como escolas de educação básica, escolas especializadas de música ou projetos sociais, entre outros. Estudo sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos à luz de J. Piaget, K. Swanwick e J. Sloboda.
Metodologia
As aulas serão expositivas e interativas e irão envolver:
a)Exposição do conteúdo de aula pela professora responsável;
b)Debate dos textos indicados para leitura;
c)Dinâmicas de grupo envolvendo reflexões sobre os conteúdos de aula nos projetos de pesquisa individuais;
d)Confecção de resenha pelos alunos;
e)Elaboração de trabalho final escrito.
Observação