Turma MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Educação Musical

Subtítulo

Desenvolvimento humano e educação musical

Cód. Disciplina - Turma

MS108 - B


Sala DM 05
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS108 - Tópicos Especiais em Educação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Adriana do Nascimento Araujo Mendes

Critério de Avaliação

Os alunos serão avaliados por: a) participação em aula a partir da leitura dos textos propostos; b) confecção de uma resenha; c) apresentação de seminário e; d) trabalho final escrito em forma de artigo.

Bibliografia

ABELES, H.; HOFFER, C.; KLOTMAN, R. Foundations of music education. New York: Schirmer Books, 1984. CAREGNATO, Caroline. A compreensão musical da criança: o desenvolvimento da simultaneidade em música a partir da obra de Piaget. Manaus: UEA Edições, 2015. ILARI, Beatriz S. (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música- da percepção à produção. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. KEBACH, P. F. C.(org.). Expressão musical na educação infantil. 1.ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. LEHMAN, A.; SLOBODA, J. ; WOODY, R. Psychology for musicians: understanding and acquiring the skills. New York: Oxford University Press, 2007. SLOBODA, J. A mente musical: psicologia cognitiva da música. Tradução de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008. SWANWICK, K. Música, mente e educação. 1.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

Conteúdo

Disciplina que trata de questão relevante para a formação profissional do músico que atua ou irá atuar em diversos espaços educacionais, como escolas de educação básica, escolas especializadas de música ou projetos sociais, entre outros. Estudo sobre o desenvolvimento da aprendizagem musical nos indivíduos à luz de J. Piaget, K. Swanwick e J. Sloboda.

Metodologia

As aulas serão expositivas e interativas e irão envolver: a)Exposição do conteúdo de aula pela professora responsável; b)Debate dos textos indicados para leitura; c)Dinâmicas de grupo envolvendo reflexões sobre os conteúdos de aula nos projetos de pesquisa individuais; d)Confecção de resenha pelos alunos; e)Elaboração de trabalho final escrito.

Observação