Turma AV202 - Laboratório II - Turma A

Nome

Laboratório II

Subtítulo

Arte, Paisagem e Natureza

Cód. Disciplina - Turma

AV202 - A


Sala AP10 (a ser confirmada no DAP)
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Sexta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV202 - Laboratório II
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Sylvia Helena Furegatti

Critério de Avaliação

Seminário - peso 3 (pequenos grupos) Elaboração e apresentação do Projeto artístico - peso 5 (individual) Elaboração de um Statment sobre o trabalho criado - peso 2 (individual)

Bibliografia

ALBERRO, A. e STIMSON, Blake (Ed.) Institutional critique. An antology of artists’ writings. Cambridge: MIT Press, 2011. CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. São Paulo, Martins Fontes, 2007. DURINI, Lucrezia De Domizio et al. Diary of Seyxhelles. Joseph Beuys. Difesa della Natura. Milão: Charta, 1996. FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 2000 FERREIRA, Gloria e COTRIM, C.(org) Escritos de Artistas. RJ: Jorge Zahar editora, 2006. HOLT, Nancy (org). The Writings of Robert Smithson. N.Y.: The N.Y.Univ. press, 1979. GIANNINI, Humberto. La ‘refelxión’ cotidiana. Hacia una arqueologia de la experiencia. Santiago: Ediciones UDP, 2013. KAPROW, Allan. The blurring of art and life. Berkeley: University of California Press, 1993. _____________. Assemblage, Enviroments & happenings. NY: Adams ed., s/data KASTNER, Jeffrey (ed) Land and Enviromental art. NY: Phaidon Press, 2010. ______________ (ed). Nature. Londres: Whitechappel e MIT Press, 2012. LACY, Suzanne(ed). Mapping the Terrain . Washington: Bay Press, 1996. MADERUELO, Javier. (org) Paysage y Arte. Madrid: ABADA Editores, 2007SALGUEIRO, Heliana Angotti (coord) Paisagem e Arte. S.P.: Fapesp: CBHA, 2000. SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo. Razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002. SENNET, Richard. O artíficie. RJ: Editora Record, 2013 SERRÃO, Adriana Veríssimo (coord.) Filosofia e Arquietura da Paisagem. Intervenções. Lisboa: Centro d eFilosofia da Universidade de Lisboa, 2013. TASSINARI. Alberto. O espaço moderno. São Paulo: ed. Cosac & Naif, 2001 WANNER, Maria Celeste de Almeida. Paisagens sÍgnicas: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2010.

Conteúdo

A disciplina será dedicada ao estudo teórico-prático das relações criativas estabelecidas dentre arte, natureza e paisagem. Formula-se a partir de contextualizações históricas e elaborações processuais permeadas pela análise da produção artística e crítica dos principais protagonistas desta vertente atuantes na contemporaneidade.

Metodologia

Aulas expositivas; Seminários; Elaboração e discussão sobre projetos práticos desenvolvidos pelos discentes a partir dos contextos desenvolvidos pela disciplina.

Observação