Turma MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas - Turma C

Nome

Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas

Subtítulo

Técnicas de Regência Coral

Cód. Disciplina - Turma

MS107 - C


Sala na Casa do Lago
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Segunda-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS107 - Tópicos Especiais em Práticas Interpretativas
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
DISCIPLINA CONDENSADA (Primeira parte do segundo período) - Esta disciplina será ministrada integralmente de 06 a 10 de agosto, das 09 às 17h

Docentes

Carlos Fernando Fiorini

Critério de Avaliação

1) Presença e participação em sala de aula: pontulidade e presença são fundamentais para o andamento do curso e o progresso de todos. Os alunos devem atender todas as aulas durante a semana do curso e participar de maneira produtiva, lendo o material distribuído, estudando as partituras com antecedência e preparando cada peça a ser apresentada em sala de aula. Atrasos, faltas, e despreparo afetarão de maneira significativa as notas finais. 2) Apresentações em sala de aula: os alunos serão responsáveis pelo estudo das partituras, preparo de ensaio, e aplicação das técnicas de regência discutidas em sala de aula. Alunos selecionados para reger em sala de aula devem ter profundo conhecimento das partituras para que possam se apresentar à frente do coro. O aluno que estiver despreparado para reger em aula, irá perder a oportunidade de trabalhar e se apresentar com o coro. 3) Psychological conducting: os exercícios chamados “psychological conducting” serão distribuídos em sala de aula e funcionarão como exercícios de técnica de regência. Os alunos deverão reger alguns desses exercícios diariamente e suas apresentações serão avaliadas como parte da nota do curso. 4) Apresentação de final de curso: durante a semana do curso, os alunos melhor preparados serão selecionados pela professora do curso para regerem durante o recital de final de curso. Apresentações no recital de final de curso contarão como parte da nota final dos alunos selecionados.

Bibliografia

BOWEN, José Antonio, ED. The Cambridge Companion to Conducting. Cambridge; New York : Cambridge University Press, 2003. DECKER, Harold A. and Collen Kirk. Choral Conducting: Focus on Communication. Prospect Heights, IL: Waveland Press, 1995. FABERMAN, Harold. The Art of Conducting Technique: A New Perspective. Miami, Fla.: Warner Bros., c1997. GLENN, Carole. In Quest of Answers: Interviews with American Choral Conductors. Chapel Hill, North Carolina: Hinshaw Music, Inc., 1991. GARRETSON, Robert L. Conducting Choral Music. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 1998. GREEN, Elizabeth. The Modern Conductor. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2004. JEFFERS, Ron. Translations and Annotations of Choral Repertoire. Corvallis, Or: Earthsongs, 1998. JORDAN, James. Evoking Sound: Fundamentals of Choral Conducting and Rehearsing. Chicago: GIA Publications, 1996. LAMB, Gordon H. Choral Techniques. Dubuque, Iowa: William C. Brown Publishers, 1988. LABUTA, Joseph. Basic Conducting Techniques. Upper Saddle River, New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2004. MCELHERAN, Brock. Conducting Techniques: For Beginners and Professionals. Oxford: New York : Oxford University Press, 2004 NEUEN, Donald. Choral Concepts. Belmont, California: G. Schirmer, Inc., 2002. PHILLIPS, Kenneth. Basic Conducting Techniques. New York: Oxford University Press, 1997. ROCHA, Ricardo. Regência: Uma Arte Complexa: Técnicas e Reflexões Sobre a Direção de Orquestras e Corais. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2004. RUDOLF, Max. The Grammar of Conducting: A Practical Study of Modern Baton Technique. New York: G. Schirmer, 1994. SCHULLER, Gunther. The Compleat Conductor. New York: Oxford University Press, 1997. THOMAS, Kurt. The Choral Conductor; The Technique of Choral Conducting in Theory and Practice. New York, Associated Music Publishers [1971]. WHITWELL, David. The Art of Musical Conducting. Northridge, CA: Winds, c1998. ZANDER, Oscar. Regência Coral. Porto Alegre: Editora Movimento, 1987.

Conteúdo

O curso de técnicas de regência coral é destinado a alunos da área coral que desejam aprimorar a técnica gestual e aprofundar o conhecimento de repertório, técnicas de ensaio, e interpretação musical. O conteúdo do curso abordará vários aspectos relevantes `a prática de regência coral, tais como: - estudos de técnica gestual, - seleção de repertório para coros de formação variada, - estudos de repertório e de interpretação aplicados aos diversos períodos da história da música, - técnicas de ensaio, e - técnica vocal para coro adulto. O curso irá oferecer também a cada aluno oportunidades de reger em sala de aula para que todos participem na elaboração de comentários críticos que possam atender as necessidades individuais de cada regente e favorecer o desenvolvimento de todos. O repertório selecionado abordará diversos aspectos técnicos e artísticos com o objetivo de ajudar o aluno a aprimorar técnicas gestuais e de ensaio relevantes a literatura coral de diferentes períodos da história da música.

Metodologia

a)Você quer ser regente? -“The Art of Conducting” by Eugene Ormandy - Becoming the Score- A partitura de dentro para fora - As exigências do estudo de regência - O processo do regente: estudo da partitura; preparação musical; ensaio; concerto; auto-avaliação b)Estudos técnicos - Técnicas de regência variadas aplicadas a literatura selecionada c) Estudo de repertório - Todos os tópicos técnicos discutidos em sala de aula serão aplicados ao repertório informado posteriormente.

Observação