Turma DE628 - Seminários Avançados IV - Turma A

Nome

Seminários Avançados IV

Subtítulo

Análise Fílmica

Cód. Disciplina - Turma

DE628 - A


Sala SM 01 - PB - DAC
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome DE628 - Seminários Avançados IV
Programa Multimeios
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Pedro Maciel Guimarães Júnior

Critério de Avaliação

Avaliação : - Uma análise feita em sala no meio do semestre - Análise de uma sequência de filme feita em casa à escolha. Entre 8 a 10 páginas. Corpo 12, espaço 1,5. Data de entrega : 22 de novembro - Participação nas análises em sala de aula e arguição sobre textos recomendados e filmes analisados

Bibliografia

ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989.* ARNHEIM, Rudolf. A arte do cinema (1932). Lisboa: Edições 70, 1989.* AUMONT Jacques, MARIE Michel. L’Analyse des Films. Paris : Armand Collin, 2008. * em espanhol AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010. * AUMONT et all. Estética do filme. Campinas : Papirus, 2007. BORDWELL David, THOMPSON Kristin. A Arte do Cinema, uma introdução. São Paulo : Edusp, 2013. * ________. Figuras traçadas na luz – A encenação no cinema (2005). Campinas : Papirus, 2008.* ________. David et. all. El Cine Clasico de Hollywood. Barcelona : Paidós, 1997.* BURCH Noel. Práxis do Cinema. São Paulo : Perspectiva, 2006.* CHION Michel. Audiovisão : som e imagem no cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2011 _______. Film, a sound art. New York : Columbia University Press, 2009. DANEY Serge. A rampa. São Paulo : Cosac & Naify, 2007.* _____. “O Travelling de Kapo”, Trafic, Paris, 1992. GAUDREAULT André. JOST François. A Narrativa Cinematográfica (1990). Brasília : UnB, 2009 METZ Christian. A significação no cinema (1968). São Paulo : Perspectiva, 1977. MUNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1991.* RIVETTE Jacques. “Da Abjeção”. Cahiers du Cinéma 120, junho de 1961. STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006.* XAVIER Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz na terra, 1977.

Conteúdo

- Problemas acerca da análise de filmes : o estatuto da análise fílmica - O tom do texto : entre o crítico e o teórico; entre identificação, descrição e interpretação - Métodos de abordagem : olhar neófito e olhar de expert; intuição e raciocínio - Identificação do problema formal da sequência - Descontruir e reconstruir : analisar é separar em elementos - O uso de textos paracinematográficos - O uso do dicionário teórico e crítico do cinema : Aumont e Marie - Metodologias de análise privilegiadas : 1. a análise estruturalista-semiológica (Metz, Barthes, Aumont, Bergala, Bordwell):o close, o campo/contracampo, o fora de campo, a profundidade de campo, os movimentos de câmera, racoord e falso raccord. 2. a narratologia (Gaudreault, Jost, Vanoye) 3. a análise sonora (Chion): análise da voz, da música e do som 4. análise interdisciplinares : cinema e pintura, cinema e teatro, cinema e fotografia, cinema e literatura.

Metodologia

Estabelecimento de metodologias de análise e aplicação a corpus visto em sala de aula (trechos de filmes)

Observação

Disciplina oferecida juntamente com a graduação em Comunicação Social - Midialogia