Turma DE628 - Seminários Avançados IV - Turma A
Nome
Seminários Avançados IV
Subtítulo
Análise Fílmica
Cód. Disciplina - Turma
DE628 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Terça-feira das 14 às 17
Dados da disciplina
Nome
DE628 - Seminários Avançados IV
Total de Horas Atividades Teóricas
45
Total de Horas Atividades Prática
0
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Pedro Maciel Guimarães Júnior
Critério de Avaliação
Avaliação :
- Uma análise feita em sala no meio do semestre
- Análise de uma sequência de filme feita em casa à escolha. Entre 8 a 10 páginas. Corpo 12, espaço 1,5. Data de entrega : 22 de novembro
- Participação nas análises em sala de aula e arguição sobre textos recomendados e filmes analisados
Bibliografia
ANDREW Dudley. As Principais Teorias do Cinema – Uma Introdução. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1989.*
ARNHEIM, Rudolf. A arte do cinema (1932). Lisboa: Edições 70, 1989.*
AUMONT Jacques, MARIE Michel. L’Analyse des Films. Paris : Armand Collin, 2008. * em espanhol
AUMONT Jacques, MARIE Michel. Dicionário Teórico e Crítico do Cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2010. *
AUMONT et all. Estética do filme. Campinas : Papirus, 2007.
BORDWELL David, THOMPSON Kristin. A Arte do Cinema, uma introdução. São Paulo : Edusp, 2013. *
________. Figuras traçadas na luz – A encenação no cinema (2005). Campinas : Papirus, 2008.*
________. David et. all. El Cine Clasico de Hollywood. Barcelona : Paidós, 1997.*
BURCH Noel. Práxis do Cinema. São Paulo : Perspectiva, 2006.*
CHION Michel. Audiovisão : som e imagem no cinema. Lisboa : Texto e Grafia, 2011
_______. Film, a sound art. New York : Columbia University Press, 2009.
DANEY Serge. A rampa. São Paulo : Cosac & Naify, 2007.*
_____. “O Travelling de Kapo”, Trafic, Paris, 1992.
GAUDREAULT André. JOST François. A Narrativa Cinematográfica (1990). Brasília : UnB, 2009
METZ Christian. A significação no cinema (1968). São Paulo : Perspectiva, 1977.
MUNSTERBERG, Hugo. A memória e a imaginação. In: XAVIER, Ismail (org.) A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1991.*
RIVETTE Jacques. “Da Abjeção”. Cahiers du Cinéma 120, junho de 1961.
STAM Robert. Introdução às teorias do cinema. Campinas : Papirus, 2006.*
XAVIER Ismail. O discurso cinematográfico. A opacidade e a transparência. São Paulo : Paz na terra, 1977.
Conteúdo
- Problemas acerca da análise de filmes : o estatuto da análise fílmica
- O tom do texto : entre o crítico e o teórico; entre identificação, descrição e interpretação
- Métodos de abordagem : olhar neófito e olhar de expert; intuição e raciocínio
- Identificação do problema formal da sequência
- Descontruir e reconstruir : analisar é separar em elementos
- O uso de textos paracinematográficos
- O uso do dicionário teórico e crítico do cinema : Aumont e Marie
- Metodologias de análise privilegiadas :
1. a análise estruturalista-semiológica (Metz, Barthes, Aumont, Bergala, Bordwell):o close, o campo/contracampo, o fora de campo, a profundidade de campo, os movimentos de câmera, racoord e falso raccord.
2. a narratologia (Gaudreault, Jost, Vanoye)
3. a análise sonora (Chion): análise da voz, da música e do som
4. análise interdisciplinares : cinema e pintura, cinema e teatro, cinema e fotografia, cinema e literatura.
Metodologia
Estabelecimento de metodologias de análise e aplicação a corpus visto em sala de aula (trechos de filmes)
Observação
Disciplina oferecida juntamente com a graduação em Comunicação Social - Midialogia