Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Percepção, Cognição e Afeto Musical

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - A


Sala sala de treinamento, Biblioteca Central
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
As aulas iniciarão no dia 08/08/2018.

Docentes

Critério de Avaliação

O critério de avaliação será composto de 3 "P"s: - P1: Presença (inversamente proporcional ao número de faltas) - P2: Participação (interesse, engajamento e dedicação do aluno) - P3: Paper (trabalho de final de semestre, na forma de uma artigo acadêmico) Nota final = (P1 + P2 + P3) / 3

Bibliografia

A lista abaixo apresenta uma parte da bibliografia. Outras referências serão incluídas ao longo do decorrer da disciplina, conforme as necessidades dos alunos e dos temas discutidos. FORNARI, José: Percepção, Cognição e Afeto Musical. Capitulo do livro da Anppom: Título do Livro: Criação Musical e Tecnologias: Teoria e Prática Interdisciplinar. ISBN:978-85-63046-01-7. 2010. HURON, D., Sweet Anticipation: Music and the Psychology of Expectation. Cambridge, MA: The MIT Press (A Bradford Book),. 476 pp, 108 illus. ISBN 026208345―0. 2006. ILARI, B. S. Em busca da mente musical. Curitiba: Editora da UFPR, 2006. LEVITIN, Daniel. "This Is Your Brain On Music: The Science of a Human Obsession". New York: Dutton/Penguin. 2006. RUSSELL, J. A.: A Circumplex Model of Affect. Journal of Personality and Social Psychology. 39, 1161-1178. 1980. JUSLIN, P. N. ; SLOBODA, J. A. Music and emotion: theory and research. New York: Oxford University Press, 2001.

Conteúdo

Esta disciplina tem como objetivo realizar o estudo acompanhado de discussão coletiva (com a participação ativa dos alunos) sobre diversos temas que concernem a Percepção, a Cognição Musical e o Afeto evocado pela música. O conteúdo programático será composto (mas não restrito) aos seguintes temas: Introdução às noções de psicoacústica, sistema auditivo, limites da audição, acústica musical e física do som; Introdução à Cognição Musical, Psicologia Musical e Neurociência aplicada à Música; Principais linhas de pesquisa e os principais autores das áreas acima mencionadas; Audição e audiação; Relações entre o papel da ciência no desenvolvimento de habilidades musicais; Psicologia Evolutiva e o desenvolvimento da arte musical; Antropologia e música; Neurociência aplicada às capacidade e habilidades musicais; Regulamentação de processos mentais envolvidos na expressão e na interpretação musical; Leitura musical e leitura textual (distinções e correlações); Memória e música (habilidades, características e limites); Ansiedade e bloqueios relacionados à performance musical; Distúrbios cerebrais e seus efeitos nas habilidades musicais; Expressividade e técnica interpretativa sob a perspectiva da cognição musical; O processo de desencadeamento de emoções durante a escuta musical; Efeito cognitivos e afetivos na composição, improvisação e na performance musical; Engajamento em atividades musicais e seus efeitos socioculturais; Composição e prática musical sob o prisma da neurociência;

Metodologia

As aulas serão principalmente expositivo-reflexivas, ministradas por meio do seguinte roteiro: 1) Apreciação das tarefas dadas aos alunos na aula anterior (quando for o caso) ; 2) Exposição do conteúdo da aula (pelo professor responsável) através de vídeos selecionados (em Inglês); 3) Discussão sobre o conteúdo da aula, por meio de um roteiro dirigido; 4) Dinâmica de grupo envolvendo reflexões e práticas sobre a contribuição do conteúdo da aula nos projetos de pesquisa dos alunos; 5) Exposição das tarefas a serem preparadas para a aula seguinte;

Observação

Os alunos deverão ser capazes de entender Inglês pois a maioria dos videos apresentados em aula são falados neste idioma.