Turma AV010 - Imagem: construção e representação - Turma A
Nome
Imagem: construção e representação
Subtítulo
Uma abordagem estética da fotografia digital e da videoarte.
Cód. Disciplina - Turma
AV010 - A
Acompanhamento com disciplina da Graduação?
Não
Oferecimento DAC
Quarta-feira das 09 às 12
Dados da disciplina
Nome
AV010 - Imagem: construção e representação
Total de Horas Atividades Teóricas
30
Total de Horas Atividades Prática
15
Total de Horas Laboratório
0
Total de Horas Atividades Orientadas
0
Total de Horas Atividades à Distância
0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão
0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão
0
Total de Horas/Aula Semanais
0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula
0
Docentes
Critério de Avaliação
- Trabalho prático (projeto) na área da fotografia digital e/ou videoarte;
- Relatório sobre o desenvolvimento deste projeto, nos moldes de artigo acadêmico.
Bibliografia
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973
ARNHEIM, Rudolf. Art and Visual Perception. University of California Press, 2004
BARTHES, Roland. A responsabilidade das formas. University of California Press, 1992
_______________. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
_______________. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988
BAZIN, André. Ontologia da Imagem fotográfica (in Xavier, Ismail: A experiência do cinema). São Paulo: Graal, 2008
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. Pequena História da Fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1996.
_______________. Obras escolhidas I. A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1996
DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. São Paulo, Mercuryo: 1990
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993
ECO, Umberto. As Definições da Arte. Rio de Janeiro, Record: 2016
FERNANDES Jr., Rubens. Fotografia Expandida. Tese de doutorado pela PUC/SP - 2002
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985.
______________. O universo das imagens técnicas – Elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008
FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora. Barcelona: Gustavo Gilli, 2010
FRANCASTEL, Pierre. A Realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1982
JACOBI, Jolande. Complexo, Arquétipo, Símbolo na psicologia de C.G.Jung. São Paulo: Cultrix, 1990
JOLY, Martine. A imagem e sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2003
____________. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2002
JUNG, Carl Gustav et alii. O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990
_____________. A Energia Psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999a
_____________. Aspectos do Drama Contemporâneo. Petrópolis, Vozes, 1999b
_____________. O Eu e o Inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1987
_____________. O Espírito na Arte e na Ciência. Petrópolis: Vozes, 1991
MACHADO, Arlindo. A Ilusão especular – Introdução à fotografia. São Paulo : Brasiliense, 1984
__________________. A Televisão levada à Sério. São paulo: SENAC, 1998
__________________. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007
__________________. Pré cinemas e pós-cinemas. Campinas : Papirus, 1994
PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989
PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 1999
________ . Fedro. Lisboa: Edições Guimarães, 2000
________. Parmênides. Rio de Janeiro: Loyola, 2003
________. Sobre a inspiração poética (Íon). Porto Alegre: LP&M Pocket, 2007
ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo, Senac: 2009
SALLES, Filipe. A Ideia-Imagem: Forma e Representação na Fotografia Moderna. Curitiba: Appris, 2016
___________. Fotografia: Arte do Espaço e do Tempo (in: Criação Visual e Multimídia). São Paulo: Cengage Learning, 2010
SILVEIRA, Nise. Jung – Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978
SONTAG, Susan. On Photography. London: Penguin Classics, 2002
SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Lisboa, Dinalivro: 2001
SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010
Conteúdo
- A fotografia e o vídeo no contexto da Arte.
- Estética da Fotografia. Estilos e Gêneros no percurso histórico da imagem fotográfica.
- A fotografia digital e seus desdobramentos, do uso amador ao estético.
- O cinema e a fotografia: estéticas comuns e fronteiras das mídias
- O vídeo como desdobramento eletrônico da linguagem cinematográfica.
- Estética do vídeo e experiências de videoarte.
- Proposta de projetos práticos na área de Fotografia digital e videoarte.
Metodologia
Aulas expositivas e projeções de referências de fotografia, cinema e vídeo.
Apresentação dos projetos finais
Observação