Turma AV010 - Imagem: construção e representação - Turma A

Nome

Imagem: construção e representação

Subtítulo

Uma abordagem estética da fotografia digital e da videoarte.

Cód. Disciplina - Turma

AV010 - A


Sala AP08
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 09 às 12

Dados da disciplina

Nome AV010 - Imagem: construção e representação
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 30
Total de Horas Atividades Prática 15
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0

Docentes

Filipe Mattos de Salles

Critério de Avaliação

- Trabalho prático (projeto) na área da fotografia digital e/ou videoarte; - Relatório sobre o desenvolvimento deste projeto, nos moldes de artigo acadêmico.

Bibliografia

ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1973 ARNHEIM, Rudolf. Art and Visual Perception. University of California Press, 2004 BARTHES, Roland. A responsabilidade das formas. University of California Press, 1992 _______________. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984 _______________. O óbvio e o obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988 BAZIN, André. Ontologia da Imagem fotográfica (in Xavier, Ismail: A experiência do cinema). São Paulo: Graal, 2008 BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I. Pequena História da Fotografia. São Paulo: Brasiliense, 1996. _______________. Obras escolhidas I. A Obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: Brasiliense, 1996 DOCZI, Gyorgy. O Poder dos Limites. São Paulo, Mercuryo: 1990 DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993 ECO, Umberto. As Definições da Arte. Rio de Janeiro, Record: 2016 FERNANDES Jr., Rubens. Fotografia Expandida. Tese de doutorado pela PUC/SP - 2002 FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. São Paulo: Hucitec, 1985. ______________. O universo das imagens técnicas – Elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008 FONTCUBERTA, Joan. A Câmera de Pandora. Barcelona: Gustavo Gilli, 2010 FRANCASTEL, Pierre. A Realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1982 JACOBI, Jolande. Complexo, Arquétipo, Símbolo na psicologia de C.G.Jung. São Paulo: Cultrix, 1990 JOLY, Martine. A imagem e sua interpretação. Lisboa: Edições 70, 2003 ____________. Introdução à análise da imagem. Campinas: Papirus, 2002 JUNG, Carl Gustav et alii. O Homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990 _____________. A Energia Psíquica. Petrópolis: Vozes, 1999a _____________. Aspectos do Drama Contemporâneo. Petrópolis, Vozes, 1999b _____________. O Eu e o Inconsciente. Petrópolis: Vozes, 1987 _____________. O Espírito na Arte e na Ciência. Petrópolis: Vozes, 1991 MACHADO, Arlindo. A Ilusão especular – Introdução à fotografia. São Paulo : Brasiliense, 1984 __________________. A Televisão levada à Sério. São paulo: SENAC, 1998 __________________. Arte e Mídia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007 __________________. Pré cinemas e pós-cinemas. Campinas : Papirus, 1994 PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1976 PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. São Paulo: Martins Fontes, 1989 PLATÃO. A República. São Paulo: Nova Cultural, 1999 ________ . Fedro. Lisboa: Edições Guimarães, 2000 ________. Parmênides. Rio de Janeiro: Loyola, 2003 ________. Sobre a inspiração poética (Íon). Porto Alegre: LP&M Pocket, 2007 ROUILLÉ, André. A Fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo, Senac: 2009 SALLES, Filipe. A Ideia-Imagem: Forma e Representação na Fotografia Moderna. Curitiba: Appris, 2016 ___________. Fotografia: Arte do Espaço e do Tempo (in: Criação Visual e Multimídia). São Paulo: Cengage Learning, 2010 SILVEIRA, Nise. Jung – Vida e Obra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978 SONTAG, Susan. On Photography. London: Penguin Classics, 2002 SOUGEZ, Marie-Loup. História da Fotografia. Lisboa, Dinalivro: 2001 SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010

Conteúdo

- A fotografia e o vídeo no contexto da Arte. - Estética da Fotografia. Estilos e Gêneros no percurso histórico da imagem fotográfica. - A fotografia digital e seus desdobramentos, do uso amador ao estético. - O cinema e a fotografia: estéticas comuns e fronteiras das mídias - O vídeo como desdobramento eletrônico da linguagem cinematográfica. - Estética do vídeo e experiências de videoarte. - Proposta de projetos práticos na área de Fotografia digital e videoarte.

Metodologia

Aulas expositivas e projeções de referências de fotografia, cinema e vídeo. Apresentação dos projetos finais

Observação