Turma MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical - Turma A

Nome

Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical

Subtítulo

análise musical de óperas do século XX e XXI

Cód. Disciplina - Turma

MS104 - A


Sala ELM
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quarta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS104 - Tópicos Especiais em Linguagem e Estruturação Musical
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Endereço ELM: R. João Pandiá Calógeras, 110 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-870

Docentes

Critério de Avaliação

Participação em sala de aula dos debates sobre as obras. Realização de trabalho escrito individual.

Bibliografia

Geral: À travers l'opéra: parcours anthropologiques et transferts dramaturgiques sur la scène théâtrale européenne du XVIIIe au XXe siècle. Apresentação de Andrea Fabiano. Paris: Harmattan, c2007. 355 p., il. (Collection Art & sciences de l'art). ISBN 9782296042704 (broch.). ATUALIDADE da ópera. Organização de Maria Alice Volpe. Rio de Janeiro, RJ: UFRJ, Escola de Musica, 2012. 398 p., il. (Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 1). ISBN 9788565537001 (broch.) LA MUSIQUE et la scène: l'écriture musicale et son expression scénique au XXe siècle : actes de colloque, Paris, [Cité de la musique], le 23 et 24 novembre 2006. Edição de Giordano Ferrari. Paris: L'Harmattan, [2007]. 206 p., il. (Arts 8). ISBN 9782296044920 (broch.). OPERA a brasileira. Organização de João Luiz Sampaio. São Paulo, SP: Algol, 2009. 199 p., il. ISBN 9788560187157 (broch.) Sobre Pelleas e Melisande - Debussy: BUSSER, HENRI. “CRÉATION ET APOTHÉOSE DE « PELLÉAS ET MÉLISANDE ».” Revue Des Deux Mondes (1829-1971), 1963, pp. 98–104. JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/44589136. Goehr, Lydia. “Radical Modernism and the Failure of Style: Philosophical Reflections on Maeterlinck-Debussy's Pelléas Et Mélisande.” Representations, vol. 74, no. 1, 2001, pp. 55–82. JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/10.1525/rep.2001.74.1.55. Labussière, Annie. “Du Schème Au Mode, Du Jeu Au Silence : Le Traitement Mélodique Dans La « Scène Des Moutons ». (Claude Debussy, Pelléas Et Mélisande, Acte IV, Scène 3).” Musurgia, vol. 8, no. 2, 2001, pp. 7–48. JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/40591391. Spieth-Weissenbacher, Christiane. “Prosodes Et Symboles Mélodiques Dans Le Récitatif De ‘Pelléas Et Mélisande’ Ou Place Du Figuralisme Dans L'écriture Vocale De Debussy.” International Review of the Aesthetics and Sociology of Music, vol. 13, no. 1, 1982, pp. 83–92. JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/3108064. Sobre Wozzeck - Berg: Kerman, Joseph. “Terror and Self-Pity: Alban Berg's ‘Wozzeck.’” The Hudson Review, vol. 5, no. 3, 1952, pp. 409–419. JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/3847914. OUVE, Pierre Jean. Wozzeck :, ou, le nouvel opera. Coautoria de Michel Fano. Paris: Plon, c1953. 242 p. Jiménez, Felipe Hernández. “Woyzeck - Wozzeck: Estructuras Literarias y Musicales. Texto, Gestos y Música En ‘Wozzeck’ De Alban Berg.” Disponível em: http://docplayer.es/73625762-Woyzeck-de-g-buchner-wozzeck-de-alban-berg-estructuras-literarias-y-musicales.html Sobre Saint François d'Assise - Messiaen: ARNAULT, Pascal. Messiaen ... les sons impalpables du rêve. Lillebonne: Millénaire III editions, 1997. (Collection Musique de Notre Temps/Compositeurs) BENITEZ, Vicent P. Simultaneous Contrast and Additive Designs in Olivier Messiaen’s Opera, Saint François d’Assise. Music Theory Online. Publicação online. Vol. 8, N. 2, Ago. 2002. Acesso em 14/04/2017. Disponível em GRIFFITHS, Paul. Saint François d’Assise. In: HILL, Peter (ed). The Messiaen Companion. Portland: Amadeus Press, 1995. p. 488-509. MESSIAEN, Olivier. Traitae de rythme, de couleur, et d'ornithologie: (1949-1992). Paris: A. Leduc, c1994-c2002. 7v. em 8, il. ISBN 2856890474 TAFFARELLO, Tadeu Moraes. Caracterização musical das personagens O Leproso, São Francisco e O Anjo em “Le Baiser au Lépreux” de Olivier Messiaen. In: Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical. (4) Anais... São Paulo: 2017 p. 417-430 (Obs.: partitura desta ópera é presente no CDMC-Unicamp) Sobre Perseo e Andromeda - Sciarrino: Gianfranco VINAY, Immagini, gesti, parole, suoni, silenzi. Drammaturgia delle opere vocali e teatrali di Salvatore Sciarrino, Milano, Ricordi – Accademia di Santa Cecilia, 2010 Grazia GIACCO, La notion de “figure” chez Salvatore Sciarrino, Paris, Harmattan, 2001 Paolo PETAZZI, ...isola, mare, prigionia, spazio...: Il “Perseo e Andromeda” di Salvatore Sciarrino, in Percorsi viennesi e altro Novecento, Potenza, Sonus Edizioni Musicali, 1997, pp. 241-252 SAXER, MARION. “Scheiternde Verständigung: MELANCHOLIE IM MUSIKTHEATER SALVATORE SCIARRINOS.” Neue Zeitschrift Für Musik (1991-), vol. 167, no. 6, 2006, pp. 26–29. JSTOR, JSTOR, www.jstor.org/stable/23991618. SCIARRINO, Salvatore. Le Figure della Musica – da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998. In: GIACCO, Grazia. La notion de “figure” chez Salvatore Sciarrino. Paris: L’Harmattan, 2001. Susanna PASTICCI, Cohérence musicale et unite de la dramaturgie dans 'Perseo e Andromeda' de Salvatore Sciarrino, in Musiques vocales en Italie depuis 1945, sous la direction de Pierre Michel et Gianmario Borio, Millénaire III Editions, Notre Dame de Bliquetuit, 2005, pp. 11-27 (Obs.: partitura desta ópera é presente no CDMC-Unicamp) Sobre Kseni - A Estrangeira - Jocy de Oliveira: Site da compositora: http://www.jocydeoliveira.com/index.html

Conteúdo

Análise musical de óperas composta no século XX. Repertório a ser trabalhado: Pelleas e Melisande - Debussy; Wozzek - Berg; Saint François d'Assise - Messiaen; Perseo e Andromeda - Sciarrino; Kseni - A estrangeira - Jocy de Oliveira.

Metodologia

Análise musical a partir dos aspectos da linguagem musical empregada; construção e caracterização musical de personagens; relação música-texto-cena. Contextualização sócio-cultural-musical dos autores e da criação das óperas. Poderão ser apresentados trechos das óperas para orientação dos debates. Além disso, serão trabalhados textos sobre a linguagem composicional dos autores trabalhados e sobre análises já realizadas para as obras, sempre que estiverem disponíveis.

Observação