Turma AV205 - Laboratório V - Turma A

Nome

Laboratório V

Subtítulo

Paisagem e gravura em metal: ensaio gráfico

Cód. Disciplina - Turma

AV205 - A


Sala Laboratório de Gravura
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Quinta-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome AV205 - Laboratório V
Programa Artes Visuais
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 0
Total de Horas Atividades Prática 45
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
Professor participante bolsista PNPD

Docentes

Haroldo Gallo

Critério de Avaliação

Critérios de Avaliação: - Assiduidade. - Participação nas aulas, que demonstre o desenvolvimento técnico necessário à produção prática requerida e o aproveitamento das leituras e discussões propostas. - Avaliação continuada das atividades teóricas e práticas desenvolvidas em classe. - Visitas espontâneas a exposições, gabinetes de desenhos e gravuras, coleções, ateliês e acervos virtuais, acompanhadas de documentos comprobatórios e relatório. -Trabalho final de apresentação e entrega do projeto gráfico individual desenvolvido durante o tempo do curso e das conclusões escritas sobre as leituras programadas, na forma de artigo acadêmico.

Bibliografia

Bibliografia Básica: BENSON, Richard. The Printed Picture. New York, The Museum of Modern Art, 2010. BERSIER, Jean E. La Gravure, les Procédés, l’Histoire. Paris, Éditions Berger-Levraut, 1963. BOSSE, Abraham. Tratado da Gravura. http://purl.pt/208/1/ba-413p_0001_anterrosto_t0.jpg, acessado em abril de 2004. BRUNER, Felix. A Handbook of Graphic Reproduction Process. Switzerland, Arthur Niggli Ltd., Teufen (AR), Library of Congress Catalogue Card, 1968, n.13981. BUTI, Marco; LETYCIA, Anna, org. Gravura em Metal, São Paulo, Edusp, 2002. CLARK, Kenneth. Paisagem na Arte. Lisboa, Editora Ulisseia, 1961. COLDWELL, Paul. Printmaking: a contemporary perspecive. London, Black Dog Publishing, 2010. EICHENBERG, Fritz.The Art of Print: Masterpieces, History, Techniques. New York, H.N. Abrams, 1976. GRIFFITHS, Antony. Prints and Printmaking - An introduction to the history and techniques. Berkeley, Los Angeles, University of California Press, 2004. HAYTER, Stanley William. About Prints. London, Oxford University Press, 1964. HIND, Arthur M. A History of Engraving & Etching. New York, Dover Publications, 1963. HYATT MAYOR, A. Prints and People: a social history of printed pictures. New York, The Metropolitan Museum of Art, 1971. IVINS JR., W.M. Imagen Impresa y Conocimiento. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 1975. KOSSOVITCH, Leon, LAUDANNA, Mayra, RESENDE, Ricardo. Gravura: Arte Brasileira do Século XX. São Paulo, Itaú Cultural/Cosac e Naify, 2000. KREJCA, Ales. Les Techniques de la Gravure, Paris, Gründ, 1985. LARAN, Jean. L’estampe. Paris, Presses Universitaires de France, 1959, 2v. LHOTE, André. Tratado del Paisage. Buenos Aires, Editorial Poseidon, 1970. LUMSDEN, E.S. The Art of Etching. New York, Dover Publications, Inc., 1962. MELOT, Michel; GRIFFITHS, Anthony; FIELD, Richard S.; BÉGUIN, André. Prints, History of an Art, New York, Skira/Rizzoli, 1981. PARSHALL, Peter, LANDAU, David. The Renaissance Print: 1470-1550. New Haven and London, Yale University Press, 1994. SALAMON, Ferdinando. Collector’s Guide to Prints and Printmakers, London, Thames & Hudson Ltd, 1972. SALGUEIRO, Heliana Angotti (coord.). Paisagem e Arte. São Paulo, CBHA, CNPq, FAPESP, 2000.

Conteúdo

Ementa: Estudo dos elementos constitutivos da sintaxe visual e seus sistemas de representação, suas relações objetivas e subjetivas, considerando-se as interações e intersecções entre os elementos materiais e os dispositivos envolvidos na produção em artes visuais e sua recepção crítica. Objetivos: Abordagem das questões relativas ao desenho da paisagem, vinculado à sua representação pela técnica da gravura em metal. Estudo dos procedimentos da gravura em metal, entendida como matriz e estampa, assim como da sua história, estética e práticas de ateliê. Reflexão sobre a representação gráfica da paisagem por exemplos da história da gravura. Reflexão sobre as especificidades da gravura em metal no contexto do papel impresso contemporâneo e nas suas correspondências com outros meios de produção artística visual. Produção de um conjunto de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que reflita o olhar sobre a paisagem, tanto por aqueles que praticam a gravura em metal, quanto os que dela se aproximam pelo viés da história da arte. Conteúdo Programático: - Representação visual da paisagem: visão impressionista, olhar expressionista, óptica e volição. Ensaios gráficos. - Paisagem como invenção em si mesma na gravura em metal de estampa: percurso histórico, leituras. - Princípios do relevo e do encavo, do gravar e do estampar, na xilogravura e na gravura em metal. Projeto gráfico para gravura em metal: paisagem. - O traço como corte na gravura – a forma, o perfil, o modelado, a superfície e o volume. Preparação de matriz de metal, gravação de uma água-forte: representação da paisagem do Campus na matriz. - A gravura e seus sistemas de produção: o material e o instrumental - construção de sintaxes visuais. Primeiro estágio da água-forte. Impressões. - Procedimentos da gravura em metal – construções e associações. Reflexões sobre os procedimentos no contexto da gravura contemporânea. Segundo estágio da água-forte. - Gravura independente, de interpretação, de ilustração, busca pelo fac-símile, clamores por originalidade. Novos estágios, impressões. - Questões da reprodutibilidade e da multiplicidade da imagem. Combinação de procedimentos gráficos, impressões. - A demanda pela cor, o colorido da estampa. Gravações, regravações, impressões. - Gravura, fotografia, fotogravura, fotocópia - continuações, transposições. Reinvenção da paisagem, gravações e impressões. - Gravura em metal de estampa contemporânea: desdobramentos no Brasil e no exterior, correspondências. Conclusão do ensaio gráfico.

Metodologia

Metodologia: - Aulas expositivas sobre os assuntos apontados, seguidas de discussões e orientações relevantes às práticas de ateliê. - Pesquisa prática: produção de caderno de gravuras, as quais dialoguem com os pressupostos das atividades desenvolvidas em aula. - Programação de leituras de textos sobre a prática, história, artistas e especificidades da paisagem e da gravura em metal. - Indicação e comentários sobre a bibliografia indicada, pertinente à paisagem e à gravura em metal. - Orientação e aprofundamento dos projetos de criação individual de ensaio gráfico em gravura em metal. - Incentivo à visitação de exposições, gabinetes de desenho e gravura, coleções, ateliês e acervos virtuais de museus e galerias. - Apresentação e entrega dos ensaios gráficos desenvolvidos pelos alunos e de suas conclusões escritas sobre as leituras programadas.

Observação

Sem observação