Turma MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos - Turma B

Nome

Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos

Subtítulo

Cultura, Linguagem e Arte

Cód. Disciplina - Turma

MS102 - B


Sala IE-03
Acompanhamento com disciplina da Graduação? Não
Oferecimento DAC Terça-feira das 14 às 17

Dados da disciplina

Nome MS102 - Tópicos Especiais em Fundamentos Teóricos
Programa Música
Nível Pós-graduação
Crédito 3
Total de Horas Atividades Teóricas 45
Total de Horas Atividades Prática 0
Total de Horas Laboratório 0
Total de Horas Atividades Orientadas 0
Total de Horas Atividades à Distância 0
Total de Horas Atividades Orientadas de Extensão 0
Total de Horas Atividades Práticas de Extensão 0
Total de Horas/Aula Semanais 0
Total e Horas/Aula Realizadas em Sala de Aula 0
Hora Estudo 0
Hora Seminário 0
Oferecimento IA
O curso iniciará no dia 07 de agosto de 2018.

Docentes

Jorge Luiz Schroeder

Critério de Avaliação

A disciplina terá como avaliação a participação nas discussões além de um trabalho final expositivo onde os alunos aplicarão as noções desenvolvidas em suas respectivas áreas de atuação artística e de pesquisa. Aceitaremos também, como material de avaliação opcional, se necessário, a entrega de textos escritos.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017. BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016. BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. São Paulo: Hucitec, 2010. COSTA, Luiz Rosalvo. A questão da ideologia no Círculo de Bakhtin. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2017. FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. MEDVIÉDEV, Pavél Nikoláievich. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. São Paulo: Contexto, 2012. RENFREW, Alastair. Mikhail Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2017. VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.

Conteúdo

Este curso pretende refletir sobre a constituição simbólica, dialógica e, acima de tudo, social das artes. Para isto serão utilizadas as reflexões sobre os sistemas simbólicos elaboradas pelo Círculo de Bakhtin, principalmente pelos pensadores Mikhail Bakhtin, Valentin Volóchinov e Pavél Medviédev. A partir das noções elaboradas por eles, tais como as de “refração”, “sistemas ideológicos”, “arquitetônica”, “heteroglossia”, “cronotopia”, “gêneros do discurso” e “signo”, iremos enfatizar a validade dessa teoria sobre a cultura, elaborada pelo Círculo, como fundamento para a investigação de obras de arte, principalmente (mas não unicamente) a música e a dança.

Metodologia

As aulas serão expositivas dialogadas e terão como ferramenta principal a exposição, audição e discussão de exemplos (principalmente musicais e visuais) por meio dos quais pretende-se estimular uma apropriação não só teórica, mas prática/analítica dos conceitos teóricos envolvidos. O textos usados como base das discussões serão escolhidos a partir da bibliografia básica indicada, podendo haver acréscimos, exclusões e substituições conforme o andamento das discussões e a necessidade de aprofundamento de assuntos específicos durante o curso.

Observação

O curso iniciará no dia 07 de agosto de 2018.